Sumário

Adwords

É como se chamava (e muita gente ainda chama) o serviço de publicidade do Google – e principal fonte de receita da empresa. É pelo atual Google Ads que os sites fazem anúncios pagos que aparecem nas páginas de resultado do Google, na parte superior e na lateral direita, e na rede de Display.

Alternative text (Alt text)

 É o texto usado para descrever uma imagem na web. Ferramentas de busca leem o Alt text da imagem, o que ajuda a entender melhor o conteúdo. Se o navegador não conseguir carregar a imagem, esse texto será exibido no lugar dela.

Anchor text

É o texto de um link para outra página. Normalmente, esse texto é de cor azul e sublinhado. O Anchor text ajuda as ferramentas de busca a entender o destino do link, por isso é bom escolher com cuidado.

API

De origem na língua inglesa, API é a abreviação de Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicações, em português, e é utilizada para possibilitar a interação entre sistemas. Um exemplo de sua utilização é com a ferramenta de automação de plataformas disparadoras de email muito presente na rotina de marketing digital, que pode ser integrada com sites e outros softwares por meio da API.

Autoridade de página

É o quanto os buscadores valorizam uma página em relação a outras para posicioná-la nos resultados da busca referente a um termo (palavra-chave) específico. A quantidade e a qualidade de links que direcionam para ela são os principais elementos analisados para isso.

Autoridade do site (autoridade de domínio)

Assim como a autoridade de página, é o quanto buscadores valorizam um domínio como um todo e suas páginas para posicioná-las nos resultados de busca.

Black Hat

São práticas antiéticas de SEO para posicionar bem um site em buscadores como o Google.

Blog

O blog é uma página web atualizada freqüentemente, composta por posts  geralmente apresentados de forma cronológica.

Seu nome veio da união das palavras inglesas “web” e “log”, então em uma tradução livre podemos traduzir como “diário online”.

No Marketing Digital, os blogs são um espaço para as empresas produzirem e postarem conteúdo de interesse de seu público, para atrair visitantes e tornar-se referência na área.

CAC

 A sigla CAC significa Custo de Aquisição por Cliente e é uma métrica muito utilizada -e necessária- para que as empresas saibam quanto estão investindo para conquistar novos clientes e usem seu resultado como guia para definir seu orçamento e as ações de marketing. Para calculá-lo: basta dividir a soma de todos os investimentos despendidos para conquistar um novo cliente pelo número de clientes adquiridos em um determinado período.

Canonical tag

Quando duas páginas ou mais têm o mesmo conteúdo (ou muito parecido), esse conteúdo duplicado distribui a “força” dessas páginas entre elas. Com o uso da canonical tag, as ferramentas de busca transferem a autoridade de uma página para a outra.

Conversão

Realizar a ação que a empresa deseja que o usuário realize. Exemplos: preencher um formulário, realizar uma compra, assinar um teste, etc.  de marketing. Para calculá-lo: basta dividir a soma de todos os investimentos despendidos para conquistar um novo cliente pelo número de clientes adquiridos em um determinado período.

Cookies

São arquivos simples inseridos no navegador do usuário quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de idioma, etc. Assim, em visitas futuras o site é possível identificar esse visitante e suas preferências.

CPC

Essa sigla significa Custo por Clique. CPC é uma das formas de cobrança de anúncios, em que paga-se pelo número de visitantes que vão do site em que o anúncio foi feito para o site do anunciante. Para calculá-lo, basta dividir o total gasto pelo número de cliques recebidos pelo anúncio.

CPA

CPA é a abreviação de Custo por Aquisição e é uma forma de cobrança como o CPC, porém calculada em relação às conversões realizadas, e não aos cliques. Para explicar uma aquisição: se o objetivo da sua campanha é gerar download de e-books, por exemplo, então cada novo download representará uma aquisição.

Esta é uma opção de anúncio mais cara e indicada para quem já tem grandes lucros. Para calculá-lo basta dividir o total investido pelo número de conversões.

CPM

Ainda sobre custo de anúncios, temos uma terceira sigla: o CPM. Este termo significa Custo por Mil e diz respeito à quantia paga por cada mil impressões (o número de vezes que determinado anúncio foi exibido ao público na internet). Este número é calculado pelo custo do anúncio dividido pelo número total de impressões e multiplicado por 1000. 

CRM

Gerir o relacionamento com o cliente é necessário para qualquer negócio e, para isso, nada melhor que uma ferramenta de CRM. Esta sigla é a abreviação de Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, em português. Uma ferramenta de CRM ajuda uma empresa a armazenar informações de seus clientes e leads de uma forma mais fácil e organizada. Com ele, é possível descrever cada interação entre a empresa e o cliente, fazendo com que o fluxo e atividades sejam compartilhados mais facilmente com a equipe e a rotina dos profissionais seja otimizada. Em marketing digital, alguns dos CRM’s que você pode utilizar são RD Station, Hubspot, Pipedrive e GDigital. 

CSS

Basicamente, a maior vantagem da linguagem CSS é separar o conteúdo da representação visual do site. Com ela, é possível alterar a cor do texto e do fundo, fonte e espaçamento entre parágrafos dos textos, por exemplo. Ou seja, enquanto HTML é a linguagem utilizada para estruturar todo o conteúdo do seu site, CSS é a linguagem que auxilia seu design.

CTA

Call to Action ou Chamada para a Ação são, geralmente, links ou funções de uma página que levam o usuário a dar um próximo passo, como baixar um material, realizar uma inscrição ou solicitar um atendimento. O CTA é uma das ferramentas mais essenciais do marketing digital, já que a partir dele são realizadas as conversões, levando usuários para a próxima jornada do funil de marketing. 

CTR

CTR  demonstra o número de cliques em relação ao número de visualizações de um anúncio. CTR é a abreviação do termo Click Through Rate, da língua inglesa, que em português significa Taxa de Cliques. Esse dado é fundamental para entender qual tipo de conteúdo é mais eficaz quando o foco é conversão e, assim, melhorar cada vez mais sua estratégia. 

Domínio

É o principal endereço de um site, a raiz de todas as páginas. Exemplo: www.seusite.com.br

eBook

Na tradução literal, é livro eletrônico. No contexto do Marketing, é um Material educativo sobre algum assunto da área de atuação de uma empresa. São mais densos que posts em blogs e devem explorar mais a fundo o tema proposto. 

Edge Rank

Edge Rank – Algoritmo do Facebook que determina a relevância de posts e quais aparecem – ou não – no feed de notícias do usuário. É baseado em três fatores: afinidade (se há interações prévias com a fanpage), formato do post (link, vídeo, imagem) e tempo que a postagem foi feita (quanto mais antigo, menores as chances de aparecer).

Erro 404

Essa página de erro aparece quando um código de resposta que indica que o servidor não pôde encontrar o que foi solicitado, como uma página no seu site que não existe mais, por exemplo.

Formulário de Conversão

Campos que o visitante preenche em troca de algo (uma oferta, um cadastro para newsletter, entrar em contato com a empresa, etc).

Hard Bounce

É a falha na entrega de emails por uma razão permanente, como um endereço de email que não existe.

Headings (h1,h2,h3,...)

São recursos de programação em HTML para apresentar os títulos e sub-títulos de uma página. A tag H1 é um dos elementos mais importantes de uma página e é um dos critérios analisados pelo Google para posicionar o seu site nos resultados de busca.

Hiperlink

É um conteúdo clicável em uma página que leva para outra página, site ou mesmo outra parte da mesma página. Pode estar inserido em um texto, botão ou imagem.

HTML

Sigla para HyperText Markup Language, HTML é uma linguagem de marcação utilizada para programação de páginas na web.

Geração de Leads

termo de marketing usado para descrever o início do interesse ou questão de um possível cliente num determinado produto ou serviço de uma empresa. Os leads ao contrário dos prospects, são contatos que demonstraram interesse por algum tipo de produto ou serviço.

Há muitos métodos para a geração de leads que normalmente são alguma forma de publicidade como campanhas em redes sociais, e-mail marketing e publicidade em mecanismos de busca da internet.

Gerar leads significa captar potenciais clientes para um negócio. Muitas formas de geração de leads usam páginas de captura, formulários “pop-ups” e podem oferecer uma recompensa gratuita em troca dos dados de contato do possível cliente.

Tal ação se concretiza com o uso de ferramentas específicas que criam e automatizam esses processos. Existe uma grande gama de ferramentas focadas na geração de leads.

Growth Hacker

Cargo totalmente focado em gerar crescimento rápido na aquisição de clientes. Envolve diferentes setores da empresa (marketing, produto, etc.) e testa diversos canais e meios para aumentar a base de clientes.

Inbound Marketing

focado em atrair os potenciais clientes, conquistar sua confiança e direcioná-los para o momento da venda. A ideia é que o cliente venha até a empresa, ao invés de a empresa ir até o cliente. Para isso, usa a criação de conteúdos relevantes (Marketing de Conteúdo) e estratégias em meios digitais para atingir o seu público-alvo e construir um relacionamento com ele.

Layout

É como uma página é desenhada. O layout de uma página vai depender da criatividade e do conteúdo que ela vai conter, pensando sempre na melhor usabilidade para o usuário.

Lead

é um contato que compartilhou com a sua empresa algumas informações, como nome, telefone, e-mail, por exemplo.

Um lead também pode ser um contato que você encontrou em suas pesquisas por potenciais clientes.

Entretanto, um e-mail ou um nome na base de dados precisa ser estudado por sua equipe de vendas antes de ser chamado de prospect.

Lead score (scoring)

Algoritmo que determina uma pontuação para determinados perfis e comportamentos de um Lead, para analisar se ele Lead é qualificado ou não. – Semelhante a qualificação de Leads

Links Building

É o processo de conseguir mais links externos para o seu site com o intuito de melhorar o posicionamento nas ferramentas de busca. É importante que essa “construção de links” seja feita de forma natural, com outros sites relevantes e que atuem no mesmo mercado ou próximos ao seu, pois o Google penaliza sites com troca de links irrelevantes ao usuário.

Links Externos

São os links que direcionam para páginas fora de seu próprio domínio.

Links internos

São os links dentro de um site que direcionam para outras páginas do mesmo domínio.

Links Patrocinados

São anúncios pagos exibidos com destaque em páginas de resultados de uma busca ou em sites afiliados (rede de Display). Em muitos casos o termo é usado como sinônimo do Google Ads. Na página de resultados, são exibidos de acordo com as palavras-chave usadas na busca e na rede de display, de acordo com o tema relacionado.

LP

Landing Pages, também conhecidas como Páginas de Aterrissagem ou Páginas de Conversão são, de modo abrangente, todas as páginas que um usuário poderia acessar para entrar em um site, mas, para o marketing digital, elas são mais do que isso. Nesta área, landing pages são mecanismos muito utilizados em estratégias para atrair o público com o objetivo de realizar conversões. Geralmente, estas páginas contêm muito menos elementos e links do que a homepage de um site normal além de chamadas focadas em oferecer a solução ou produto em foco, justamente para que o visitante seja direcionado a apenas uma ação: a conversão. 

Marketing de Conteúdo

Parte do Inbound Marketing, é baseado em atrair o interesse dos consumidores por meio da produção de conteúdo relevante para o público-alvo, por esse motivo pode-se dizer que é um “marketing de atração”.

Meta Description (Meta Descrição)

É uma breve descrição de uma página, que aparece nas páginas de resultados das buscas. Apesar de não ajudar no posicionamento, a meta descrição auxilia a atrair visitantes ao site, pois resume o conteúdo da página nos resultados dos buscadores.

Mobile

Termo usado para se referir a celulares ou outros dispositivos móveis.

Nutrição de Leads

Técnica de automação de marketing para o envio de uma sequência de emails após um determinado evento, com o objetivo de conduzir o Lead pelo funil de venda e aproximá-lo do momento da compra.

Exemplo: após baixar um eBook sobre Marketing no Facebook, o usuário pode receber emails automáticos com sugestões de posts ou materiais sobre isso, estudos de caso e até mesmo a oferta de algum produto/serviço relacionado ao tema.

Opt In

É a escolha de optar por receber informações via email ao inscrever seu endereço de email em um formulário de um site, dando assim permissão para entrarem em contato com o usuário.

Orgânico

Termo usado como referência a qualquer material publicado e ranqueado sem investimento (tanto em redes sociais como nos buscadores).

Outbound Marketing

Seria o marketing tradicional, em que empresas usam publicidade para “empurrar” seus produtos e serviços aos consumidores. Podemos dizer que é o “marketing de interrupção”, pois suas estratégias e canais não focam em um público específico. São exemplos: comerciais de TV e outdoors, por exemplo.

Pageviews

São as visualizações de páginas de um site.

Atenção: pageviews são diferentes de visitas.

Para ficar claro: em uma visita, você pode ter mais de um pageview numa mesma página, isso vai apenas depender de quantas vezes o usuário entrou nela.

Palavras-Chave

Pode ser a palavra (ou as palavras) que resume o tema principal de um texto, frase, parágrafo etc.

Em SEO, é baseado nesses termos que são feitos os esforços de otimização de uma página. Em um texto sobre uma nova versão light para ração de cachorro, a palavra-chave pode ser “ração light para cachorro”.

Palavra-chave também é utilizado para indicar os termos que o usuário utiliza ao fazer uma busca no Google Ads.

Prova social

fato de se aproveitar da aprovação de outras pessoas para transmitir mais credibilidade e empatia.

Se uma página é muito curtida no Facebook, por exemplo, as pessoas tendem a julgar a empresa como relevante e confiável.

Prospect

prospect é um cliente potencial, que entende o valor da sua proposta, pode ser beneficiado por ela e tem a capacidade financeira e estrutural de arcar com o que você apresentou.

Redes de display Google

é uma grande rede de sites (blogs, portais, etc.) em que os anúncios de campanhas do Google Ads são exibidos por quem está disposto a investir e segmentar as campanhas neses canais.

Redirecionamento 301 (redirect 301)

É o processo de direcionar uma página para outro endereço. Um exemplo clássico são os sites que possuem versão com e sem www. Para que o site não tenha as páginas duplicadas, aplica-se o Redirecionamento 301 em uma das versões. Assim, a autoridade da página direcionada será unida à da página ativa. O mesmo pode ser feito em outras situações.

Remarketing

Exibição de anúncios após a visita de um usuário a um site.

Exemplo: uma pessoa entra numa página de serviços de Internet e depois disso, ao visitar outros sites, aparecem anúncios dessa mesma empresa nos banners de publicidade.

Essa “perseguição” acontece pela instalação de cookies no computador do usuário.

Retargeting é o nome da prática e remarketing é o nome que o Google deu ao seu serviço de retargeting.

Segmentação de Leads

Para otimizar os resultados de ações de relacionamento como o envio de Email Marketing, é indicado segmentar a base de contatos de acordo com um determinado critério.

Por exemplo: clientes de uma região ou de um setor do mercado podem receber disparos focados para a sua realidade.

SEO

 Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca. SEO significa o conjunto de técnicas para otimização para sites, blogs e páginas na web, utilizadas com o objetivo de garantir melhores posições, destaque e visibilidade de forma orgânica nos buscadores (google, bing, etc). 

Sitemap

Um mapa onde estão listados os endereços para acessar as páginas de um site. Sitemaps HTML são usadas para visitantes navegarem e sitemaps XML são usados pelos buscadores.

Soft Bounce

É a falha na entrega de emails por uma razão temporária, como caixa de emails cheia.

Qualificação de Leads

Processo para classificar quais Leads são boas oportunidades e devem ser abordados pela equipe de vendas, quais ainda não estão no momento da compra e Leads ruins para venda (aqueles que não têm perfil para se tornar um cliente). – Semelhante a Lead Scoring

Taxa de conversão

Porcentagem de visitantes que realiza a conversão desejada.

Exemplo: se a taxa de conversão de uma Landing Page for 70% isso quer dizer que 70 em cada 100 visitantes viraram Leads.

Teste A/B

Teste feito com duas versões diferentes de uma página, para avaliar qual tem o melhor desempenho com a interação do público. Um exemplo é uma página com um formulário com 4 campos e uma versão com 8 campos. A que tiver mais conversão no teste A/B prova ser a que oferece uma melhor experiência ao usuário.

Visita

É um acesso a um site. Um visitante pode fazer mais de uma visita em um site, por exemplo. Se ele fechar o site e entrar de novo em um intervalo maior do que 30 minutos, isso contabilizará duas visitas de um mesmo visitante.

Visitante

É o usuário que faz as ações no site durante uma sessão.

Visitante único

É o visitante que, se já entrou em determinado site e teve um cookie instalado em seu computador, contabilizará como o mesmo visitante em diferentes ocasiões. Dessa forma é possível saber quantos visitantes um site teve, sem contar o mesmo usuário mais de uma vez.

Webinar

Conteúdo disponibilizado para o público em formato de vídeo (abreviação de seminário Web). Pode ser uma aula, palestra, um debate, entre outras opções. Pode ser exibido ao vivo ou gravado.

KAKOI Comunicação
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