PROCURANDO ALGO?

05 postagens deletadas nas redes sociais que geraram polêmicas

Data: 14 de julho de 2015
Autor: KAKOI

Recentemente, o cantor e ídolo sertanejo universitário Michel Teló, cometeu uma gafe nas redes sociais. Acontece que ele pintou o rosto com tinta preta como mensagem para combater o racismo. Porém esta prática é conhecida como Blackface, uma prática teatral do século XIX considerada racista já que atores brancos se coloriam com carvão para representar personagens negros no palco. Após o incidente, o cantor sertanejo apagou a foto após várias críticas de seguidores do Instagram.

Ediney Giordani, CCO da kakoi Comunicação, explica que as más ações pontuais são absolutamente normais e por isso mesmo devem ter o seu “sinal vermelho” reforçado: ” é realmente incrível que um cantor com a estrutura do Teló tenha cometido um erro tão tolo destes. Os haters estão aí para não deixar você errar e por melhor que sejam as suas intenções elas não passarão em branco”.

Confira outros casos famosos de publicações que foram “apagadas” de uma hora para outra nas redes sociais

1 – Palácio do Planalto e os Tempos Modernos

postagem
O Palácio do Planalto também apagou uma postagem. Na sua conta no Facebook, a imagem do filme “Tempos Modernos”, de 1936, em uma peça sobre Plano de Proteção ao Emprego na semana passada mostrava o ícone do cinema Charles Chaplin em que ele aparece uma máquina com a seguinte frase:
“Jornada de trabalho menor… …e meu emprego garantido”.

O problema é que o filme retrata justamente as más condições de trabalho dos operários na época e acabou não “casando” com a medida provisória (MP) de proteção ao emprego: “esse tipo de erro é assustador. O social media tem que estar entre as pessoas mais bem informadas sobre generalidades e amenidades e a regra de ouro do jornalismo vale para o SM: checar antes de postar. Saiba absolutamente tudo sobre cada postagem, anteveja os riscos e assuma os riscos conscientes, se eles valerem a pena” alerta Ediney Giordani.

2 – Justin Bieber e o bumbum de fora
bieber

O astro pop postou uma foto no Instagram em que aparece mostrando o seu próprio traseiro. Passados alguns segundos, a postagem atingiu 113 mil curtidas. No entanto, a foto acabou retirada do perfil após Bieber receber um recado de seu próprio empresário.

“Brincadeiras internas podem gerar constrangimento, junto com a audiência e podem levar as pessoas a te julgarem sem conhecerem o que realmente quer dizer. Então, aqui a regra é clara. Brincadeiras internas ficam internas e não aceitam o botão publicar” explica o CCO da kakoi.

3 – Xuxa atacando o Bieber

xuxa
E o Bieber serviu de pano de fundo da quarta colocação da nossa listagem, mas dessa vez nas mãos da apresentadora Xuxa. A rainha dos baixinhos publicou em 2013 uma postagem durante a passagem dele pelo Brasil. A apresentadora chamou Bieber de ” garoto mimado” e reclamou das atitudes do astro pop. A reação dos seguidores de Bieber foi nervosa e imediata, o que forçou Xuxa a apagar tudo rapidinho.

Ediney Giordani comenta que isso demonstra como um mito cai: “O brasileiro sempre foi visto como cordial, paciente, alegre… mas bastaram as redes sociais chegarem para nós mesmos mudássemos essa imagem rapidinho. Qual é o problema da Xuxa ter essa opinião? Qual é o problema dos fãs do rapaz contestarem essa opinião? Ainda precisamos aprender a lidar com isso. Apagar o post efetivamente não resolve nada” esclarece Ediney.

4 – Luciano Huck e as solteiras da Copa do Mundo

luciano postagem
O apresentador Luciano Huck, durante a Copa 2014, postou no Face que as solteiras enviassem fotos para “arranjarem namorados gringos” durante o evento esportivo. Muitas pessoas tomaram tal postagem como sendo incentivo ao turismo sexual e ela foi apagada do Face – mas não do Twitter.

“Claro que a proposta foi mal recebida e neste caso não tem desculpa. Imagino que a agenda do apresentador teve que ficar mais apertada e passou aprovar as coisas pessoalmente. Pegou mal, foi uma piada de extremo mal gosto. Ele quis fazer referência ao turismo sexual? Claro que não. Mas como falei anteriormente, os haters estão aí para não te deixarem um respiro para a dupla interpretação” reforça Ediney Giordani.

Imagens: Reprodução

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

 

VOLTAR