Quais as ferramentas e os aplicativos para um social media de sucesso?

social mediaTrabalhar como Social Media já é uma realidade. Muitos profissionais ganham a vida com postagens e monitoramento de redes sociais e essa transformação evoluiu a cada dia que passa. Novas ferramentas, novos métodos, estar antenado com oque acontece nas mais diversas áreas, saber usar memes e o real time…

Soraya Renfro, social media da kakoi Comunicação, explica que as ferramentas são fundamentais, porém se o social media não estiver antenado com o que acontece ao seu redor – ou ao redor do universo de seus clientes – de anda adianta ter um smartphone de última geração.

“Tem que ler muito, ver o que está acontecendo e tentar atender o seu cliente da melhor maneira possível criando engajamentos. Sempre digo que um social media precisa fazer cursos, entender a linguagem da Web, se aprimorar e conhecer novas tecnologias. Afinal, a velocidade de mudança é gigante” conclui a social media da kakoi.

Separamos então as ferramentas e aplicativos que Soraya considera fundamental para um Social Media estar “armado até os dentes” e poder usar todo o seu conhecimento e a sua perspicácia.

facebook-groups– Facebook Groups
O que faz?
Novo app do Face que organiza os grupos de discussão do Facebook
O que diz Soraya?
“O app é uma mão na roda para quem envia mensagens diretamente aos grupos de que participam. Uma das boas vantagens dele é que somente as novidades publicadas nos grupos em que os usuários estão inscritos serão exibidas para ele. Uma excelente app para não perder nenhuma pauta”.

hoot– Hootsuite
O que faz?
Painel de mídias sociais que permite o gerenciamento de múltiplas plataformas e de vários perfis de redes sociais
O que diz Soraya?
“Um importante app gerenciador de redes sociais que permite agendamento de posts, interação e saber o que está ocorrendo com todos os clientes em um só lugar. Para não se perder no universo social media, é preciso ter um instalado”.

evernote– Evernote
O que faz?
Ferramenta que permite ter arquivos na nuvem
O que diz Soraya?
“Ótimo para armazenar anotações. Elas podem ser feitas e consultadas no próprio site, em aplicativo no computador, smartphone ou tablet. Um ótimo app para Social Media não esquecer nenhum detalhe ou ideia :)”

trello– Trello
O que faz?
É um gerenciador e organizador de tarefas diárias, no curto, médio e longo prazo
O que diz Soraya?
“Vale muito a pena usar o Trello. É um excelente aplicativo que permite se organizar sobre as tarefas de forma simples e funcional. É possível colocar todas as etapas do processo para desenvolvimento de projetos. Muito útil quando há muitos clientes com muitas tarefas. É possível, por exemplo, colocar como está o andamento de uma campanha ou novas ideias para que outros profissionais envolvidos, assessoria de imprensa ou pessoal das artes , por exemplo, saibam o que é preciso fazer. Todos são marcados através de um e-mail do gmail e são avisados quando há alguma movimentação nas ações”.

drop
– Dropbox e Google Drive

O que fazem?
São serviços para armazenamento e partilha de arquivos baseados no conceito de “computação em nuvem” (cloud computing).
O que diz Soraya?
“Sabe aqueles arquivos importantes que você não pode perder? Esses são os locais que você deve colocá-los. Tanto o Dropbox e Google Drive permitem subir arquivos bem pesados que podem ser acessados de PC, smartphones ou tablets.  O bacana do Google Drive é que você pode organizar arquivos compartilhados onde todos contribuem para execução dele em tempo real.Esqueça aquela história de perder trabalho quando cai a luz. No Google Drive, tudo salva automaticamente.”

instagram2– Instagram
O que faz?
Rede social que usa imagens feitas através de mobiles
O que diz Soraya?
“O queridinho dos Social Media não poderia faltar. Possui mais de 30 milhões de usuários, é sem dúvida a rede social de fotos mais utilizada. Essencial para um Social Media fazer publicações “instantâneas” através de smartphones e tablets”.

whatsapp– WhatsApp
O que faz?
Permite comunicação instantânea entre clientes e outros profissionais – além do próprio público alvo. Outras alternativas são Skype, Gtalk, Instant Messager, Viber, Tango, etc…
O que diz Soraya?
“É importante estar online pros clientes. Antigamente só era possível a comunicação instantânea através do computador. Quem não se lembra do ICQ e do MSN? Hoje em dia, temos vários apps que permitem isso através dos celulares e tablets. Skype, Viber e Facebook são alguns deles. O “zap zap”, propriamente dito, é uma ferramenta importante para um Social Media já que permite discussões em tempo real com o seu cliente e internautas.”

brandBrandviewer
O que faz?
Permite monitoramento de citações em redes sociais, blogs e alguns sites
O que diz Soraya?
“Olha, monitoramento é algo que todo Social Media precisa fazer. O Brand, como nós chamamos carinhosamente aqui, é uma ferramenta incrível pois nos dá o termômetro exato do de como está sendo citado os nossos clientes. Permite fazer relatórios e analisar se estão falando coisas mais positivas ou mais negativas. É preciso investir um pouco, mas o custo benefício é muito bom e ajuda no direcionamento das ações e campanhas – além de indicar onde nossos clientes foram citados e não deixar essa menção voando sem alguma resposta.”

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Sobre o Autor:

Ediney Giordani

Jornali$ta, xoxial mídia, blogueiro, podca$teiro, e$crevinhador de livro$, Chão de Fábrica na KAKOI. Você encontra Ediney em todas as redes sociais.

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