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Cuidando bem da identidade visual de uma empresa

IMG_9522Qual é a importância da identidade visual de uma empresa? Essa pergunta pode parecer simples, mas na verdade envolve muito estudo profissional e conhecimento técnico – além, claro, de uma dose de sensibilidade.

A diretora de arte da kakoi Comunicação, Carol Macedo, explica que a a identidade visual, ou a marca, é o que define uma empresa. “É a alma dela. Como o nome diz, é uma identidade. Da mesma forma que todos temos nosso RG, para nos identificarmos, a empresa tem a marca e sua identidade visual. Só assim ela ganha uma personalidade para os consumidores e passa a ser lembrada” abre a conversa Carol.

Mas na hora da criação desta identidade, a dúvida surge em quem define a linguagem e o comportamento desta identidade visual: seria o empresário com o conceito todo da companhia ou quem vai criar o projeto final?

Carol entende que a responsabilidade toda pertence ao grupo de profissionais da área (publicitários e designers), pois apenas eles possuem o conhecimento adequado.

“O conceito é desenvolvido diante de um estudo com o empresário. Precisa-se saber quais as características da empresa que valem serem ressaltadas e o que ela quer passar para os seus consumidores. Tecnológica, moderna, despojada? Dessa forma, todos os elementos visuais para a identidade da empresa são criados com base nesse conceito (cores, tipografia, elementos, iconografia, etc)” explica a diretora de arte.

Para definir o diferenciado
Uma comunicação visual bem feita é aquela que consegue explicar o porquê daquele produto ou serviço ser diferenciado. Carol aponta que tudo depende do conceito que a empresa quer passar para os consumidores e clientes – e exemplifica:

“Estamos falando de um novo refrigerante, por exemplo. A tendência é trabalhar, primeiro, com cores frias como o azul ou o verde, já que elas transmitem a sensação de refrescância, diferente das cores quentes”.

O segredo de tudo, para Carol, nada mais é do que estabelecer com precisão esse conceito e depois criar uma identidade que respeite ele, para se posicionar no mercado de maneira correta e repassar o conceito todo para os consumidores. “Assim, tenho certeza de que a marca será lembrada na hora da compra ou consumo de forma adequada”.

Investindo sempre
O investimento em identidade visual engloba muitos aspectos, e Carol aponta a contratação de uma agência como essencial para tudo fluir muito bem. “Nisso serão desenvolvidos estudos para elaborar a marca e toda sua identidade visual, como marca, papelaria, identidade para demais materiais institucionais e promocionais relacionados à empresa.

E para saber se tudo está funcionando, basta que seja feita uma pesquisa sobre o produto diretamente com o consumidor final. Segundo Carol, é preciso saber o que este consumidor pensa da empresa e quais são os motivos que o levam a consumir este ou aquele produto.

“O ideal é analisar quais são essas as características que consumidor mais se identifica, por exemplo. Com isso, conseguimos saber se o conceito está sendo vendido de forma correta através da identidade da empresa” finaliza Carol.

Marcas Marcantes
Pedimos para Carol apontar 03 identidades de empresas que ela considera marcante – menos as de clientes da kakoi Comunicação, para que o resultado seja imparcial.

“Marcantes considero as globais (até mesmo porque são sempre lembradas) Coca-Cola, Nike e McDonalds. Você remete o vermelho facilmente com a Coca-Cola, o símbolo da Nike já dispensa o uso da palavra Nike, e o McDonalds com o vermelho e amarelo marcantes e seu símbolo. Conseguimos pensar nessas marcas sem muitos esforços e sem sermos consumidores delas. Tudo isso é graças ao trabalho de branding. Aliás, um bom trabalho de branding.”

Sobre a Carol
Carol Macedo é diretora de arte da kakoi Comunicação, adora cinema e nas horas vagas brinca de fotógrafa e joga muito game por aí com a galera.

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Por KAKOI
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