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Como acertar o tom de voz nas redes sociais e aumentar seu engajamento

Fernando, um fã incorrigível de Led Zeppelin, aquela banda dos anos setenta de rock, resolveu agradecer uma loja virtual em seu Facebook pela aquisição de mais um CD para sua coleção e mandou o seguinte comentário nesta que é uma das redes sociais mais fáceis para interação:

“Faltava só o Led III para a minha coleção e encontrei com vocês. Edição dupla caprichada! Chegou certinho aqui, agora é só escutar o Page solando feito louco. Obrigado, Magazine Disco Records.”

Opa, temos aqui uma grande chance de uma conversa legal, mostrar interação e ganhar o internauta, que estava esperando uma resposta. Talvez algo assim:

“Opa, Led é vida, Fernando! Agora que você tem todos os discos deles, que tal ver outras bandas clássicas? Tem Deep Purple, Beatles, The Who, só pra citar algumas. Dá uma olhada em nossa loja de novo e long live rock and roll!”

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Uma resposta adequada! Mas, adivinha? A resposta foi essa:

“Caro Sr. Fernando. Que bom que gostou do nosso produto/serviço. Qualquer dúvida ou reclamação, pode entrar em contato conosco pelo SAC. Esperamos que volte a comprar outros materiais conosco. Aproveite e siga nosso Facebook”.

Nada com nada! Que secura! Que formalidade para uma loja de discos de rock! Faltou empatia, nem se deram ao trabalho de verificar que o Fernando já segue a página – tanto que fez o comentário.

Isso, amigos e amigas, é o tom de voz da empresa no online, ou a fala dela!

A KAKOI Comunicação vai explicar certinho o que é, como ele precisa ser feito e como evitar deslizes como esse.

O que é o tom de voz de uma empresa nas redes sociais?

Tom de voz é a personificação do seu negócio em interações ou publicações. É a voz da marca, como ela falaria se existisse de fato. A primeira coisa a ser definida é autenticidade e consistência. Uma página que vende discos de rock precisa ter uma linguagem que “converse” com a pessoa, mostrar que sabe o que faz e o que vende. Uma resposta aleatória cria desconforto e pode deixar o público com a sensação de que as redes sociais da marca estão desorganizadas.

Como criar um tom de voz verdadeiro para sua marca nas redes sociais?

A primeira ação é definir uma linguagem reconhecível da marca, alinhada com os valores da empresa e de acordo com o que se espera de uma resposta. O tom de voz da marca está diretamente relacionado à confiança dos consumidores.

Não é difícil criar uma linguagem memorável, que será o diferencial em relação à concorrência, mas é muito fácil destruí-la com uma resposta seca ou desconexa.

Crie consistência no tom de voz

A próxima etapa é criar o tom de voz mais consistente possível. Isso significa que a mensagem ou resposta deve parecer natural e alinhada com a proposta da marca. É essencial que a mensagem seja compreendida da maneira correta, de acordo com o que o cliente espera.

No ambiente digital, onde a atenção do público é limitada, qualquer deslize pode ser prejudicial. A concorrência está sempre buscando formas de interagir, e a sua empresa precisa fazer o mesmo.

O tom de voz ajuda a criar identidade, autoridade e reconhecimento?

Sim, e muito! Ele é fundamental para destacar sua marca e reforçar a “personalidade” que você deseja transmitir. O tom de voz deve estar em harmonia com a identidade visual e os conteúdos das redes sociais. Caso contrário, uma imagem forte pode ser arruinada por uma resposta burocrática.

Quando seus clientes e seguidores perceberem que a sua marca responde de forma amigável e relevante, o engajamento se tornará cada vez mais constante.

O tom de voz cria conexão emocional

Além de gerar interação, o tom de voz também é essencial para estabelecer uma conexão emocional com os consumidores. Ele cria uma relação de pertencimento e mostra que a empresa se importa com o cliente.

Como uma agência de comunicação pode ajudar?

Uma agência de comunicação, como a KAKOI Comunicação, pode auxiliar na criação de um tom de voz personalizado para o seu negócio. A equipe de social media irá entender a fundo o que sua empresa faz, ajudando a alinhar a linguagem e definindo como as respostas devem ser feitas.

Em casos mais técnicos ou específicos, a agência buscará apoio direto com a sua empresa para garantir que as respostas sejam adequadas e transmitam a mensagem correta.

Com o tempo, a equipe de redes sociais criará uma interação mais fluida e natural, sem deixar de manter a consistência e o profissionalismo necessários para a construção da sua marca.

Fale com a KAKOI Comunicação e crie o tom de voz perfeito para a sua marca nas redes sociais. Long live rock and roll!

Ah, e se você ficou curioso com o Led Zeppelin III, vamos deixar aqui para você ouvir.

 

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Soluções citadas neste conteúdo

Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

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