Instagram mudou na carona do TikTok e o seu negócio precisa se adaptar agora!

O Instagram  é a rede social que engloba todo mundo. Abrange o público mais jovem do TikTok e o público mais conservador do Facebook – e era esperado que os negócios começassem a migrar sua comunicação para esta rede social. A novidade é que o Instagram mudou a sua forma de ser e as empresas vão ter que se adaptar.

O Instagram já está priorizando a entrega de conteúdo em vídeo, diferente das fotos e imagens que sempre foram associadas com a rede social. Já fizeram testes para mostrar conteúdo em tela cheia de olho no mobile justamente pelo crescimento online para as principais plataformas, incluindo o Insta: “De fato, as redes sociais se tornaram competitivas entre elas e o TikTok, ao lado do YouTube, foi o principal tempero que impulsionou a mudança do Instagram. Até mesmo o  YouTube criou um recurso para vídeos mais curtos, então o mercado já está seguindo o caminho ditado pelos costumes nas redes sociais” explica Thiago Andrade, gestor de redes sociais da KAKOI Comunicação.

Como ficam as marcas nesta mudança?
Este é o grande desafio. Ou as empresas entendem rápido  o que mudou e já se adaptam, ou podem perder muito mercado. Thiago lembra que será cada vez mais difícil conseguir propagar espontaneamente qualquer conteúdo e essa tendência vai ficar cada vez mais restrita:

“Agora vai pesar a criatividade, o conteúdo cada vez mais relevante e as parcerias com influencers. Mais do que nunca, as agências de comunicação terão papel fundamental nesta análise do que fazer. O Instagram como conhecemos, das fotos de viagens e de sobremesas deliciosas, já é coisa do passado. O Instagram  vai dar prioridade para produtores de conteúdo, então as empresas vão ter que criar melhores estratégias, conteúdos e pagar mais para aparecer”

O feed será outro
As mudanças englobam ainda recomendações de vídeos em tópicos para seguir, prioridade para vídeos que geram entretenimento e, a grande novidade, um feed que poderá mostrar vídeos de pessoas que o usuário nem segue:

“Estamos diante de uma nova maneira de assistir vídeos, com um Instagram já preparando uma interface bem mais amigável pensando em vídeos gravados via celular. A rapidez será maior ainda na geração de conteúdo” completa Thiago.

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