Fim dos cookies de terceiros vai impactar o seu marketing

Desde o dia 1º de agosto, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD, lei nº 13.709) pode ser usada para punir empresas que não seguirem as devidas regras de proteção às informações pessoais cedidas por clientes e usuários.

É bom que o seu negócio fique atento com esta novidade da legislação no Brasil (e de outros países), pois as empresas precisarão adotar mais medidas de segurança digital para garantir um pouco mais de transparência e privacidade no uso dos dados de seus consumidores.

E essa mudança pega em cheio a questão do fim dos cookies de terceiros (ou third party cookies). No mais popular dos navegadores, o Chrome, o suporte acontece até meados de 2023.

Em outras palavras: teremos impacto nos negócios de diversas empresas! 

Ediney Giordani, CCO da KAKOI Comunicação, explica que o cross-site, a coleta de dados entre websites, até então é facilitada justamente pelo uso de cookies third-party: “Agora esta coleta de dados será bem mais restrita. É uma forma de se estar em conformidade com as  leis de proteção de dados pessoais. Claro, a previsão é que o processo seja totalmente implementado apenas no decorrer de 2022, por isso ainda temos alguns meses para a adaptação”.

Nas palavras do general manager da Adobe para América Latina, Federico Grosso, estes third party cookies são amplamente utilizados como ferramenta de publicidade e marketing para ajudar marcas a adquirir e fidelizar novos consumidores no ambiente digital. Uma pesquisa recente da eMarketer mostrou que mais de 77% dos sites utilizam cookies de rastreamento – e se separarmos apenas anúncios digitais, esse dado sobe para 82%.

Com o fim dos cookies de terceiros, todas as empresas deverão adotar uma nova abordagem para seguirem crescendo com estratégias baseadas em plano de dados próprios.

O que fazer sem estes cookies de terceiros?

Opere apenas em um único domínio
Mais do que nunca, o ideal é começar a vincular todas as suas propriedades digitais em um único domínio – e com isso, capturar o comportamento em torno dos diferentes pontos de contato que mantêm com seus clientes.

Consolide os dados
Capturar a informação é apenas o começo. Agora é fundamental mantê-la ordenada e segura. Os processos de tratamento da informação precisam de uma estrutura clara. Ou seja, os dados que são muito relevantes para a compreensão da jornada do cliente podem estar disponíveis em um só lugar sem correr riscos.”

Compreenda a durabilidade dos identificadores
Fique atento com o tempo em que as empresas podem manter as informações e o tipo de domínio que os consumidores têm para solicitar uma cópia dos dados. 

Estamos começando uma nova era, uma era sem cookies de terceiros.  

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

🚧 Não foi encontrado nenhum conteúdo relacionado.

Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

Nós, a KAKOI

Nosso propósito é encontrar as melhores estratégias para trazer seu cliente ideal.

Por que o nome KAKOI? Quem são as pessoas que compõem nosso time? Qual é o nosso manifesto.

Vantagens clientes KAKOI

Trabalhe Conosco

Gostamos de gente “gente boa”. Você é? Se sim, bora vir trabalhar conosco e se tornar um KAKOIniano.

Clica no botão abaixo e preencha todos os campos e entre em nosso banco de talentos.

Anúncios Online

Alcançar o público-alvo certo para os produtos e serviços, através de campanhas Google Ads, Meta Ads, Linkedin Ads e outras plataformas é a missão que entregamos nessa solução.

Assessoria de Imprensa

Fazer com que o seu produto ou serviço seja divulgado pela grande mídia, gerando marketing espontâneo e trazendo credibilidade para empresa. 

Design com Estratégia

Não é só fazer a arte. É saber como fazer a arte. Nossa equipe é especialista em logos, identidade visual, diagramação e layouts on e offline.

Redes Sociais

Será que preciso ter like para ser sucesso? Não, você precisa ter estratégia. Saber o que postar, quando e quanto postar. Nosso time de social media usa os algoritmos do Facebook, Instagram, Linkedin, Perfil Google trazendo resultados reais.

Sites Inteligentes

Seu site é responsivo? Rápido? Performa bem no Google? Vende? Se você respondem “não” para qualquer uma dessas perguntas, você precisa conhecer nossos sites inteligentes. Personalizados para cada negócio e objetivo.

Projetos de Comunicação

Ideal para empresas que busquem segurança na contratação de uma agência, para as que nunca trabalharam com agência ou ainda para lançamento de produtos e serviços sazonais.

A gente liga!

Gostaria de conversar conosco sobre um projeto de comunicação? Deixa os seus contatos abaixo que retornaremos o mais rápido possível. 

Manda um oi!

Somos omnichannel. Interaja conosco através do canal da sua preferência. Tem para todos os gostos!

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.

toto slot toto 4d togel slot rupiahtoto