A Inteligência Artificial chegou de vez no mundo do marketing digital e os resultados são positivos: aumento de até 20% na receita das empresas, de acordo com estudo da PwC. No entanto, utilizar IA generativa é bem diferente do dono da empresa abrir o Chat GPT e dar o comando para criar qualquer ação: precisa de profissionais de marketing habituados com ferramentas mais precisas e, principalmente, que entendam como funciona a IA Generativa.
Caso sua pergunta seja se precisa de agência de comunicação para fazer tudo isso, a resposta é: sim!
Vamos explicar certinho, acompanhe!
O que é IA Generativa e como ela pode ser usada para criar conteúdo de marketing?
Basicamente, é a união de IA com a capacidade que profissionais de comunicação têm para analisar conjuntos de dados. Olha, essa união realmente abre portas digitais! Profissionais de marketing que saibam utilizar essas ferramentas (sim, IA é ferramenta) conseguem descobrir como está o comportamento dos consumidores agora. Quando digo “agora”, quero dizer “em tempo real” mesmo!
Não se engane: saber quais são as preferências dos consumidores entrega muitos insights para criar conteúdo baseado nas preferências. É a chamada análise preditiva, ou seja, a criação de conteúdo para qualquer ação:
- Campanhas de marketing no Google;
- Postagens em blogs;
- Criação de vídeos;
- Ações de mídias sociais.
É bom deixar claro que o sucesso dessas ações, diretamente com o consumidor, precisa começar a partir dessa análise.
Automação de processos de marketing funciona com Inteligência Artificial?
São muitas ações e há uma certa tendência para campanhas de e-mail e melhoria nas interações por meio de chatbots. Tudo isso, claro, com rastreamento e relatórios em tempo real sobre o que está sendo o desempenho de determinada campanha.
É possível acompanhar uma segmentação de público e criar insights com Inteligência Artificial?
Se considerarmos que uma agência de comunicação consegue utilizar IA para analisar tanto o comportamento de seus clientes quanto dados demográficos do público, é possível sim! Muitas das melhores campanhas nascem assim, com estratégias de segmentação que utilizam IA em algum momento.
Como é possível usar dados com IA para criar campanhas?
Ajustando campanhas de marketing de clientes usando metas específicas. Lembre-se que a IA traz pesquisas, justamente por se basear em um conjunto de dados absurdamente grande. Quando tudo estiver devidamente processado e analisado, é meio caminho andado para descobrir insights e tendências do que está sendo vendido/procurado neste momento.
E olha que bacana: é possível usar algoritmos de aprendizado de máquina justamente analisando postagens!
Podem ser informações que chegam através de uma rede social, algum aumento relevante nas pesquisas no Google, arquivos de áudio, novos vídeos e, claro, dados de vendas: tudo pode ser utilizado como base para campanhas que valem a pena investir!
Essa análise, aliás, é conhecida pelos profissionais de comunicação justamente por utilizar dados históricos para compor um cenário capaz de antecipar tendências, o famoso BI (Business Intelligence)
Pense no pote de ouro que isso representa: conseguir observar uma demanda que está prestes a estourar e, com isso, criar ou refinar estratégias de comunicação!
Uma agência competente vai fazer justamente isso:
- Descobrir o que está sendo vendido no mercado com análises de dados com IA;
- Integrar o que foi descoberto na estratégia de marketing de cada cliente;
- Ter ideias e tomar decisões de maneira inteligente, ou seja, muito mais informadas do que antigamente;
- Sabendo o que estão buscando e como fazer, é hora de direcionar os recursos para onde os ventos estão soprando.
IA no marketing vai direto ao ponto, levando produtos e serviços certos para os consumidores que mais precisam no momento em que estão procurando!
Muita coisa, não é?
Então permita que a KAKOI faça esse trabalho todo, que passa também pela otimização de conteúdo com palavras-chave que importam, ações em redes sociais pontuais, análise do que a sua concorrência está fazendo e, claro, toda esta previsão de tendências de mercado.
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