E-commerce para o Dia das Crianças: tudo para seu negócio entrar sério na brincadeira!

A recente pesquisa da All iN/ Social Miner, em parceria com Opinion Box,  mostrou que 47% dos entrevistados pretendem presentear seus sobrinhos enquanto 41% estão pensando em comprar algo para seus filhos no dia das crianças. E sabemos que grande parte destas vendas acontecerão – se é que já não aconteceram – de maneira online

As vendas pela internet, costume acelerado pela pandemia de Coronavírus, registraram em 2020 alta de 28% em relação a 2019 para o Dia das Crianças somente no Brasil – resultando, de acordo com a consultoria Ebit/Nielsen, em um faturamento total com vendas de produtos para a data na casa dos 3,1 bilhões de reais. É a prova definitiva que o comércio se reinventou e muitas lojas que não ofereciam vendas online passaram a oferecer:

Para Keslen de Andrade Deléo, Consultora de E-commerce do Farol do E-commerce, os consumidores também se obrigaram a buscar as compras virtuais.

“Esse é o outro lado. Não tivemos só um aumento no faturamento do comércio eletrônico, mas também um aumento no número de consumidores, pois muitas pessoas que não compravam online passaram a comprar na pandemia. Essas alterações levaram a uma mudança de hábitos que veio para ficar” explica.

Tem como “bombar” no Dia das Crianças?
Vender por e-commerce produtos para este público precisa ser feito de maneira séria, com informações relevantes e estratégias típicas.  Quando falamos de produtos para crianças, precisamos pensar que toda a campanha de marketing precisa ser ética e responsável. Isso porque o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) tem regras sérias sobre a veiculação de materiais de divulgação para esse público.

Ou seja, antes de veicular suas campanhas, vale consultar a regulamentação para não ter problemas – e esse cuidado é o primeiro que uma agência de comunicação toma quando se trata de produtos para crianças.

“Outro fator importante no e-commerce de produtos infantis é que você pode atingir duas personas totalmente diferentes: a própria criança que está vendo os produtos ou os pais que são os decisores e vão realmente efetivar a compra. É importante pensar nisso quando for definir a sua estratégia de marketing” explica Keslen.

Quando começar as ações?
Para Ediney Giordani, CCO da KAKOI Comunicação, todas as ações para qualquer data comemorativa precisam ser realizadas com boa antecedência, de pelo menos um mês, para dar tempo de engajamento e, claro, das compras chegarem.

“Dia das Crianças, todos sabem, sempre acontece em outubro. O planejamento precisa começar, no máximo, em setembro, selecionando quais produtos terão ofertas, se terá descontos ou frete grátis. As ações precisam ser pensadas para convidar pais e mães, avôs e avós,  tios e tias através de banners, artes para e-mail marketing e demais anúncios com antecedência” orienta Ediney.

Uma agência de comunicação pode desenvolver campanhas criativas e divertidas, bem na linha da sua loja, mas tudo precisa estar alinhado entre seu negócio e quem estará cuidando da comunicação.  

Qual a cartilha para bombar no dia das crianças ?
Para ter sucesso no seu Dia das Crianças, a especialista citou várias dicas que, em conjunto, darão um ótimo resultado:

1 – Deixar a loja bonita e funcional, se certificando de que todo o fluxo de compras esteja funcionando sem erros;
2 – Apostar em banners divulgando com seus principais produtos e promoções;
3 – Elaborar boas promoções: frete grátis e brindes para compras acima de determinado valor ou desconto para compra de um conjunto de produtos são boas estratégias para fazer seu consumidor comprar mais e aumentar o ticket médio dos pedidos;
4 –  Tentar engajar adultos com campanhas que incentivem o tema “desperte a criança que existe em você” e
5- Investir em anúncios no Google e/ou redes sociais para garantir que sua loja seja encontrada pelo seu público.

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Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

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