PROCURANDO ALGO?

Por Aroldo Glomb Jr.
em 12 de março de 2019 dentro de:
Comunicação

30 anos de WWW: Quando o futuro começou a chegar!

O que você estava fazendo no dia 11 de março de 1989?Possivelmente você nem se lembre, mas o mundo mudou nesta data – e o futuro começou a chegar!  Acontece que um  engenheiro físico de 33 anos chamado Tim Berners-Lee  entregou ao seu chefe um documento intitulado “Gerenciamento de Informação: Uma proposta”.  E nascia o WWW!

O documento trazia a ideia de uma “ampla base de dados baseada em hipertexto, com links digitáveis” para ajudar o compartilhamento de informações entre seus colegas de trabalho no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, na Suíça) – que é onde está o maior acelerador de partículas do mundo chamado Grande Colisor de Hádrons (LHC).

O “Mesh” (primeiro nome desta rede) tornou-se famoso por ser a base da Internet de hoje. Berners-Lee se tornou  um cavaleiro pela Ordem do Império Britânico por ter começado a rede mundial de computadores.

E hoje, trinta anos depois, temos mais de 120 milhões de domicílios conectados apenas no Brasil segundo o Comitê Gestor da Internet (CGI).

Sem Tim Berners-Lee você não estaria lendo este texto agora.
Sem Tim Berners-Lee a sua compra online seria impossível.
Sem Tim Berners-Lee, até mesmo o seu negócio estaria ainda na era da lista telefônica – as famosas e intermináveis páginas amarelas.

E hoje, trinta anos depois, o Google comemorou o World Wide Web com um doodle especial elucidando o histórico da web – desde o documento que lhe serviu como proposta inicial e que foi recusado (acredite) pelo chefe de Berners-Lee que pensava que tal documento era “empolgante, porém vago”.

Feliz 30 anos www – nós da KAKOI Comunicação te amamos!!

Comentários Facebook