Imagine que você está no Google, digite “como cuidar de gatinhos” e descubra um texto longo sobre o assunto. De repente, no meio da publicação, aparece um tópico destacado falando sobre como alimentar filhotes. Ao passar o mouse, você percebe que há um link para outro conteúdo, no mesmo site, falando sobre a escolha da ração ideal para filhotes de gatos. Pronto, você acaba de presenciar, na prática, o Link Building em ação.
Essa estratégia cria novas conexões e traz autoridade para qualquer página, fazendo com que os principais buscadores reconheçam tal conteúdo como sendo relevante.
Como a Inteligência Artificial Melhora o Link Building?
Para manter essa estratégia no mais alto patamar, as agências de comunicação estão se especializando em aplicar Inteligência Artificial para arquitetar quais são os pontos de link building ideais, como explica Ediney Giordani, Especialista em Marketing Digital da KAKOI Comunicação:
“IA é uma ferramenta que, se bem utilizada, automatiza etapas de criação encontrando os pontos relevantes e mais quentes para acrescentar backlinks. Sim, precisa ter uma equipe multidisciplinar de comunicação para abastecer a ferramenta com grandes volumes de dados atualizados para identificar certos padrões e descobrir onde criar e aplicar links mais visíveis.”
Ferramenta em Constante Evolução
O uso de IA consegue estruturar o que será feito, nas melhores práticas, mas o resultado vai depender muito do trabalho da agência de criar o chamado prompt (os comandos), retrabalhar o resultado e publicar na página manualmente.
“IA descobre oportunidades de backlinks, e isso é perfeito no momento de planejar publicações rapidamente, mas a velocidade com que a IA muda é vertiginosa e constante. Essa combinação entre IA com uma equipe de comunicação experiente gera estratégias de Link Building relevantes.
Ediney lembra, no entanto, que essa análise de dados em grande escala precisa ser diária, pois a IA aprende todos os dias. Muitas vezes, um comando precisa ser alterado, novos dados inseridos e o trabalho de lapidar o que está alimentando a IA é constante:
“IA é uma ferramenta em construção contínua, portanto quanto mais um profissional de comunicação estiver identificando padrões, entendendo quais são as tendências e não estacionando em apenas uma ferramenta, melhores serão os resultados” completa.
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