O chefe pode controlar o seu computador e monitorar suas redes sociais?

Startup Stock Photos
Startup Stock Photos

Recentemente a KAKOI Comunicação falou sobre controle das redes sociais de funcionários e por isso voltamos ao tema que está tão em moda ultimamente. Desta vez vamos focar o uso de computadores da empresa (a rede interna) e o uso da internet e das redes sociais fora do horário de trabalho.

Seja você é empregador ou colaborador, seguem dicas valiosas para evitar problemas laborais e até mesmo jurídicos na sua carreira.

Uso de computador da empresa
É bem comum que o colaborador precise estar usando todo o equipamento e a rede da empresa onde trabalha, mas o uso interno desta estrutura não pertence ao empregado, e sim é propriedade da empresa. Os tribunais trabalhistas aceitam, inclusive, que os chefes monitorem as atividades, que espelhem as telas para ver se eles estão vendo e-mail pessoal ou redes sociais durante o trabalho. Porém, para que isso tudo isso tenha validade, o empregador precisa colocar tudo por escrito no contrato de trabalho.

Em outras palavras, o empregado só poderá ser monitorado quando ele tiver ciência via contrato de trabalho de tal prática – ou ele poderá alegar privacidade invadida.

Se estiver tudo em contrato, tudo pode ser monitorado. O empregador pode usar o histórico de navegação como prova para uma demissão por justa causa quando o equipamentos da empresa estiver sendo usado para fins particulares – e isto está proibido de acordo com o contrato de trabalho.

Relembrando (e vale bater nesta tecla) que para tudo isso valer é preciso que haja um termo de ciência de que o contratado está sendo monitorado. Sem o contrato, o empregado pode buscar na justiça um dano moral pois estava sendo invadido em sua privacidade.

Uso da Internet e das redes sociais fora do ambiente de trabalho
Este é outro ponto polêmico que, com alguns cuidados, pode evitar dores de cabeça.

Todas as regras que se aplicam ao funcionário dentro da empresa quando ele esta mandando um e-mail ou está nos corredores da “firma” conversando com outras pessoas se aplicam nas redes sociais. Se ele falar mal (denegrir a empresa ou quem trabalha nela) pode sofrer as consequências.

As regras trabalhistas permitem que, se ele estiver denegrindo a imagem da empresa (não em uma situação de liberdade de expressão, mas com intenção de prejudicar a moral da empresa), ele pode ser demitido por justa causa.

Mas cuidado! Se o colaborador falar em tom de crítica, questionando algum procedimento dentro da empresa que ele não considera o mais ético possível e que poderia ser melhorado (um aumento de salário, por exemplo), isso dificilmente vai caracterizar uma demissão por justa causa – ele consegue reverter. Mas é direito do empregador demitir dentro dos trâmites da lei.

Nestes casos vai ficar a critério do empregador e ele não precisa se justificar. É um direito do chefe, se ele ver nas redes sociais que o colaborador está questionando o procedimento do empregado, demitir mas, (reforçando) não por justa causa.

Calúnia, difamação e injúria! Olha a responsabilidade dos atos
Além da demissão do funcionário, existe ainda a responsabilidade civil ou criminal quando o colaborador causar prejuízo à empresa ou aos seus colegas de trabalho.

O colaborador pode:
– ser demandado na justiça pagando dano moral na esfera civil
– responder na esfera criminal e ser condenado pelo crime de injuria, calúnia e/ou difamação
– ser processado pelos colegas que se sintam ofendidos

Vale lembrar que:
– Injuria é quando o que está sob ataque é a dignidade da pessoa (somente vale para pessoas físicas, ou seja, o contratante e os colegas de trabalho);
– Difamação ocorre quando imputa um fato difamatório, que pode até ser verdade mas não precisa contar por ai. Por exemplo: quando o empregado diz que a empresa não paga impostos mas a real intenção não é alertar as autoridades, mas sim prejudicar a imagem da empresa. Daí é crime;
– Calúnia acontece quando é atribuído um crime e a pessoa sabe que a empresa não cometeu. Vale ressaltar que a calúnia só tem validade contra uma empresa quando é um fato relacionado a crime ambiental – o colaborador afirma que a companhia joga detritos em um rio, mas isso não é verdade, por exemplo.

Foto: Pexels

 

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

🚧 Não foi encontrado nenhum conteúdo relacionado.

Sobre o Autor:

Ediney Giordani

Jornali$ta, xoxial mídia, blogueiro, podca$teiro, e$crevinhador de livro$, Chão de Fábrica na KAKOI. Você encontra Ediney em todas as redes sociais.

Nós, a KAKOI

Nosso propósito é encontrar as melhores estratégias para trazer seu cliente ideal.

Por que o nome KAKOI? Quem são as pessoas que compõem nosso time? Qual é o nosso manifesto.

Vantagens clientes KAKOI

Trabalhe Conosco

Gostamos de gente “gente boa”. Você é? Se sim, bora vir trabalhar conosco e se tornar um KAKOIniano.

Clica no botão abaixo e preencha todos os campos e entre em nosso banco de talentos.

Anúncios Online

Alcançar o público-alvo certo para os produtos e serviços, através de campanhas Google Ads, Meta Ads, Linkedin Ads e outras plataformas é a missão que entregamos nessa solução.

Assessoria de Imprensa

Fazer com que o seu produto ou serviço seja divulgado pela grande mídia, gerando marketing espontâneo e trazendo credibilidade para empresa. 

Design com Estratégia

Não é só fazer a arte. É saber como fazer a arte. Nossa equipe é especialista em logos, identidade visual, diagramação e layouts on e offline.

Redes Sociais

Será que preciso ter like para ser sucesso? Não, você precisa ter estratégia. Saber o que postar, quando e quanto postar. Nosso time de social media usa os algoritmos do Facebook, Instagram, Linkedin, Perfil Google trazendo resultados reais.

Sites Inteligentes

Seu site é responsivo? Rápido? Performa bem no Google? Vende? Se você respondem “não” para qualquer uma dessas perguntas, você precisa conhecer nossos sites inteligentes. Personalizados para cada negócio e objetivo.

Projetos de Comunicação

Ideal para empresas que busquem segurança na contratação de uma agência, para as que nunca trabalharam com agência ou ainda para lançamento de produtos e serviços sazonais.

A gente liga!

Gostaria de conversar conosco sobre um projeto de comunicação? Deixa os seus contatos abaixo que retornaremos o mais rápido possível. 

Manda um oi!

Somos omnichannel. Interaja conosco através do canal da sua preferência. Tem para todos os gostos!

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.