A corrupção está no mundo virtual?

coE se tudo na vida real foi pro mundo virtual, o crime também pegou essa carona…

Cibercrime e o roubo de dados deverão aumentar nos próximos anos. Esta é uma das principais conclusões do ultimo relatório mundial do crime econômico elaborado pela Pricewaterhousecoopers (que palavrão, né? Vamos chamar de PwC’s) a partir de um inquérito, em 2014, a uma vasta gama de empresas e empresários em todo o mundo, com o objetivo de traçar o retrato da corrupção. E se o cibercrime veio para ficar, também os subornos podem aumentar à medida em que crescem os negócios com países emergentes.

A crise mundial veio tornar tudo mais sombrio ao pressionar para uma baixa de preços, quer pelo lado da produção, quer pelo da comercialização. Procurar o mais barato poderá favorecer a corrupção a vários níveis. Por isso, a preocupação pelo crescimento deste tipo de fraude parece estar a relativizar a atenção que tem sido posta na lavagem de dinheiro –  pelo menos por parte das empresas.

O relatório da PwC’s chama a atenção para o perigo que pode representar para todos nós a corrupção crescente em setores como o farmacêutico ou construção civil, por exemplo. Falsificação de medicamentos põe em risco saúde pública, por exemplo…

A previsão é de que a população urbana mundial cresça 72% até 2050. Isto implica um crescimento de cidades, um aumento da construção, de zonas residenciais e de toda uma série de infraestruturas em determinados pontos do mundo. O relatório indica que tal “pode ter efeitos na paisagem do crime econômico”.

“Esses projetos trazem, muitas vezes, níveis elevados de interação com funcionários do governo, forte dependência de terceiros e uma indústria (Construção e Engenharia) historicamente com elevado risco de corrupção”. Daí a recomendação para que empresas e municípios abram os olhos para a possibilidade de crimes como “suborno, manipulação de propostas, e fraudes nos contratos”.

 

PERFIL DO CORRUPTO:
• Sexo: Masculino (77%)
• Idade: 31 a 40 anos (40%)
• Tempo de Serviço: com três a cinco anos de casa (29%)
• Educação: grau universitário (35%)

Saiu no portal português Visão.
Foto: © Kacper Pempel / Reuters

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

🚧 Não foi encontrado nenhum conteúdo relacionado.

Eu mesmo!

KAKOI Comunicação, agência de marketing, geração de conteúdo para resultados. Estratégia, desenvolvimento de logos, blog, gestão de redes sociais e anúncios Google, LinkedIn, TikTok e Meta (Facebook e Instagram).

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.