Tudo o mundo já sabe que os celulares atualmente dominam o globo. É quase impossível você sair na rua e não ver alguém olhando seu celular e comunicando através dele. Estes aparelhos móveis se tornaram parte de nossas vidas e negar essa realidade seria quase como negar a nossa própria existência.
Com isso, é de todo natural que vários conceitos vão mudando e se adaptando a essa nova realidade. As próprias empresas aprenderam a viver e a negociar através do celular dando total crédito a uma ferramenta que é vital para o dia a dia de qualquer empresa.
A expressão mobile marketing é hoje mais que nunca algo a ser valorizado e ambicionado por qualquer empresa que deseje solidificar seu sucesso. Podemos mesmo afirmar que é essencial para qualquer negócio atual. Tem várias indústrias apostando no mobile marketing para fazer crescer seus lucros. Um dos exemplos mais interessantes é o mercado dos casinos móveis que vê nos anúncios mobile uma das melhores fontes de angariação de novos clientes.
Sendo o smartphone a principal fonte de acesso à internet, é natural que os peritos em marketing virem suas atenções para o potencial dos aparelhos móveis e sua capacidade de chegar perto dos clientes. Se estima que no Brasil atualmente existem mais de 72 milhões de pessoas usando diariamente seus smartphones, e várias vezes por dia.
Mas o que é mobile marketing e como utilizá-lo? Explicando melhor o que é o mobile marketing, podemos definir ele por um grupo de estratégias de marketing que buscam aproveitar todas as funcionalidades e características desses dispositivos móveis para assim interagir de modo mais direto e estratégico com os clientes atuais e também com clientes futuros.
A razão para isso é que no mundo atual o celular é mais que nunca uma porta para o comércio. Esteja você comprando produtos ou serviços, o fato é que tanto o usuário privado como as grandes empresas já buscam e compram imensos serviços através do smartphone. As próprias tendências do mobile marketing em 2017 apontam para isso mesmo.
Tem até muitos negócios importantes sendo fechados através dum simples clique ou passar de dedo na tela do celular, e a tendência é só para aumentar. Agora você já está começando a entender toda a importância desse novo veículo de marketing.
Mais ainda, o celular permite determinadas estratégias de marketing graças a todo o avanço da tecnologia. Por exemplo, com o sistema de localização (GPS) em seu celular, todos os anunciantes da área poderão oferecer a você serviços e produtos localizados sem que você tenha de ver anúncios para oficinas mecânicas ou restaurantes a vários quilômetros de distância. Com este sistema, se você procura um restaurante perto de você numa cidade que não conhece, o mobile marketing vai te exibir anúncios localizados e mostrar os restaurantes bem perto de sua localização atual.
Isso é benéfico para você mas também para as empresas que veem seu investimento mais rentabilizado. Com isso, elas chegam mais perto de potenciais clientes; toda a taxa de sucesso é muito grande ao apresentar um anúncio localizado.
Mais ainda, com aplicativos e redes sociais como o Facebook ou Instagram a serem maioritariamente usados no smartphone, todo o potencial do mobile marketing assume proporções ainda maiores.
O mobile marketing é uma realidade e sua utilização só vai crescer cada vez mais pois se estima que já em 2018 mais de 50% de toda a navegação online seja feita a partir dum smartphone ou aparelho móvel.
Fonte: Mundo do Marketing