Guerra de Preços: como fugir dessa má ideia no mercado

Você ainda deve lembrar dos tais clubes de descontos como Peixe Urbano e suas cópias, algumas ainda perambulam por aí tentando se reinventar, mas não, não deram certo. Por quê?

Porque a despeito da premissa ter sido boa, “divulgar novos locais para novos consumidores“, a execução, a cultura e principalmente o modo de venda, foram pessimamente executados.

Pra você que estava em marte, ou nem vivo era na época, funcionava assim:

– 1 representante do site ia até o estabelecimento e “vendia” um desconto
– o desconto virava destaque no site em questão que começava as “vendas”.
– em teoria, o consumidor comprava algo que normalmente valeria 10 por 5, conheceria o local, se apaixonaria e voltaria.

Na teoria, porque na prática:

– como era barato, virou festa.
– muitas vezes o consumidor comprava, mas não consumia.
– o mais grave: na maioria das vezes o estabelecimento separava o cliente “normal” do cliente de “desconto”, oferecendo um serviço  menor, ou seja, ruim, o cliente, ainda que tivesse pagado barato não gostava da experiência e não voltava.

Fiz muitas compras desses cupons, alguns como o Le Rechaud (propaganda de grátis) valeram muito a pena, paguei 50% do preço, tive um atendimento perfeito e voltei muitas vezes.

Também comprei de uma churrascaria chamada em Santa Felicidade (já fechada, estranho, né?) em que me separaram dos “normais”, no meu lado era mais fácil ver um ET do que um garçom e quando apareciam, “tome, linguiça!”. Evidentemente, nunca voltei.

Mas o que aconteceu?
Primeiro, é de uma inexperiência sem tamanho não oferecer o seu melhor serviço para quem nunca te viu, ele nunca voltará. Segundo que, ao entrar nos tais sites de desconto, você está entrando em uma guerra de preços. Por mais que a premissa inicial seja bacana, as pessoas que compraram não entraram na experiência, não compraram pela comida, pelo serviço, mas sim porque estava “barato”.

– Ah, mas Ediney, então não posso fazer promoção?
– Quem escreveu isso, cara pálida?

Claro que pode. Mas isso difere de segregar clientes.
Quando você faz uma promoção faz para os teus clientes voltarem ou girarem uma mercadoria que precisa girar, não para atrair novos clientes. Se esse for o objetivo, está errado.

Para atrair novos clientes você precisa de estratégia “online” ou “foradoline”.
Você precisa se posicionar, e para isso temos o Brand Positioning.
Você precisa anunciar e estar presentes em redes sociais.

Não é guerra de preço.
Nessa guerra a mensagem é a seguinte:

– Querido, cliente: é o seguinte, estamos vendendo barato porque não sabemos nos posicionar. Também, concordamos que, caso você encontre o mesmo produto ou o mesmo serviço até R$1 mais barato, sinta-se à vontade em nos trocar. Entendemos, afinal, não sabemos o que está acontecendo mesmo.

Fuja de guerra de preços!
Ela só vai prejudicar a sua imagem, a sua margem e principalmente o seu futuro.

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Sobre o Autor:

Ediney Giordani

Jornali$ta, xoxial mídia, blogueiro, podca$teiro, e$crevinhador de livro$, Chão de Fábrica na KAKOI. Você encontra Ediney em todas as redes sociais.

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