Supermercados: cinco dicas para criar encartes promocionais perfeitos

Encartes promocionais são muito comuns em supermercados  que utilizam estes materiais para divulgação de ofertas da semana para quem vai fazer compras. Por mais que os mercados tenham se adaptado ao universo virtual através de encartes virtuais e aplicativos, a versão em papel ainda faz sucesso e é parte das estratégias de marketing independente se é mercado de bairro ou uma grande rede. 

Vamos combinar que não tem como o consumidor saber de todas as ofertas assim que entra no mercado – e mesmo que soubesse, memorizar tudo é uma tarefa ingrata, para dizer o mínimo. O encarte dá uma pista do que ele pode comprar em uma condição especial, praticamente um catálogo durante as compras.

Os encartes divulgam preços, mostram ofertas especiais, anunciam promoções (aqueles selinhos que o cliente cola em uma cartela para troca de brindes) e criam aquela ligação entre clientes e mercado.

Não é qualquer coisa que vira encarte. A KAKOI Comunicação, especialista em comunicação para supermercados, criou uma lista de como preparar um super encarte promocional que funciona como deveria: aumentando as vendas!

Separe o número de ofertas pensando no tamanho do encarte
São tantos produtos nas prateleiras que fica impossível colocar tudo em um encarte a não ser que você resolva refazer a lista telefônica, claro.  Então escolha produtos que terão uma frequência maior e os que serão pontuais.

Encarte tem um período curto de validade, por isso vale anunciar produtos e promoções diferenciais, com preços que realmente chamem a atenção dos clientes, ou ainda, aqueles produtos exclusivos. Se for criar encarte sazonal (ofertas de natal, de primavera, etc), o ideal é adicionar produtos específicos para a data.

Importante é definir quais produtos e ofertas com antecedência de, no mínimo, quatro dias. Dá tempo de escolher as ofertas, da agência criar o encarte, conferir os preços, fazer correções e mandar para a gráfica mandar rodar sem atropelos, aumentando assim a margem de erro.

Sua identidade é tudo
Fornecer as imagens dos produtos em alta resolução faz parte do cuidado com a identidade visual. O consumidor é impactado pelo que está observando, por isso, fotos bem apresentadas já representam meio caminho para quem a compra.

E tem também a posição da logo, tipo de fonte, cores e disposição do encarte – tudo precisa seguir um padrão que o cliente já reconhece de quem é o encarte.

Cliente já entrou no supermercado com o encarte?
Distribuir os encartes promocionais nas portas do mercado é a chave do sucesso! O cliente vai caminhar lendo as ofertas e, se ele entrar apenas atrás de creme de leite, por exemplo, pode sair com outras ofertas que nem imaginava comprar naquele momento. 

Atenção redobrada com textos e preços
Lembra que falamos sobre conferir preços antes de mandar o encarte para a gráfica? Vamos reforçar mais este assunto…

Encarte com erros de português é amador, passa sensação de desleixo e pode até virar meme nas redes sociais. Todo texto, incluindo frases de efeito, precisa ser revisado na versão final para não escapar nenhuma vírgula ou nome errado do produto. Já imaginou uma oferta de “cerveja sem glúteos”?  Pois é, melhor revisar! 

Os preços entram nesta mesma revisão. Se der erro com preço, um zero a menos, a dor de cabeça vai envolver até mesmo indenização. O Código de Defesa do Consumidor obriga as marcas a cumprirem tudo que está escrito nos materiais promocionais. Revise, revise e, caso tenha tempo, revise de novo.

Tem no estoque?
Pode ser para ofertas semanais ou quinzenais, não importa! Verifique a logística toda e se tem estoque robusto. Uma pessoa que pegou o encarte vai procurar uma promoção e se esta ação acabar rapidamente, vai gerar insatisfação. Tenha certeza de que não vai faltar o que foi anunciado – claro, sabemos que as ofertas acabam rápido, mas não custa ter um volume maior nestes dias.

A KAKOI Comunicação te ajuda no seu encarte! Venha falar conosco e crie um encarte de ofertas perfeito, seja online ou impresso.. 

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