Meta

Meta: gigante já faturou mais de 50 milhões de reais com monopólio em eleições

A Meta, empresa de Mark Zuckerberg responsável pelo Facebook e Instagram, já acumula mais de R$ 51,2 milhões em receitas provenientes de campanhas políticas brasileiras em 2024, conforme divulgado nesta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A empresa é a única que realmente ganhou com o pleito nacional. Comparando com as eleições municipais de 2020, as últimas realizadas no Brasil, o crescimento foi de quase R$ 14 milhões.

Como a Meta se tornou a única plataforma para campanhas eleitorais?

Para Ediney Giordani, especialista da KAKOI Comunicação, essa mudança posiciona definitivamente as redes sociais como ferramentas indispensáveis para qualquer campanha eleitoral, especialmente após o Google, seu maior concorrente, ter decidido não aceitar anúncios políticos este ano:

“Essa ausência de uma concorrência direta do Google, como aconteceu em outras eleições, transformou a Meta na única plataforma digital para partidos e candidatos chegarem às pessoas, pelo menos no impulsionamento de suas campanhas. Na prática, todas as plataformas da Meta com esse poder de anúncio, ou seja, Facebook e Instagram, consolidaram sua presença com mais intensidade no Brasil”.

Quantos usuários ativos fazem parte das redes sociais da Meta no Brasil?

As campanhas políticas tiveram ganhos enormes em termos de alcance, como demonstrado pelos dados do Data Reportal 2024. Só o Instagram possui 134,6 milhões de usuários ativos no Brasil, enquanto o Facebook conta com mais de 111,3 milhões de cadastros.

Qual o papel das agências de comunicação nas eleições de 2024 no Brasil?

O alcance potencial para candidatos é, naturalmente, o caminho para atingir um número considerável de eleitores, incluindo indecisos, fato que as agências de comunicação já estavam preparadas desde o início do ano.

“A movimentação já era uma rota calculada pelos profissionais de comunicação, que, sabendo das mudanças, se prepararam para esta nova realidade, criando campanhas dentro das regras do TSE e das próprias redes, direcionando os investimentos conforme a política de gastos na chamada pré-campanha”.

As redes sociais irão substituir o horário eleitoral na TV?

As previsões de que as redes sociais iriam tomar espaço ou ganhar terreno em relação a outras formas tradicionais de comunicação agora se mostram realidade, visto que candidatos que não contam com horário eleitoral na TV concentram sua visibilidade nas redes sociais.

“O planejamento fez diferença nestas eleições e seguirá assim nos próximos pleitos. Verbas concentradas no online irão substituir, em um futuro próximo, o próprio horário eleitoral”, finaliza o especialista.

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

Nós, a KAKOI

Nosso propósito é encontrar as melhores estratégias para trazer seu cliente ideal.

Por que o nome KAKOI? Quem são as pessoas que compõem nosso time? Qual é o nosso manifesto.

Vantagens clientes KAKOI

Trabalhe Conosco

Gostamos de gente “gente boa”. Você é? Se sim, bora vir trabalhar conosco e se tornar um KAKOIniano.

Clica no botão abaixo e preencha todos os campos e entre em nosso banco de talentos.

Anúncios Online

Alcançar o público-alvo certo para os produtos e serviços, através de campanhas Google Ads, Meta Ads, Linkedin Ads e outras plataformas é a missão que entregamos nessa solução.

Assessoria de Imprensa

Fazer com que o seu produto ou serviço seja divulgado pela grande mídia, gerando marketing espontâneo e trazendo credibilidade para empresa. 

Design com Estratégia

Não é só fazer a arte. É saber como fazer a arte. Nossa equipe é especialista em logos, identidade visual, diagramação e layouts on e offline.

Redes Sociais

Será que preciso ter like para ser sucesso? Não, você precisa ter estratégia. Saber o que postar, quando e quanto postar. Nosso time de social media usa os algoritmos do Facebook, Instagram, Linkedin, Perfil Google trazendo resultados reais.

Sites Inteligentes

Seu site é responsivo? Rápido? Performa bem no Google? Vende? Se você respondem “não” para qualquer uma dessas perguntas, você precisa conhecer nossos sites inteligentes. Personalizados para cada negócio e objetivo.

Projetos de Comunicação

Ideal para empresas que busquem segurança na contratação de uma agência, para as que nunca trabalharam com agência ou ainda para lançamento de produtos e serviços sazonais.

A gente liga!

Gostaria de conversar conosco sobre um projeto de comunicação? Deixa os seus contatos abaixo que retornaremos o mais rápido possível. 

Manda um oi!

Somos omnichannel. Interaja conosco através do canal da sua preferência. Tem para todos os gostos!

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.