A lição da galinha para o marketing de pessoas e empresas

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A fábula do ovo da pata e o ovo da galinha é bem conhecida e batida, mas parece que nem todos estão “cacarejando” como deveriam.

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A história é a seguinte:
O ovo da galinha é bem menor do que o ovo da pata. Por maior e mais nutritivo que seja, o ovo da galinha está em todos os supermercados. Tenta achar um único ovo de pata na feirinha da sua rua! Pois é, não tem mesmo!

Isso acontece pois a galinha faz o seu “trabalho” e cacareja! Grita para todos ouvirem. A pata é silenciosa e ninguém sabe quando ela botou seus grandes ovos. O “cacarejo” da galinha representa o marketing pessoal, que é divulgar seu trabalho quando ele está finalizado.

Se a galinha não fizer barulho, o seu “produto” perde visibilidade para o ovo da pata. Basta colocar lado a lado para perceber a diferença.

A lição está clara: fez um bom trabalho, faça barulho para que todos olhem o que foi feito – ou o seu ovo será mais um perdido ali, no meio da cesta.

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Cacarejar para seus colegas

É realmente meio decepcionante quando você consegue um resultado positivo no trabalho e ninguém dá bola – e com esse “ninguém” estamos falando de colegas de trabalho, superiores e até clientes!

Tanto trabalho para nada? E ainda tem aquela batida frase “é para isso que você é pago” ou então “ não fez mais que a obrigação”. Por mais absurdo que pareça, é muito comum.

Nem todos que fazem essa “cara de paisagem” para o seus pequenos triunfos por serem malvados. Queremos, sim, que reconheçam uma meta batida ou um contrato novo que levou semanas para ser fechado, mas o volume de trabalho dos nossos colegas pode ser tão agitado e volumoso quanto o nosso.

E ele também tem suas preocupações, suas metas e suas pequenas vitórias. Será que não está faltando você se comunicar melhor? Pense bem: assim como você quer que reconheçam seu esforço, eles também esperam o mesmo. Você está dando os parabéns para as vitórias deles?

Então vamos mudar esse cenário!

Para “cacarejar” com seus colegas e chefes, que tal enviar e-mails para todos falando o que aconteceu? Ou então pelo WhastApp do grupo da firma, tanto faz.

Converse com seus superiores para criarem rodadas de conversas, pode ser até no meio de reuniões, para que todos compartilhem suas vitórias! Assim todos ficam sabendo e incentivando uns aos outros. Procure conhecer quais são as vitórias dos seus colegas e comemore com eles! Você pode criar o ambiente também!

“Cacarejar” para seus clientes

Agora, vamos imaginar você trabalhando em uma agência de comunicação. Você conseguiu algo muito bom para o seu cliente – pode ser uma marca bem feita ou uma intermediação de negócio. O resultado foi muito bom! Ok, então você precisa comemorar. “Cacarejar” mesmo! Precisa deixar seu cliente (e os clientes deles através das redes sociais, por exemplo) sabendo da sua criação.

Muitas vezes, seu cliente está tão ocupado com seus negócios que essas pequenas vitórias passam em branco. Pode ser que ele não tenha ideia do quão difícil é conseguir que uma campanha em redes sociais funcione da maneira correta.

Sabemos que não é fácil emplacar uma matéria em um blog conhecido ou conseguir responder todas as interações no Facebook, portanto cada vitória deve ser amplamente divulgada. Isso vai trazer reconhecimento pelo seu trabalho e mostrar que você se interessa pelo crescimento do seu cliente.

Mais que comemorar, explique como foi o processo, todas as dificuldades que foram superadas e como a sua criatividade foi peça fundamental para cada logro. O cliente perceberá que pode contar com um trabalho único, engajado e transformador.

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Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

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