PROCURANDO ALGO?

2 tipos de comunicação, o certo e o errado

cakeMuitas pessoas são diretas: quanto custa um site? Quanto custa um flyer? Quanto custa isso ou aquilo. E a resposta é sempre a mesma: não sei. Como assim, Ediney? Você escreve um texto para dizer que não sabe o preço dos produtos que a sua empresa vende? Calma. Não é isso e vou explicar. Vou explicar com comunicação

A comunicação não é uma fórmula pronta, uma receita de bolo que basta seguir e pronto, tudo será sucesso e Dorothy poderá seguir sem confusões pelo caminho de ouro. A comunicação é ciência inexata, ou seja, ema-ema-ema, cada um com seus problemas. O que funciona para mim, pode não funcionar para você. O site que atende a minha empresa pode não atender a sua e assim por diante. E observe: não estou falando de custos aqui, estou falando do que funciona ou não.

Há sites que custam milhares de reais que simplesmente não atendem ao seu intuito e há outros bem mais baratos que atendem. Vamos a um exemplo mais claro. A sua empresa precisa de um aplicativo? Afinal, pense comigo, quase todo mundo tem celular, no celular tem aplicativos então a coisa é lógica, claro que eu preciso de um aplicativo. Então… não sei! Precisamos fazer uma análise completa daquilo que você pretende fazer, do serviço que você pretende oferecer, a relação custo benefício e só a partir daí termos a real ideia de que sim, ou não, a sua empresa precisa de um aplicativo.

Com cada área da comunicação é assim, site, redes sociais, flyers, folders, e o que mais você possa imaginar. Não há um menu de opções certas, há um menu de soluções que podem ser oferecidas nas diferentes áreas de comunicação. Quer outro erro comum? O cliente esperar uma resposta pronta da agência que contrata ou uma solução mágica. Quem entende do seu negócio é você, a função da agência é indicar os melhores caminhos para encontrar o público que você quer encontrar. Simples, assim.

Mais exemplos? Vamos lá!

willVocê entende que a sua empresa precisa urgentemente fazer anúncios online, Google ou Facebook, por exemplo, contrata a agência, faz o investimento, prepara a estratégia, oferta, enfim… mas na hora da execução… esqueceu de treinar a equipe. Esqueceu que a sua empresa só funciona até às 18h e então não adianta fazer anúncios após este horário. Esqueceu que se sua estratégia disser que as pessoas precisam ligar para você é preciso mensurar isso para ter a ideia do retorno e investimento.Comunicação não é receita de bolo, comunicação é fazer bem a estratégia que a sua empresa precisa para se comunicar com o público alvo.

É verdade que, infelizmente, há muito profissional ruim que promete entregar o que não lhe cabe. Promete que a sua empresa irá vender mais, e aqui faço um alerta: uma agência não pode prometer isso sem ter total gerência de todo o processo de venda. O vendedor está treinado? O sistema é fácil de emitir uma venda? O preço é bom? Os colaboradores são simpáticos e estão prontos para responder a qualquer dúvida do cliente? O site está preparado para suportar um alto tráfego? São tantas as nuances desta promessa que ela simplesmente não pode ser feita.

Há métricas seguras e precisas que podem dar a liberdade da agência prometer que o tráfego do site vai aumentar em X%, que o número de ligações vai aumentar em tantas ligações dia, que o número de emails coletas é X com investimento Y e Z com investimento W, são métricas precisas que já foram testadas e é tudo que uma agência séria pode fazer.

Enfim, meus amigos. Não acreditem em promessas fáceis mas também não faça perguntas impossíveis, se a ocasião faz o ladrão a insistência faz o mal feito. Tal qual uma padaria você pode pedir um bolo, mas os ingredientes, o tempo que levará para ficar pronto, o formato você deixa para quem entende, o padeiro, você só aproveita o resultado.

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Por Ediney Giordani
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