As Fake News nunca foram tão perseguidas – e. isso é muito bom!

Nesse momento em que várias pessoas acreditam em qualquer coisa que aparece nas redes sociais, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Felipe Salomão, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, fez algo polêmico, mas que é tendência mundial: proibiu as redes sociais de repassar dinheiro para páginas investigadas por disseminação de fake news!

Essa movimentação, na verdade, é algo que todas as empresas precisam estar atentas! Noticias falsas, que passam por checagens em diversos níveis, agora serão punidas! No Brasil tudo começou justamente após o inquérito apresentado pelo nosso presidente, Jair Bolsonaro, afirmando que as urnas eletrônicas foram fraudadas nas últimas eleições. As fake news estão precisamente no fato de que ele mesmo não comprovou a acusação de irregularidades durante o último processo eleitoral.

A prática foi analisada como nociva ao Estado democrático de Direito, com grande potencial de disseminação em larga escala para comprometer a legitimidade das próximas eleições.

Só como curiosidade, as páginas que foram afetadas com a decisão, e que não podem mais receber qualquer valor das empresas que administram as redes sociais são: TáOquei, Terça Livre, Nas Ruas e o perfil do blogueiro Oswaldo Eustáquio.

A monetização de conteúdos no YouTube, Twitch, Twitter, Instagram e Facebook foram diretamente afetadas – e todos os ganhos desde então serão repassados para uma conta da Corte Eleitoral.

Liberdade de expressão comprometida?
Em um primeiro momento, precisamos entender a responsabilidade de se divulgar qualquer notícia. Divulgar algo que não é fato, pode gerar pânico, desestabilizar alguma situação e causar transtornos – basta lembrar há alguns anos a divulgação de notícia falsa sobre o fim do Bolsa Família que gerou uma corrida aos bancos sem necessidade alguma.

Todos precisam participar do combate à desinformação midiática. Só para sentir o drama, um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) apontou que quase 70% dos brasileiros na casa dos 15 anos têm dificuldade em diferenciar fato de opinião.

Quer mais? Outra pesquisa da Avaaz mostrou que sete em cada dez internautas brasileiros (algo como 100 milhões de pessoas, vamos lá) acreditam em, pelo menos, uma notícia falsa sobre a pandemia de coronavírus. Se o WhatsApp é o principal meio em que essas notícias falsas circulam, o Facebook é a segunda forma envolvendo 5 de cada 10 internautas.

Como saber se estão tentando te enganar?
1 – Não leia apenas o título, que muitas vezes nem tem relação com o conteúdo. Leia qualquer publicação, do começo ao fim, antes de sair compartilhando.

2 – Textos alarmista? Desconfie na hora! Palavras como “desmascarado” ou expressões como “a casa caiu” tem grandes chances de não serem confiáveis. Pensa bem: nenhum jornal sério faz esse tipo de chamada, não é mesmo?

3 – Informações genéricas, sem identificações de quem está envolvido, nem mesmo o local exato onde ocorreu, é perigoso! Se for notícia real, certamente terá personagem, data e localização – além de detalhes precisos sobre o que aconteceu.

4 – Veja a data! Algumas pessoas usam notícias e textos antigos como se fossem atuais. Ok, a notícia não é falsa, mas o contexto pode ser usado como se fosse algo que acabou de acontecer. A informação compartilhada, por mais real que tenha sido, se torna “falsa” por não ter mais validade. Causa confusão, pode acreditar.

5 – Áudios e vídeos são perigosos. Podem ter sido editados, misturando cenas diferentes e falas fora de contexto. Desconfie e procure a gravação original e compreenda o contexto.

6 – Cheque a fonte! Saiu em um jornal grande? Em um portal “normal”? Tem jornalista assinando? Se foi verdadeira, provavelmente foi publicada na imprensa conhecida. Compartilhe apenas de veículos que apuraram tudo.

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

🚧 Não foi encontrado nenhum conteúdo relacionado.

Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

Nós, a KAKOI

Nosso propósito é encontrar as melhores estratégias para trazer seu cliente ideal.

Por que o nome KAKOI? Quem são as pessoas que compõem nosso time? Qual é o nosso manifesto.

Vantagens clientes KAKOI

Trabalhe Conosco

Gostamos de gente “gente boa”. Você é? Se sim, bora vir trabalhar conosco e se tornar um KAKOIniano.

Clica no botão abaixo e preencha todos os campos e entre em nosso banco de talentos.

Anúncios Online

Alcançar o público-alvo certo para os produtos e serviços, através de campanhas Google Ads, Meta Ads, Linkedin Ads e outras plataformas é a missão que entregamos nessa solução.

Assessoria de Imprensa

Fazer com que o seu produto ou serviço seja divulgado pela grande mídia, gerando marketing espontâneo e trazendo credibilidade para empresa. 

Design com Estratégia

Não é só fazer a arte. É saber como fazer a arte. Nossa equipe é especialista em logos, identidade visual, diagramação e layouts on e offline.

Redes Sociais

Será que preciso ter like para ser sucesso? Não, você precisa ter estratégia. Saber o que postar, quando e quanto postar. Nosso time de social media usa os algoritmos do Facebook, Instagram, Linkedin, Perfil Google trazendo resultados reais.

Sites Inteligentes

Seu site é responsivo? Rápido? Performa bem no Google? Vende? Se você respondem “não” para qualquer uma dessas perguntas, você precisa conhecer nossos sites inteligentes. Personalizados para cada negócio e objetivo.

Projetos de Comunicação

Ideal para empresas que busquem segurança na contratação de uma agência, para as que nunca trabalharam com agência ou ainda para lançamento de produtos e serviços sazonais.

A gente liga!

Gostaria de conversar conosco sobre um projeto de comunicação? Deixa os seus contatos abaixo que retornaremos o mais rápido possível. 

Manda um oi!

Somos omnichannel. Interaja conosco através do canal da sua preferência. Tem para todos os gostos!

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.

Verificando...