A história conta como a assessoria de imprensa muda a imagem de uma empresa

imprensaUm pouco jornalista, um pouco relações públicas e o eterno compromisso de defender a verdade, mesmo que neste caso seja andar em uma corda bamba. Estes itens podem definir o assessor de imprensa, o profissional de comunicação que assume a cara de uma companhia, de uma instituição, um órgão governamental ou de um profissional liberal (artista, médico, etc) para toda a mídia.

Mas já pensou na importância histórica da assessoria de imprensa? As mídias de hoje (apps e demais ferramentas) apenas amplificam o ato de comunicar fatos e ações de interesse da audiência.

Quem tem boca…
Os romanos estavam expandindo o seu império e usavam os seus (muitos) caminhos construídos para interligar tudo com Roma e essas rotas eram usadas para que as mensagens fossem espalhadas por todos os cantos. Era uma maneira de manter todos cientes das conquistas e das construções do império. Novas técnicas de agricultura adquiridas em campos longes agora estavam disponíveis no outro lado da Grande Roma.

John Rockefeller: de vilão a modelo empresarial
Avançando até o início do século passado, encontramos o lado mais moderno e cujo conceito é usado até hoje. Foi nesse período que a assessoria ganha um contorno mais definido dentro da área pública, pois já havia a comunicação de massa (imprensa, etc) e ela se une ao ingrediente fundamental de toda essa história: o nascimento – ou fortalecimento – das empresas privadas.

Lembro que estamos falando de um período em que o mundo estava se industrializando. Muita exploração de recursos naturais e de mão de obra que poderiam gerar opiniões negativas para o grande público – e prejudicar os lucros.

Em 1906, o jornalista americano Ivy Lee fundou o primeiro escritório de assessoria de comunicação e no centro do universo estadunidense, Nova Iorque, surgia o Ivy Lee and T.J. Ross Associates.

Graças ao jornalista e a sua nova função, o famoso empresário John Rockefeller conseguiu mudar a imagem de sanguinário e inescrupuloso. E não era pouca coisa. Pelas suas ações consideradas desumanas, Rockefeller era acusado de querer destruir as pequenas e médias empresas para manter o monopólio e mandar em tudo. Ivy Lee transformou o que era algo perverso para a opinião pública em um estandarte do capitalismo e do progresso.

E tudo isso com um plano desenhado para a mídia, com ações rápidas e estratégias que mudaram completamente a imagem negativa do empresário. Envios de informações frequentes à imprensa e outras iniciativas fizeram a mudança de imagem. Consequentemente veio a mudança da opinião das pessoas sobre o milionário. Adivinha só? Veio de brinde a mudança de visão das pessoas sobre as suas empresas.

Cada cliente de uma assessoria de imprensa tem um perfil, tem os seus problemas e as suas metas. O que Ivy Lee fez foi cuidar de seus clientes (alguns igualmente polêmicos) de maneira individual, pensando cuidadosamente em cada nota divulgada, em cada ação, mostrando ao seus clientes como se portar, o que divulgar, quando soltar uma informação e como agir em situações negativas.

Claro que a essência da assessoria não é a de mudar a imagem de empresas, mas, através da divulgação de suas boas ações surtir efeitos positivos para uma empresa.

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

🚧 Não foi encontrado nenhum conteúdo relacionado.

Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

Nós, a KAKOI

Nosso propósito é encontrar as melhores estratégias para trazer seu cliente ideal.

Por que o nome KAKOI? Quem são as pessoas que compõem nosso time? Qual é o nosso manifesto.

Vantagens clientes KAKOI

Trabalhe Conosco

Gostamos de gente “gente boa”. Você é? Se sim, bora vir trabalhar conosco e se tornar um KAKOIniano.

Clica no botão abaixo e preencha todos os campos e entre em nosso banco de talentos.

Anúncios Online

Alcançar o público-alvo certo para os produtos e serviços, através de campanhas Google Ads, Meta Ads, Linkedin Ads e outras plataformas é a missão que entregamos nessa solução.

Assessoria de Imprensa

Fazer com que o seu produto ou serviço seja divulgado pela grande mídia, gerando marketing espontâneo e trazendo credibilidade para empresa. 

Design com Estratégia

Não é só fazer a arte. É saber como fazer a arte. Nossa equipe é especialista em logos, identidade visual, diagramação e layouts on e offline.

Redes Sociais

Será que preciso ter like para ser sucesso? Não, você precisa ter estratégia. Saber o que postar, quando e quanto postar. Nosso time de social media usa os algoritmos do Facebook, Instagram, Linkedin, Perfil Google trazendo resultados reais.

Sites Inteligentes

Seu site é responsivo? Rápido? Performa bem no Google? Vende? Se você respondem “não” para qualquer uma dessas perguntas, você precisa conhecer nossos sites inteligentes. Personalizados para cada negócio e objetivo.

Projetos de Comunicação

Ideal para empresas que busquem segurança na contratação de uma agência, para as que nunca trabalharam com agência ou ainda para lançamento de produtos e serviços sazonais.

A gente liga!

Gostaria de conversar conosco sobre um projeto de comunicação? Deixa os seus contatos abaixo que retornaremos o mais rápido possível. 

Manda um oi!

Somos omnichannel. Interaja conosco através do canal da sua preferência. Tem para todos os gostos!

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.