Se as ofertas diárias chamam a atenção e levam muita gente até os corredores dos supermercados, imagine o que aconteceria se o supermercado tivesse ofertas exclusivas para um grupo de seguidores fieis? Esse é o conceito dos clubes de vantagens (quando há prêmios e brindes exclusivos) ou clube de descontos em supermercados.
É fácil conseguir membros para este clube. A pessoa faz o cadastro via CPF – de maneira gratuita no caixa mesmo – e, em todas as compras, basta informar esse número para trocar por algum produto do mercado, selinhos para completar cartelas que serão trocadas por brindes exclusivos ou até mesmo receber descontos especiais.
Tudo pode ser otimizado por sistemas integrados nos caixas, 100% automatizado, e o clube fideliza o cliente que sabe: quanto mais comprar, mais vai ganhar!
Oferta vende, mas não fideliza
Cliente que vem pela oferta, não volta pelo preço. Ele vai de mercado em mercado atrás das famosas “Sexta do Enlatado” ou “Sábado da Peruca”, sem criar vínculo. O que muda no clube de vantagens é a maneira com que as ofertas são comunicadas aos clientes. Existem supermercados que fazem uma oferta “mais especial” para quem estiver cadastrado, melhorando a recompra.
Termômetro de vendas
Depois do cadastro, é possível acompanhar o que está sendo comprado e ter algumas ideias sobre ações futuras de marketing. O mercado tem diversos softwares de Gestão de Clientes, que se integram ao ERP do mercado de maneria fácil. Agora é usar a criatividade na criação de campanhas personalizadas.
Clubes de Vantagens melhoram até a relação com fornecedores
Você percebe que os seus clientes compram muito queijo, salame e vinho? Pronto, você pode negociar com fornecedores que trabalham com esses produtos. Ter estes dados concretos das vendas em cada unidade da sua rede de supermercado é informação que vale ouro, capaz de ajudar na negociação de produtos em quantidades e variedade. Afinal, seu supermercado vai demonstrar de onde vem a rentabilidade.
- Sabendo que seus clientes compram mais vinhos que cerveja, é possível negociar com fornecedores a compra os produtos por um preço menor;
- Os produtos são revendidos nos clubes de descontos (ou vantagens) por um preço muito melhor;
- Não há prejuízo na rede de supermercados.
- É possível oferecer aos clientes economia na hora de fazer o mercado, entregar vales-compras para garantir desconto em produtos ou serviços fora da loja.
- Oferecer descontos em promoções exclusivas em que o cliente acumula pontos que podem ser trocados por vales-compras com parceiros da rede.
- Criar campanhas em usar o cartão de crédito para ter mais vantagens no clube e ganhar milhas.
- Convidar os clientes para eventos de degustação, lançamento de produtos e até mesmo cursos e livros de culinária.
- Criar o chamado desconto progressivo, ou seja, quando comprar um segundo produto o membro do clube pode pagar apenas R$0,01 para cada unidade extra.