Por que elaborar um plano de comunicação?

Planejar é essencial! Pensar no universo empresarial e seu posicionamento no mercado é, consequentemente, aliar à presença no meio digital – principalmente com uma existência nas mídias sociais. Apenas um site institucional já não é o suficiente para criar laços e diálogos com os consumidores. As mídias sociais possuem papel importante para consolidar credibilidade e fidelização do público. No entanto, visualizar essa presença digital e social vai além de um perfil ou fanpage no Instagram ou Facebook.

É comum observarmos várias micro e pequenas empresas com perfis genéricos sem um direcionamento. É comum a falta de investimento para a comunicação e marketing. É comum ter um conhecido, amigo ou sobrinho que adora as mídias sociais tomarem frente de um perfil empresarial sem conhecer técnicas e linguagens. É comum que essa seja a primeira área a ser cortada no investimento.

Em tempos de crise é notável que exageros em orçamentos não é viável, porém não pode ser descartado. Aqui, não vamos desprezar os cases de empresas que conseguem atingir objetivos sem um profissional específico da área. Isso pode acontecer. Contudo, sempre há uma estratégia. Há um estudo de perfil. Há uma análise do ambiente digital. Há elaboração de conteúdo. Há diretrizes. Há técnicas. E a isso tudo vamos chamar de planejamento de comunicação e marketing.

Tão importante quanto a criação de um novo serviço, a inovação de uma marca, a existência de um produto, é a divulgação de tudo isso ao público. Estamos falando de todo um trabalho de planejamento para promover e cumprir os objetivos de comunicação de forma adequada e coerente com a linha da empresa. Por meio do planejamento de comunicação uma proposta de valor é delineada para o público-alvo e os mais diversos canais de comunicação estarão alinhados à estratégia e ao posicionamento de negócio.

Um planejamento de comunicação faz a diferença e logo abaixo elencamos alguns passos para que o profissional possa estruturar estratégias e manter diálogo com a empresa, pois em uma comunicação eficiente e eficaz, saber transmitir a informação correta é fundamental. Resultados concretos são efetivos somente quando a estratégia é capaz de compatibilizar os interesses da empresa com os interesses do público-alvo. Faça um planejamento de comunicação.

  •  Entenda a estratégia de negócio: esteja alinhado à estratégia da empresa e conheça o mercado em que a empresa está inserida, desde as concorrências até o público-alvo;
  • Marca: entenda os componentes da identidade e história da empresa.
  • Análise FOFA: sigla para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, também é conhecida como SWOT, em inglês.
  • Pesquise as estratégias de marketing e comunicação da concorrência: observe os resultados das estratégias e posicionamentos adotados pelos concorrentes;
  • Analise o perfil do público-alvo:defina o público-alvo, conheça as demandas, hábitos de consumo e preferências, gostos para que o plano de comunicação estabeleça mensagens personalizadas.
  • Estabeleça os interesses da empresa: por meio de diálogo com a empresa verifique quais os objetivos e o que pretende alcançar de resultados;
  • Analise a cultura organizacional:é voltada para a busca coletiva de soluções eficientes para os problemas. Trabalha desenvolvendo a cultura da parceria tanto com o seu público interno quanto com o público externo com foco na transparência dos processos, de forma que todos os envolvidos estejam satisfeitos;
  • Estabeleça os canais de marketing e comunicação: verifique quais meios são mais eficientes com os objetivos da empresa (mídias sociais, impressos, vídeos, assessoria de imprensa); Selecione as mídias que trazem maior retorno e experimente novas, monitorando o desempenho para fazer os ajustes necessários.
  • Crie um cronograma de ações:um bom planejamento de comunicação deve constar diretrizes e cronograma de atividades para que a comunicação esteja organizada (seja na criação de campanhas para determinadas datas ou postagens de conteúdo sobre assuntos relevantes);
  •  Produza conteúdo: identifique a linguagem adequada para cada meio de comunicação; fique atento às correções gramaticais;
  • Apresente um orçamento: é importante que haja a descrição dos recursos e gastos utilizados e que o orçamento esteja relacionado com o cenário da empresa;
  •  Mostre resultados: tenha ferramentas para mensurar resultados;

Fonte: Administradores

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Sobre o Autor:

Ediney Giordani

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