Nem toda página que vende gera engajamento, e nem toda página com engajamento gera vendas. Uma página no Facebook sem muita interação dos fãs pode usar anúncios para gerar tráfego para o site de vendas. As curtidas, comentários e compartilhamentos na rede social geram o alcance orgânico e o boca a boca, que é um tipo de marketing muito poderoso, pois são os próprios clientes recomendando o conteúdo ou produtos da empresa.
O engajamento é gerado por uma conexão do público com o conteúdo, independente de quem publicou. A autoridade é um dos gatilhos mentais mais poderosos, pois quando recebemos uma informação de uma autoridade naquele assunto, damos mais atenção. O engajamento é o maior trunfo da venda. Por maior que seja a autoridade, se as pessoas não engajarem, ou seja, não quiserem aquele produto, ele não venderá.
A receita para vender
A comunicação e o posicionamento da empresa precisam estar alinhados. Não adianta ser legal no Facebook e atender os clientes mal na loja. Tudo precisa estar conectado. Um site bem organizado e a presença em outras redes sociais ajudam muito, desde que haja integração em todos os pontos de contato com o cliente.
Precisamos ir mais fundo e saber dos desejos, sonhos, medos, necessidades a serem atendidas que vão além do produto em si. A partir destas descobertas, é preciso criar uma comunicação que mostre para o cliente que aquele produto ou serviço é capaz de atender as demandas. Nem sempre oferecer o menor preço ou a melhor condição de pagamento é o mais importante. Em muitos casos, as pessoas vão pagar mais caro se forem completamente atendidas. Tudo é questão de entender o que as pessoas querem e como você vai oferecer isso.
A importância de gerar valor antes de vender. Nas mídias sociais, as pessoas não entram para comprar, mas para se relacionar, e como o relacionamento faz parte da venda, ninguém compra de uma empresa ou pessoa que não conhece. Por isso, gerar valor, compartilhar informações com o cliente e formar uma comunidade são ações que fazem parte do processo de venda.
Foto: Serge Kij
Fonte: Ecommerce Brasil