Era inevitável que a função de CMO (mais conhecido como Diretor de Marketing) também sofresse na pandemia. Este profissional possui a responsabilidade de ajudar empresas a reinventarem suas estratégias – seja para lançamento de produto, criar canais de vendas mais eficientes e as demais estratégias para compreender as mudanças do comportamento do consumidor.
O diretor de marketing não é mágico, nem adivinho. Este profissional trabalha com tecnologia, senso de atualidade e, o mais importante, com muita informação:
“Os CMOs focam suas atuações na liderança de uma equipe multidisciplinar dentro desta transformação digital. A pandemia foi um desafio, claro, mas serviu para mostrar que todos os profissionais precisam se preparar para a nova realidade, do gestor da empresa ao Diretor de Marketing” abre o jogo Ediney Giordani, responsável pela KAKOI Comunicação
O que mudou para o diretor de marketing?
Basicamente, o diretor de marketing de uma agência precisa se preocupar com o seu próprio negócio e com o de seus clientes – e tudo isso em um tempo recorde tão logo a COVID-19 assolou nosso planeta:
“E o mundo segue mudando rapidamente. O tempo de aprendizado ficou bem mais curto e apertado, forçando uma adaptação constante nunca vista antes. Campanhas precisaram ser pausadas, alteradas e até mesmo canceladas. Tudo precisou ganhar um novo contexto pelos novos comportamentos que vieram e as vendas online servem como exemplo”.
Revendo tudo em tempo recorde
Muitas empresas que correram para o mundo virtual precisaram adaptar o marketing. Compras 100% online, com pagamentos via PIX, por exemplo, são mudanças que seguem dando trabalho ao profissional de marketing. A pandemia forçou uma revisão de prioridades, conceitos e estratégias e ainda não acabou.
Mas de nada adianta apenas mudar uma estratégia sem saber o que se quer alcançar. Como tudo muda rapidamente na pandemia, cabe ao diretor de marketing estar em constante conversa com seus clientes finais para alinhar, com o máximo de precisão, e evitar fazer campanhas equivocadas:
“A pandemia acelerou diversos processos para absorver os milhares de novos consumidores que passaram a comprar online pela primeira vez. É o cenário de concorrência nivelado entre gigantes do mercado com novas marcas, temos ainda o pagamento via aproximação de cartão, as formas digitais como PIX, experiência de atendimento omnichannel, pedidos por WhastApp para delivery ou retirada na loja”, finaliza Ediney.
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