PROCURANDO ALGO?

Quais são os prefeitos das capitais mais “curtidos” no Facebook?

prefeitos no face fotoOs Prefeitos das capitais brasileiras já descobriram a força das redes sociais e estão usando diariamente. Uns bem populares e outros mais engajados, cada prefeito possui uma característica – ou seria a equipe de social media? Enfim, o que interessa para a gente é saber quais são os mais curtidos no Facebook e o que postam tanto assim para ganhar engajamento.

Passamos em todos e separamos os cinco “prefs” mais pops das capitais do nosso país. Não olhamos apenas as curtidas, mas também as últimas postagens (As últimas 24 horas do período analisado) e classificando essas publicações da seguinte maneira.

Pontuação Negativa (perde um ponto)
Postagens voltadas para eleição
Em período de eleições, o prefeito pode demonstrar algum tipo de apoio ao candidato e isso em uma página pode repercutir mal. É como uma propaganda de um estabelecimento dentro do perfil da página do prefeito. Lembrando que os seguidores do prefeito estão mais preocupados com questões da cidade e fazer algum tipo de propaganda fora dos interesses da cidade pode pegar muito mal, seja ela política ou não.

Postagens particulares
Publicações que em nada condizem com interesses da página, como correntes ou fotos de gatinhos, essas coisas. Como figura figura pública, o prefeito precisa evitar certas publicações, como agradecimentos por eventos particulares ou comemorações por um gol do seu time, por exemplo.

Pontuação Positiva (ganha um ponto)
Postagens voltadas para interesse da cidade
Tem ligação com prestação de contas ou publicidade do que está sendo realizado. É de interesse de quem está seguindo o prefeito.

Postagens voltadas para engajamento na rede social
São postagens importantes, pois conseguem angariar mais seguidores e , desta maneira, aumentar o poder de divulgação de noticias e postagens relevantes. Peças com memes e vídeos podem ser ótimos para despertar o interesses nos moradores em seguir no Facebook o prefeito.

Pontos por curtidas
Acrescentamos ainda pontuação para os cinco prefeitos (de 01 até 05 pontos) de acordo com o número de seguidores, na seguinte proporção:
Primeiro com mais seguidores ganha 05 pontos
Segundo com mais seguidores ganha 04 pontos
Terceiro com mais seguidores ganha 03 pontos
Quarto com mais seguidores ganha 02 pontos
Quinto com mais seguidores ganha 01 ponto

Com todos esses dados, o nosso ranking ficou da seguinte maneira

prefeitos no face

Vamos ver individualmente cada prefeito, lembrando que analisamos postagens entre os dias 15 e 16 de setembro de 2014.

1º Gustavo Fruet (PDT), prefeito de Curitiba (PR) 90.134 curtidas
Postagens entre os dias 15 e 16 de setembro de 2014

Gustavo Fruet (PDT) deu bom dia aos internautas com uma foto de Curitiba logo cedo; alterou a sfruetua foto da capa; chamou atenção para o Plano de Cargos e Salários da Guarda Municipal, entregue pela Prefeitura em junho deste ano e que seria votado pelos vereadores e chamou a atenção para os novos animais que vieram de Tapiraí, cidade do interior de São Paulo, para o zoológico da cidade, responsável por receber animais para cuidados (um macho de anta, uma fêmea de waterbuck, quatro alpacas, e 11 lhamas).

Pontuação nas Publicações analisadas
Postagens voltadas para eleição: 00
Postagens particulares: 00
Postagens voltadas para interesse da cidade: 02
Postagens voltadas para engajamento na rede social: 02
Postagens particulares: 00

Total: 08 Pontos (04 por ser o segundo prefeito que mais possui curtidas e 04 pelas publicações)

Análise da kakoi
A social media da kakoi, Soraya Renfro, afirma que Gustavo Fruet segue uma fórmula certinha no Face: interatividade e bom humor.

“A equipe de social media do Gustavo Fruet responde as demandas e interage com as pessoas, claro que há um timming, pois tudo é analisado antes de uma resposta, mas ninguém fica falando ao vento. O bom humor das fotos e das peças ajudam muito na hora de conseguir mais seguidores, que só aumenta, aliás. Basta ver as fotos de perfil e de capa: são selfies, uma com a natureza da cidade e outra com muitas crianças” disse Soraya.

A social media apontou ainda que a página facilita a busca para quem procura vídeos e outras redes do prefeito de Curitiba.
2º Eduardo Paes (PMDB), prefeito do Rio de Janeiro, (RJ), com 81.133 curtidas
eduardoPaesPostagens entre os dias 15 e 16 de setembro de 2014
Eduardo Paes (PMDB) publicou um vídeo chamado O Explicador, um personagem que esclarecendo tudo sobre as obras de transformação do Rio e o legado para os cariocas. Outra postagem é sobre o Transporte Cegonha, do projeto Cegonha Carioca, uma ambulância exclusiva que busca a grávida em casa e leva a até a maternidade.

Pontuação nas Publicações analisadas
Postagens voltadas para eleição: 00
Postagens particulares:00
Postagens voltadas para interesse da cidade: 02
Postagens voltadas para engajamento na rede social: 00

Total: 05 Pontos (03 por ser o segundo prefeito que mais possui curtidas e 02 pelas publicações)

Análise da kakoi

Soraya Renfro vai logo abrindo o jogo. “Rio de Janeiro como foto de capa e uma foto bem relax dita o perfil de Eduardo Paes: aberto e receptivo ao público. E isso se percebe nas publicações e em como a equipe de social media do prefeito responde prontamente aos questionamentos.”

A social media da kakoi ainda aponta outro detalhe da página de Paes: os termos de uso.“É importante usar deste artifício, e deixa sempre bem visível como neste caso. Tudo o que pode e o que não pode na página está ali, portanto não há necessidade de justificar alguma exclusão de internautas que apenas queiram tumultuar”.

3º – ACM Neto (DEM), prefeito de Salvador (BA), com 183.379 curtidas
Postagens entre os dias 15 e 16 de setembro de 2014
acm netoAntônio Carlos Magalhães (DEM) fez campanha para o candidato do partido dele usando uma foto e a marcação #ChamaPauloSouto e postou fotos da exposição na Arena Fonte Nova feita com alunos da Fundação Cidade Mãe (FCM) sobre a Copa do Mundo 2014 (“O Mundial da Minha Vida”)

Pontuação nas Publicações analisadas
Postagens voltadas para eleição: – 01
Postagens particulares: 00
Postagens voltadas para interesse da cidade: 01
Postagens voltadas para engajamento na rede social: 00

Total: 05 Pontos (05 por ser o que mais possui curtidas e zero nas publicações – que determinou o desempate com o prefeito do Rio de Janeiro)

Análise da kakoi
Soraya Refro o grande número de seguidores de ACM Neto é o forte do prefeito de Salvador.
“Sim, o volume de pessoas é bem expressivo. Mas o que se percebe é que não há interatividade na página, pois percebi muitos questionamentos em aberto, de dias ainda. Mas a impressão é de que o público está mais preocupado com as eleições que se aproximam do que com outras demandas” explica Soraya.

A social media aponta, aliás, que a campanha política é descarada dentro do perfil. “Não vemos isso tão abertamente em outros prefeitos analisados. A foto de ACM Neto está com a legenda do candidato e as postagens, em maioria, estão mais preocupadas em apoiar o companheiro de partido do que em falar de obras da cidade. Sim, a página trata de assuntos de Salvador, mas tá pau a pau” finaliza Soraya.

4º – João Alves Filho (DEM), prefeito de Aracaju (SE), com 38.887 curtidas
joaoalvesfilhoPostagens entre os dias 15 e 16 de setembro de 2014
João Alves Filho (DEM) divulgou o link da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLOG) para que a população se cadastre e apresente suas sugestões. Também postou sobre a criação do Pró-Mulher… Pró-Família, um programa de saúde que estão desenvolvendo.

Pontuação nas Publicações analisadas
Postagens voltadas para eleição: 00
Postagens particulares:00
Postagens voltadas para interesse da cidade: 02
Postagens voltadas para engajamento na rede social: 00

Total: 03 Pontos (01 por ser o quinto prefeito que mais possui curtidas e 02 pelas publicações)

Análise da kakoi
Soraya Renfro chama a atenção para a pouca interatividade na página. “Na verdade, não há muitos internautas escrevendo e participando na página, e com isso o social media tem uma pouco trabalho e descanso em comparação com outros prefeitos” aponta Soraya.

No perfil, o prefeito aparece com uma foto sorridente e passa um ar mais sossegado para quem entra na página. “O diferencial dele, na comparação com os outros, é que no lugar de uma foto na capa, existe uma peça com a frase ‘O Futuro Se Constrói Com Amor e Trabalho’. Passa a ideia de trabalho para quem entra na página”.

A social media da kakoi ainda detalha que é possível ter acesso ao perfil bibliográfico do prefeito e o instagram, além das condições de uso do Face.

5º – Rui Palmeira (PSDB), prefeito de Maceió (AL), com 41.434 curtidas
Postagens entre os dias 15 e 16 de setembro de 2014
ruipalmeirapngRui Palmeira (PSDB) falou sobre a apresentação de um grupo folclórico no Festival Lucchesi nel Mondo, na Itália, em que os artistas estavam representando Maceió em terras europeias. Falou também sobre as obras realizadas no ano e meio de gestão (mais precisamente sobre 30 km nas vias da cidade) e agradeceu pessoalmente aos amigos e seguidores pelas mensagens pelo seu aniversário.

Pontuação nas Publicações analisadas
Postagens voltadas para eleição: 00
Postagens particulares: – 01
Postagens voltadas para interesse da cidade: 01
Postagens voltadas para engajamento na rede social: 01

Total: 03 Pontos (02 por ser o quarto prefeito que mais possui curtidas e 01 pelas publicações – e isso definiu o desempate no TOP 05)

Análise da kakoi
Rui Palmeira também não dá muito trabalho para a sua equipe de social media, de acordo com Soraya. “Mesmo com um volume grande de curtidas, as pessoas não interagem muito na página. A postagem dele agradecendo a lembrança pelo aniversário considerei simpática, mas de ordem pessoal e a regra desta análise precisa ser seguida assim. No mais, o prefeito usa uma foto sorridente no perfil e na capa um monte de pessoas sorrindo ao seu lado, com uma criança abraçando o prefeito, dão um toque bem pessoal na página.

Como único atalho para app na página para o Twitter, Rui Palmeira possui, dentro os TOP 05 de prefeitos mais curtidos, a página mais tranquila e sem um volume muito grande de postagens.

teresaPrefeita fora da linha
Teresa Surita (PMDB), prefeita de Boa Vista (RR), com 239.289 curtidas
Teresa Surita (PMDB) está nesta lista, mas a consideramos fora da linha. As incríveis 239.289 curtidas, um número alto de seguidores, são em grande parte de outras regiões, como São Paulo. As postagens analisadas no período são todas de cunho pessoal, o que descaracteriza a prefeita nesta analise.

Falamos com o social media da prefeita, Williame Sousa, que explicou que a prefeita mesmo posta tudo o objetivo dela é manter a página como pessoal. Os interesses da cidade e as atividades da prefeita estão, de acordo com o social media, na página do Facebook da prefeitura de Boa Vista.

Lista dos demais prefeitos de capitais do Brasil que não entraram na avaliação (por ordem de likes no Facebook)
6º – Geraldo Júlio (PSB), prefeito de Recife (PE) – 38.143 curtidas
7º – Luciano Cartaxo (PT), prefeito de João Pessoa (PB) – 31.372 curtidas
8º – Firmino Filho (PSDB), prefeito de Teresina (PI) – 28.453 curtida
9º – Edivaldo Holanda Jr. (PTC), prefeito de São Luis (MA) – 27.851 curtidas
10º – Zenaldo Coutinho (PSDB), prefeito de Belém (PA) – 20.337 curtidas
11º – Marcus Alexandre (PT), prefeito de Rio Branco (AC) – 18.307 curtidas
12º – Luciano Rezende (PPS), prefeito de Vitória (ES) – 13.119 curtidas
13º – Fernando Haddad (PT), prefeito de São Paulo (SP) – 11.461 curtidas
14º – Cesar Souza Jr. (PSD), prefeito de Florianópolis (SC) – 10.459 curtidas
15º – Mauro Mendes (PSB), prefeito de Cuiabá (MT) – 9.744 curtidas
16º – José Fortunatti (PDT), prefeito de Porto Alegre (RS) – 7.826 curtidas
17º – Carlos Amastha (PP), prefeito de Palmas (TO) – 7.075 curtidas
18º – Márcio Lacerda (PSB), prefeito de Belo Horizonte, (MG) – 1.957 curtidas
19º – Alcides Bernal (PP), prefeito de Campo Grande (MS) – 1.519 curtidas
20º – Mauro Nazif (PSB), prefeito de Porto Velho (RO) – 1.232 curtidas
21º – Roberto Claudio (PSB), prefeito de Fortaleza (CE) – 555 curtidas
22º – Carlos Eduardo Alves (PDT), prefeito de Natal (RN) – 135 curtidas
23º – Arthur Virgílio (PSDB), prefeito de Manaus (AM) – 55 curtidas
24º – Paulo Garcia (PT), prefeito de Goiânia (GO) – Não possui página
25º – Clécio Luís (Psol), prefeito de Macapá (AP) – Não possui página

Comentários Facebook