Como vender pelo Instagram

Não é de hoje que o Inbound Marketing vem se reinventando e abarcando novas possibilidades além de blog, marketing de conteúdo e SEO. Quando pensamos em utilizar outras plataformas pra vender nosso produto, as redes sociais aparecem com um peso enorme. E não por acaso: cada vez mais pessoas procuram comprar ou resolver seus problemas na praticidade dos canais sociais.

O Instagram é uma prova disso. Dados de 2017 da própria empresa confirmam que 80% dos usuários seguem pelo menos uma empresa no app. Só no mês de março do ano passado, o Instagram fez com que 120 milhões de usuários visitassem um site de uma empresa e telefonassem pra saber mais sobre a marca.

Por ser uma rede social que foca principalmente no visual, o Instagram pode funcionar como uma verdadeira vitrine online para o seu negócio se você utilizá-lo da maneira correta. Sem falar na praticidade e dinamismo que a rede oferece aos clientes, que procuram sempre resolver os problemas da maneira mais rápida e fácil.

Então, ficou na vontade de saber como vender pelo Instagram? Continua lendo esse texto!

Deixe claro que você é uma loja

Seu feed precisa deixar claro pro usuário que você vende um produto ou serviço. Claro que não dá pra ter um perfil só com fotos de produtos e merchan, afinal, os usuários gostam de sentir que você não tá querendo vender a toda hora. Mas é importante que você seja facilmente identificável como vendedor de algo.

Isso vale também pra promoções e descontos. Não deixe pra avisar só no final da legenda que você está oferecendo algo bom e que pode engajar ainda mais seus seguidores. O ideal é deixar claro logo na foto, com um título chamativo, pra que você consiga atrair não só os seguidores, mas também as pessoas que estiverem visitando seu perfil.

Faça imagens com anúncios de promoções ou descontos, ou títulos como “disponível no site” ou “já chegou na loja!” pra que as pessoas se situem.

Conte uma história

Uma forma de humanizar seu perfil no Instagram e dar um respiro nas publicações sobre seu produto é contando uma história. E aqui vale soltar a criatividade, hein? Pode ser sobre o seu produto, como você o inventou, como você começou, a história da sua empresa, a história da sua marca ou sobre como seu produto mudou a vida de alguém. Um bom storytelling é tudo o que você precisa para cativar e prender o leitor.

E não precisa focar só em texto! Imagens e vídeos também podem contar histórias. Um bom recurso do Instagram pra apostar nesse sentido é o “álbum”, em que você cria uma narrativa que, conforme o usuário vai deslizando, vai se completando.

O importante aqui é que a história seja passada e, claro, tenha algum valor.

Seja autoridade no assunto

Seja qual for o nicho no qual seu produto está inserido, é importante que os usuários te vejam como autoridade no assunto, mesmo que ainda não tenham comprado nada de você.

Para isso, use seu Instagram para dar dicas sobre o seu nicho e sobre como usar o seu produto. Mostre quanto o seu produto pode resolver ou ajudar a vida daquele seguidor. Os usuários precisam ter a sensação que estão aprendendo algo com você e não que você está alí só pra conseguir concluir uma venda. Se eles te enxergarem da segunda forma, o unfollow vai parecer bem mais atrativo.

Por outro lado, o usuário que está sempre recebendo conteúdo de valor e sendo educado, mesmo que não queira comprar nada seu no momento, vai querer manter você na lista de amigos. E isso pode significar uma compra futura.

Faça bom uso de prova social

Sabe aquele cliente que é um promotor gratuito da sua marca e deu um depoimento, um relato de utilização do seu serviço ou simplesmente postou uma foto no com seu produto? Peça a permissão dele para usar aquela foto na sua próxima publicação!

Dessa forma também se conta uma história e, além de contá-la, você vai estar mostrando pros seus seguidores que uma pessoa comum está realmente usando seu produto, de forma espontânea. Muitas empresas, inclusive, só vivem desse tipo de publicações nas redes sociais.

Não economize em informação

Uma vez que você quer que as pessoas comprem seus produtos pelo Instagram, é preciso estar sempre atento em responder todas as dúvidas que possam surgir dos clientes. Qualquer lacuna na sua publicação pode ser um motivo pra desistência do usuário, que irá em busca de algo mais fácil e rápido.

Por isso, não economize na informação: explique se a venda pode ser feita online ou só na loja física; deixe visível preço e detalhes do produto; se for uma promoção, avise quando inicia e quando acaba e as regras pra participar.

Se você trabalha com produtos mais caros e não coloca o preço nas publicações por estratégia – visando fazer pelo menos um primeiro contato com os clientes – garanta ao seu cliente um atendimento rápido. Não vale deixá-lo esperando por uma informação básica. Se você prometeu que daria mais informações por DM, faça de forma ágil!

Suporte e atendimento ágeis

Isso não vale só pro cliente que está interessado em comprar. Oferecer um atendimento ágil e de primeira qualidade é um grande diferencial pra sua marca no Instagram. Responda todas as perguntas que os usuários fizerem, sempre de forma atenciosa.

Forneça os caminhos pra que eles consigam o que ele quer: seja finalizar a compra, aprender mais sobre o produto, uma dúvida, uma sugestão… o que for! Encante seu cliente.

É por isso também que, se seu negócio começa a crescer, o ideal é que você tenha uma pessoa específica e disponível para atender os consumidores pela ferramenta.

A demora de uma resposta ou até mesmo a falta dela podem fazer com que o interesse do cliente passe e você perca uma oportunidade de venda.

Redirecione as pessoas para sua bio

O Instagram quer que os usuários passem a maior parte do tempo na plataforma. Por isso, a ferramenta não deixa que a gente insira links clicáveis nas legendas das fotos, restringindo nossas possibilidades de sair do app.

Isso acaba sendo um problema pra muitas marcas, que precisam concluir a compra fora do aplicativo. Como não se deve confiar que os clientes vão copiar o link e colar em um browse – porque a maioria deles nunca fazem -, devemos sempre redirecionar esses leitores para um link na nossa bio. É por isso que você já deve ter vistos diversos posts assim e, por enquanto, é a maneira que mais traz resultado.

Não esqueça de avisar ao seu cliente que, com um simples clique pro seu perfil, ele pode achar o link daquele produto de forma rápida e simples. Mas se você tem uma consistência de postagens muito grande durante a semana, é importante ficar ligado: como o algoritmo do Instagram pode mostrar um post “atrasado” pra alguém, é possível que algumas pessoas cliquem no link da sua bio quando ele já estiver desatualizado. Sendo assim, é melhor que você deixe um link genérico para a página inicial do seu site ou para sua página de compras.

Faça um anúncio

Se você quer levar o usuário diretamente pro seu site a partir de uma publicação no Instagram, uma forma de fazer isso é por meio de um anúncio.

O Instagram Ads é o recurso para isso! Com ele, você pode patrocinar fotos, vídeos e publicações em formato de carrossel. Fazer um anúncio no Instagram te ajuda a gerar cliques e conversões e ainda dá um gás na sua visibilidade: você pode aparecer pra quem ainda não te segue.

É importante ponderar se o perfil da sua marca no Instagram não está precisando desse empurrãozinho na plataforma. Vale a pena reservar dinheiro pra isso!

Encontre pequenos e médios influenciadores

Quando falamos de estratégia de marketing digital no Instagram, os digital influencers são figurinhas carimbadas no assunto. Além de te ajudar como prova social – que falamos mais acima – os influenciadores digitais tem a facilidade de alcançar várias pessoas e falar a mesma língua do seu público.

E eu te explico porque sugiro que você aposte em pequenos e médios influenciadores: além de pagar menos por eles, seu produto vai alcançar um nível de confiabilidade maior. Afinal, quantas não foram as histórias que escutamos sobre uma grande celebridade que só faz a propaganda do produto, mas, em casa, utiliza o do concorrente? Pois é.

Assim, seu público pode ser muito mais impactado por uma #publi que pareça espontânea, de alguém que não é tão conhecido assim, do que o contrário. Só fica ligado pra encontrar o influenciador do seu nicho, beleza?

Aposte em sorteios

Não é a toa que as marcas – principalmente as que estão iniciando um negócio – vivem fazendo sorteios no Instagram. Sortear um produto ou um serviço é uma ótima forma de aumentar a visibilidade da sua marca e fazer com que novas pessoas conheçam o que você faz.

Funciona como uma via de mão dupla: de um lado, você oferece algo que não vai te custar prejuízo e, do outro, um cliente pode ser premiado só pelo ato de marcar dois ou três amigos.

Os usuários costumam gostar muito de sorteios e, se você delimitar regras como “não pode marcar celebridade” e “não pode marcar a mesma pessoa duas vezes”, pode apostar que os resultados de visibilidade serão bem satisfatórios.

Faça conteúdo viral

Outra boa técnica pra criar visibilidade pra sua marca no Instagram é criando um conteúdo tão bom, mas tão bom, que as pessoas sintam a necessidade de compartilhar com os outros.

Um conteúdo que viraliza geralmente tem uma ideia muito bem pensada e executada por trás ou uma mensagem forte, irresistível pros usuários. Aqui entra novamente o storytelling: você precisa criar uma história que envolva a marca de forma natural e que seja, ao mesmo tempo, impactante.

Fique de olho nos trending topics e também no trabalho que seus concorrentes estão produzindo. A ideia não é copiar, mas achar uma oportunidade de lançar seu conteúdo, seja por meio do que está bombando no momento ou por algo que seus concorrentes não estão dando a devida atenção.

Só não vale lançar publicações caça-cliques, hein? Daquelas que prometem coisas e não cumprem no final. Se você fizer a promessa de algo bombástico, terá que arcar com as consequências de cumprir.

Pelo Instagram Shop

O novo recurso do Instagram, liberado oficialmente no Brasil  no mês passado, permite que os lojistas virtuais vendam diretamente pelo feed do Instagram, sem precisar redirecionar o usuário pra um link na bio ou fazer um anúncio, por exemplo.

Usando o Instagram Shop é possível marcar seus produtos assim como você marca um amigo. Assim, seu produto se tornará clicável e levará o usuário diretamente a ele, podendo comprar por alí mesmo, através do Instagram.

Gerencie sua conta no Instagram com frequência

Já deu pra perceber por esse texto que vender pelo Instagram não é uma simples tarefa de colocar os produtos lá e ir embora, né? Os trabalhos e o esmero que você tem que ter aumentam ainda mais quando sua marca vai crescendo e conseguindo cada vez mais seguidores e clientes. Por isso, é essencial que você tenha ajuda pra dar conta de todo o processo.

Com uma ferramenta de gestão para o Instagram você pode não só agendar posts – o que vai ser muito importante pra você otimizar seu tempo – mas também agendar stories, responder DM’s dos seus clientes e comentários e acompanhar algumas métricas do seu trabalho.

Um das ferramentas disponíveis no mercado para isso é o Postgrain. É possível agendar posts usando apenas a parte gratuita da ferramenta ou utilizar todos os recursos disponíveis em um dos planos pagos.

De olho no algoritmo!

Apesar do Instagram ajudar mais perfis de negócios na ferramenta do que perfis normais – e, por isso, você já sai na frente de alguns que ainda não fizeram essa mudança -, já faz um tempo que o alcance e engajamento nos posts tem caído.

Isso porque a ferramenta tem atualizado constantemente o algoritmo, que é quem dita o que deve ou não ser mostrado e pra quem. Então, se quiser se sair bem com suas vendas na rede social, não deixa de prestar bastante atenção nisso, beleza?

Pra ser ainda mais favorecido pelo Instagram, você deve dar uma atenção a mais aos primeiros momentos do seu post, que são os mais importantes. O algoritmo do Instagram só entrega seus posts pra 10% dos seus seguidores. Tendo um bom engajamento, ou seja, um bom número de curtidas e comentários, a ferramenta vai entrar seu post pro resto dos seguidores.

Por isso, o mais indicado é que você descubra seu melhor horário pra postar, de cada dia na semana. Assim, suas publicações terão ainda mais chances de receber forte engajamento nos primeiros momentos, o que vai mostrar pro Instagram que seu post é bom e merece ser divulgado pra mais gente.

Por que o Instagram?

Se você ainda duvida das vantagens de vender seu produto pelo Instagram, saiba que pode estar ficando de fora de uma grande tendência. Atualmente, 8 milhões de empreendedores brasileiros estão na rede social.

Sua marca estar presente nesse nicho é de grande importância não só pras vendas, mas para ser vista como uma empresa séria e de autoridade no mercado.

Além disso, o Instagram é uma rede que tem a capacidade de atrair seguidores com entretenimento e transformar isso em capital. O apelo visual que a rede social tem é um forte aliado na hora de construir o personal branding e a identidade visual da sua marca, fortalecendo sua personalidade no mercado.

E aí, já começou a preparar sua estratégia no Instagram?

Fonte: Administradores

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Sobre o Autor:

Ediney Giordani

Jornali$ta, xoxial mídia, blogueiro, podca$teiro, e$crevinhador de livro$, Chão de Fábrica na KAKOI. Você encontra Ediney em todas as redes sociais.

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