Aposto que você está lendo esta matéria curioso pelo título, acertei? A frase impactou tanto a sua atenção que você se viu “obrigado” a clicar só para ver o que é surpreendente! Pois é, isto é Clickbait!
Estamos falando de uma estratégia de marketing digital que assombra o mundo há algum tempo, ainda mais nas redes sociais. Consiste em chamar a atenção do maior número possível de internautas através de uma frase de efeito aliada com uma imagem emblemática – exatamente como fizemos agora! Esta frase pode estar no título ou subtítulo, mas ela precisa pescar a audiência apresentando parcialmente algum conteúdo de forma apelativa.
Para os negócios, esta prática é boa ou causa repulsa? Vamos descobrir agora…
Para o especialista em redes sociais Ediney Giordani, CCO da KAKOI Comunicação, o clickbait faz um apelo para o clique, independente do conteúdo, de uma forma estranhamente subliminar e explícita ao mesmo tempo: “A função de um ckickbait é como o próprio nome diz é conseguir cliques, o que difere algo extremamente inconveniente é o próprio conteúdo. grandes portais de esportes, por exemplo, usam isso de maneira muito comum, veja a nova contratação do Coritiba, Técnico da Série A pode deixar time, e assim por diante. Se esse clickbait vai gerar engajamento ou frustrações, o conteúdo vai dizer. “
Quanto mais cliques, melhor?
O especialista da KAKOI entende que hoje há um processo de modificação e adaptação de mídia jornalística em que a mídia tradicional (TV, rádio, etc) está perdendo espaço cada vez mais espaço para as mídias digitais como fonte de informação e a busca pela audiência pode ser um convite ao clickbait, mas faz um alerta:
“O grande volume de clickbaits desnecessários está acabando com a confiança desta prática. As redes sociais já estão em avançado estudo para eliminar ou diminuir a prática pelo mau uso que se faz dela.”
E o resultado surpreendente?
Lembra que prometemos um resultado é surpreendente no título desta matéria, quase como um spoiller? Com vocês então, a palavra final de Ediney Giordani:
“O clickbait é uma prática que precisa ter conteúdo relevante para gerar engajamento. Não me assusta pensar que, provavelmente, esta modalidade perca um pouco da sua força como conhecemos hoje em virtude de sites que abusam, de maneira equivocada, das chamadas apelativas. Os internautas estão começando a pensar duas vezes antes de clicar em uma chamada apelativa. Mas, entenda, usar o clickbait é tendência de momento e você deve usar, porém, se quiser engajamento real, ter um crescimento orgânico e espontâneo é necessário aliar isso com um conteúdo de qualidade, fora disso, você sempre dependerá de chamadas interessantes, porém mentirosas para conseguir acessos e manter a sua taxa de rejeição nas alturas.”
Fonte: KAKOI Comunicação