Assessoria de Imprensa, por que preciso desse treco?

Assessoria de imprensa? Não, isso é só para empresa grande ou celebridades! Certeza? A assessoria de imprensa é o produto de comunicação das empresas que pensam no todo de sua comunicação, ok, não são todas as empresas que precisam de assessoria de imprensa, mas a maioria delas estaria bem melhor se tivesse o auxílio de um profissional neste ramo.

Não, o assessor de imprensa não irá mentir pela sua empresa (pelo menos não os profissionais e empresas sérias), o assessor de imprensa é aquela figura que irá divulgar para o público, utilizando-se da imprensa para isso, sobre o que há de novo para se mostrar, quais as novidades dos seus serviços e outros assuntos que possam se tornar pauta.

É por este profissional também que passa a gestão de crises, sim, elas mais cedo ou mais tarde vão bater na sua empresa, mesmo que você não queira, mesmo que você não tenha culpa, ela vai chegar. Vamos a um exemplo bastante simplório mas que pode te dar um bom exemplo do que estamos falando:

José é dono de uma fábrica de móveis, ele atende todo mundo bem, tem um ótimo SAC, os funcionários são treinados, ganham remuneração justa e os móveis que vende ao mercado são de excelente qualidade, ou seja, ele não precisa de assessor de imprensa, certo? Errado! Sem pensar em nenhum tipo de crise, o assessor de imprensa poderia agregar valor ao produto falando que a madeira usada é toda de reflorestamento, que a empresa anula a emissão de gás carbônico, que a empresa já ganhou prêmios de qualidade, que o design dos móveis é reconhecido no mercado, enfim, são “N” as pautas possíveis.

Mas, o seu José, o dono, não tem autoridade sobre as condições de trabalho dos seus fornecedores, um dia, um deles chega para fazer a entrega de chapas de madeira, os funcionários sem identificação, sem uniforme e tão pouco sem o uso de equipamentos de proteção individual, os chamados IPI. Mas calma, não acontece nada com eles, estão todos bem. Infelizmente não podemos falar o mesmo sobre o ponto de ônibus que fica exatamente na frente da fábrica, que ficou totalmente quebrado quando esse caminhoneiro do fornecedor deu uma ré e o quebrou, foi embora e ponto!

Ainda não me convenci, o que o assessor de imprensa tem com isso? Tudo. Pense que neste mesmo dia caiu um toró, pense que neste ponto, durante o dia irão passar uma dona de casa, uma adolescente que ama redes sociais e um fã de programas de rádio, todos eles vão dizer que o caminhão da empresa do Seu José quebrou o ponto de ônibus. Pense que a dona de casa irá falar para as amigas, a adolescente vai postar fotos com a empresa do seu josé como fundo e que o fã de programas de rádio irá ligar para várias emissoras para denunciar o abuso do seu José.

Quem vai “defender” a empresa. Quem vai contar que o coitado do seu José também já havia percebido o ocorrido e já comprou o material para a construção de outro ponto com seus próprios recursos? O vendedor? O gerente? O porteiro? Não, o assessor de imprensa. Ele vai fazer essa ponte com a sociedade, ele vai contar para a imprensa e responder nas redes sociais da empresa que além de consertar o ponto o seu José resolveu colocar um banco para o pessoal com a mesma qualidade dos móveis que vende, que esta fabrica emprega X funcionários diretos e Xy indiretos.

É o assessor de imprensa que vai aproveitar a deixa e divulgar ao mercado o compromisso social da empresa, dos benefícios que a empresa dá aos funcionários e como isso proporciona uma melhor qualidade de vida. Enfim, o assessor de imprensa irá deixar o pequeno evento da quebra do ponto de ônibus como deve ser, pequeno, mas este gancho irá trazer enorme repercussão positiva para a empresa, tudo porque o assessor de imprensa fez o seu trabalho.

Ainda se pergunta a importância do assessor de imprensa?

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Sobre o Autor:

Ediney Giordani

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