PROCURANDO ALGO?

Concentrar ou não a minha comunicação no Facebook?

Data: 7 de junho de 2013
Autor: Ediney Giordani

Muitos clientes nos procuram aqui na kakoi com uma certeza:
– quero fazer toda a minha comunicação digital via Facebook.

E aí fica a pergunta: isso é certo?

A resposta:
Não.

Devido ao crescimento exponencial do Facebook em todo o mundo, a criação de páginas especiais para empresas e tudo grátis fez com que várias empresas tendessem a esta modalidade. Mas é bom lembrar alguns detalhes antes de tomar medida tão radical; o Facebook tem dois caminhos a frente, ou se reinventa ou sucumbe. Já vimos isto acontecer centenas de vezes, casos como o do MySpace e do Orkut talvez sejam os mais concretos.

Vale lembrar também que o Facebook atualmente não tem nenhum concorrente direto e tem milhares ao mesmo tempo. Como assim?

Twitter é um outro tipo de rede social e ainda assim é rede social
Linkedin é outro tipo de rede social e ainda assim é rede social e assim por diante…

Mas o maior fantasma de todos para o Facebook é o Google+, sim, o atualmente abandonado G+ representa a longo prazo um grande perigo para o domínio do Facebook. Ele já é a segunda maior rede social do mundo, apesar de pouco ativa, mas não nunca se despreza um gigante da comunicação.

Mais um fator que você deve levar em consideração e aí te convido a fazer um exercício como internauta: quando você busca algo na internet como hotel, restaurante, jardineiro, etc, você faz isso no Facebook ou no Google?

99,999999% das pessoas responderiam Google, e esta é a resposta correta. Se você for agora no Google e digitar qualquer coisa vai perceber que os primeiros resultados são os pagos e em seguida vem os places, também do Google, somente depois destes resultados é que uma potencial página do Facebook vai aparecer, é claro que isto muda de segmento para segmento.

Então meu nobre leitor… pense bem antes de tomar uma decisão tão radical quanto esta, se nos permite um conselho, abandone esta ideia sem abandonar o Facebook. Toda empresa deve ter em seu backstage um ótimo website com informações de contato e prestação de serviços completas e uma ótima gestão de redes sociais que com certeza fará com que sua presença web cubra todas as arestas possíveis em busca de usuário.

Comunicação online é assim, sempre tem uma novidade e a decisão certa hoje pode virar tiro no pé amanhã, mas tomando certos cuidados o cobertor nunca ficará curto e a calda sempre estará longa, aliás, essa é uma teoria que discutiremos nos próximos posts, até lá.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!