Já pensou em usar o QR Code na comunicação do seu negócio?

QR-code-imagemCertamente você já se deparou com um código em preto e branco em produtos de supermercado, cartões de visita, e em páginas de revista, por exemplo. Aquele quadradinho aparentemente enigmático é o QR Code, uma espécie de código de barras em 2D que pode ser fotografado pela maioria dos celulares. Embora exista há mais ou menos 20 anos, é agora que ele tem se tornando popular no Brasil.

Mas qual a utilidade disso? Será que todas as empresas e serviços têm necessidade de usar essa tecnologia?

Segundo Boby Vendramin, planner e diretor de arte da kakoi Comunicação, o principal objetivo do QR Code é facilitar o manuseio de dados, ou seja, precisa ser prático. “Não adianta fazer ações com ele apenas para ficar na moda. A aplicação é mais eficaz em campanhas na web, pois a leitura dele é feita através de smartphones. É preciso ter muito cuidado e utilizá-lo de forma correta. Em um cartão de visita, por exemplo, é recomendável usar um código de contato, que tem como objetivo salvar os dados do cartão de forma automática”, explica.

A principal vantagem dessa forma de comunicação é a versatilidade. Para Vendramin, o QR Code pode ser usado para exibir um texto, direcionar a um site, fazer uma ligação, enviar um SMS ou até armazenar contatos. “Cada tipo de código pode ser usado para uma infinidade de aplicações”, completa.

Mas querer entrar nessa tecnologia requer cuidados. Muitas empresas aderem ao QR Code, mas o código simplesmente apresenta erros e não consegue atingir o objetivo que deseja. “Não adianta fazer uma campanha perfeita e o código apresentar erros. Podem ocorrer diversos problemas, como por exemplo a URL expirar ou colocar um código de texto em vez de URL”, lembra Boby.

Para o planner, embora o código não seja tão atrativo visualmente, é possível deixá-lo mais apresentável através de recursos como cores, desenhos e formas. “Desde que não comprometa a legibilidade, vale tudo”, finaliza.

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Sobre o Autor:

Ediney Giordani

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