Parece que todo mundo virou comunicador. Postar no Facebook qualquer link daqueles sites com nomes bizarros (algo como MeuBrasil666, O Grande Avaliador ou qualquer outra bobagem do gênero) já faz com que o internauta se sinta um jornalista. Uma foto com filtro do Instagram faz com que o seu tio se sinta o próprio Sebastião Salgado! Gravar um marmanjo falando apenas sobre os assuntos da sua bolhas e publicar no YouTube – muitas vezes desfilando ódio na sua fala – atrai a atenção de pessoas que pensam igual e nunca deixam esta redoma.
Claro que o avanço da tecnologia remodelou a forma como nos comunicamos, o que é excelente, porém, esta nova realidade abriu as portas para as Fake news. Por isso é que a assessoria de imprensa se faz tão necessária nos dias de hoje. O trabalho da assessoria de imprensa para divulgação de marcas nos principais veículos do país e, consequentemente, nas redes sociais, deixou de ser acessório e já é artigo de luxo.
Quando falamos em jornalismo, a primeira coisa que muitos imaginam é Fake news muito por culpa destas pessoas que disseminam informações falsas – e o pior, de pessoas que preferem acreditar em sites poucos confiáveis e não mais nos grandes portais.
É preciso ter muito cuidado com notícias falsas e a sua repercussão negativa!
Pense na sua empresa, por exemplo, no seguinte ciclo:
— Sai uma notícia ou informação falsa sobre o seu negócio
— Alguém publica nas redes sociais e marca os amigos
— A imagem do seu negócio pode ficar seriamente arranhada
É urgente um remédio contra essa praga! É fundamental um profissional de comunicação criar uma nota oficial esclarecendo toda a situação. Esta nota precisa alcançar os grandes veículos e principais influenciadores com a versão oficial. Fica mais fácil refutar possíveis acusações e manter um posicionamento claro.
As notícias falsas são uma realidade em todo o mundo e motivo de preocupação para todas as empresas. Tenha sempre informações com credibilidade e transparência na divulgação de sua marca, com campanhas corretas que sejam adequadas às boas práticas da comunicação.
Assessoria de imprensa é o remédio mais adequado!