Se você não mora em uma caverna em Atlântida, com certeza tá ligado que o X (antigo Twitter) está bloqueado no Brasil. O ministro mais polêmico do Brasil, Alexandre de Moraes colocou multa e o Elon Musk, dono do X, não pagou. Então, determinou que a ferramenta tivesse um representante no Brasil, o que Musk também ignorou, então, entre ataques e citações online, o X saiu do ar.
E aí? Faço o que da minha vida?
Em um primeiro momento os brasileiros se arriscaram no Threads, um puxadinho do Instagram, mas o algoritmo e feed confusos não conquistaram os corações tupiniquins e então, um céu azul se apresentou como a solução, aliás, literalmente: o Blue Sky. Essa semana a ferramenta comemorou mais de 2 milhões de usuários brasileiros.
O BS é tipo um Twitter das antigas, tem limitador de caracteres, você segue quem quiser, bloqueia quem quiser, não tem distinção entre pago ou não, até porque só tem conta grátis e, por enquanto, o pau não quebra como no X.
E aí 2 a missão: Vale a pena abrir uma conta nessa ferramenta nova?
A resposta é um sonoro, não sei, mas, vejamos os fatos:
– Com a guerra política em torno do X, não há previsão de Elon Musk nomear um representante no Brasil e bloquear as contas que o STF determinou. Tampouco o STF vai recuar e liberar a rede social apenas por uma aclamação pública. Aliás, nem tão aclamação assim, no país, o X tinha perto de 20 milhões de contas, pouco mais de 50% realmente ativa. Então, estamos falando de um universo, barulhento, de pouco mais de 10 milhões de pessoas.
– Grande parte dos perfis de nome já migraram para o Blue, contas como Felipe Neto, Choquei, e as principais redes de tv, times de futebol, comediantes e influenciadores já estão por lá, isso deve atrair ainda mais pessoas para a rede.
– Eu sei que você lembra do Koo, uma rede que conquistou os brasileiros por alguns dias e foi sumariamente abandonada, e você pode estar certo, porém, dessa vez o Blue Sky não tem concorrente, na época do Koo o Twitter tava lá, feliz e alegre com suas postagens. Além disso, ontem, o Jornal Nacional, programa de tv de maior audiência do Brasil divulgou entre os seus canais sociais o Blue Sky e sua borboletinha, isso quer dizer muito.
– Como brasileiro gosta de politizar tudo, há uma resistência de grandes figuras da direita brasileira em adentrar na plataforma. Figuras como Nikolas Ferreira e Silas Malafaia ainda não entraram na rede e disseram que não o farão, já Carlos e Eduardo Bolsonaro estão por lá.
Então, pode ser fogo de palha? Sim.
Mas nunca duvide do hábito. A depender do tempo de bloqueio do X no Brasil, se é que ele voltará (acho que sim), as pessoas podem simplesmente se acostumar com o “jeitinho” do BS e preferir ficar por lá.
Nossa opinião é, sim, crie a sua conta e fique à espreita.
Vai que…