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Quando falamos de redes sociais, todo o mundo já está acostumado e logo vem a mente: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter… mas quando falamos de alcance, conversão, algoritmos, e outros termos, você conhece?
Separamos 25 termos que usamos no nosso dia a dia para você ficar por dentro e acabar com as confusões!
1. Hashtag – A conhecida #, é utilizada para indicar palavras relevantes. Isso facilita que outras pessoas encontrem seu conteúdo por meio da busca no Twitter, Facebook, Google+ e Instagram.
2. Alcance – Esse termo indica quantas pessoas tiveram acesso a sua publicação numa rede social (principalmente o Facebook).
3. Algoritmo – É usado constantemente na definição de ferramentas internas do Google ou Facebook, por exemplo, em que a indicação de um algoritmo é o responsável pela realização de buscas inteligentes, classificação de postagens, segmentação de públicos, etc.
4. Analytics – Está relacionado à ferramenta Google Analytics, que permite a análise de dados de sites, informações como número de visitantes, tempo de visita, origem de entrada no site etc.
5. Anúncio – Também chamado de Ads, são postagens pagas que ocupam lugares estratégicos dentro das redes sociais. São organizados e selecionados de acordo com os interesses do usuário.
6. Bio – O famoso “link na bio”, é derivado de Biografia, esse termo é usado para indicar suas informações de perfil.
7. Branding – Conjunto de soluções fundamentais para a sobrevivência de uma marca no mercado. Engloba todas as questões desde a sua formação até sua gestão contínua, como identidade visual, estratégias de posicionamento e relação com público etc.
8. Campanha (Facebook) – Junção de um ou mais anúncios pagos no Facebook e todo o processo que envolve a sua publicação, monitoramento e gestão.
9. Clickbait – Esse é o termo usado para se referir ao link que é formulado para atrair o usuário a uma página externa com pouca, ou nenhuma, relação com a expectativa gerada anteriormente. Ou seja, são os famosos títulos sensacionalistas que fazem você clicar para aumentar o número de visitas no site.
10. E-mail Marketing – E-mail enviado para clientes com foco de estabelecer o contato com o consumidor após a manifestação de seu interesse no negócio.
11. Engajamento – Envolvimento ou interação (comentários, curtidas…) de um público com determinado conteúdo ou marca.
12. CPM – Custo por Mil Impressões. Expressão usada para definir o valor médio a ser pago para cada mil impressões (aparições) de um banner em um site.
13. Impulsionar publicação – ampliação da divulgação de um conteúdo específico mediante pagamento dentro do Facebook.
14. Impressões – Quantidade de vezes que um post foi visto, sem diferenciar se ele foi visualizado mais de uma vez pelo mesmo usuário.
15. Orgânico – Expressão utilizada para indicar um público “voluntário”, ou que chegou ao seu conteúdo através de buscas ou indicações não pagas.
16. Post Patrocinado – Esse termo indica que determinados conteúdos foram pagos por pessoas ou organizações para que tivessem maior alcance em redes como o Facebook, Twitter e Instagram. Essas postagens sempre estão indicadas como conteúdo de patrocínio ou promoção.
17. SEO – Search Engine Optimization, são práticas que aumentam a visualização orgânica de uma página ou conteúdo através de buscadores como o Google.
18. Taxa de conversão – Métrica utilizada, principalmente, na medição dos resultados de estratégias e campanhas de marketing, indicando geração de leads, solicitação de orçamentos, etc.
19. CTR – Taxa de cliques. Indica a quantidade de cliques que um conteúdo, ou anúncio, recebeu dividido pelo número de vezes em que ele foi exibido para alguém.
20. CPC – Custo por clique. Definição do valor a ser pago pelo cliente, para cada clique em anúncio patrocinado colocado em seu site.
21. Interação – É quando as pessoas comentam e fazem perguntas nas suas publicações das redes sociais. O ato de responder a essas pessoas é a interação. Interagir.
22. Criativo – Conjunto de comunicação verbal e visual que guiam o processo da criação de uma publicação. É a extensão da identidade visual da marca, que atende as necessidades das campanhas de marketing.
23. Feed– No Instagram é usado para se referir ao local em que estão todas as suas publicações próprias. No Facebook o feed se refere a página inicial que fica em constante atualização.
24. CTA – Call-to-action. É qualquer chamada que pode ser visual ou textual que leva o leitor a realizar alguma ação, ou seja, é uma ferramenta importante para gerar leads.
25. Responsivo – Na comunicação nos referimos ao site que pode ser acessado no desktop, tablet ou smartphone, sem prejuízo na leitura das informações.
Agora que você já conhece os termos mais usados no meio da comunicação fica mais fácil compreender seus relatórios de resultados e também, saber quais ações podem ser feitas para alavancar ainda mais sua empresa!
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