As famosas três letrinhas: SEO. O nosso amigo Search Engine Optimization não é mais nenhuma novidade. Caso você ainda não saiba, o SEO é a ferramenta de marketing online em que o texto (fotos, imagens… conteúdos enfim) é criado de tal maneira que o seu site vai trazer tráfego e novos clientes. O problema é que com tanto SEO por ai, precisamos dar um passo adiante e encontrar uma nova estratégia – e para o seu negócio ganhar ainda mais notoriedade, vale apostar no SEO local!
Vamos combinar que Internet é um oceano universal e, dependendo do que você faz ou vende, de nada adiante ficar conhecido na Argentina ou no Canadá se o seu negócio é uma estética canina que atende alguns bairros. Então o SEO local é o que você precisa!
Estamos falando de otimizar a sua presença online para atrair clientes que de fato vão consumir seus serviços através de pesquisas locais relevantes. Ou seja, aparecer aí mesmo, no seu bairro, mas na Internet!
Parece confuso, mas explicamos…
Vamos seguir com o exemplo do hipotético salão canino citado um pouco antes como exemplo! Imagine uma pessoa querendo dar banho em seu cachorrinho, mas que é nova no bairro. Ela pode sair perguntando por aí, dar uma volta de carro para ver se acha algum local ou pode ir até o Google buscar PET SHOP no bairro dela! Possivelmente ela vai utilizar a Internet para economizar tempo. E se todo mundo está conectado por conta do marketing digital e das ferramentas SEO, o que chamamos de SEO local para empresas é fundamental para ser encontrado.
É um cliente que está buscando no Google, lembre-se disso, assim como o dono desta estética canina vai depois buscar um restaurante japonês no mesmo bairro utilizando o mesmo Google! Percebeu que até mesmo os donos de negócio também são clientes? Facilite a vida de seus novos futuros clientes que buscam uma solução do seu problema imediatamente!
As técnicas de SEO Local servem não apenas para atrair um novo público, mas também aumentar as vendas, fidelizar clientes e ter aquela presença online relevante que todos sempre buscam!
Lembre-se de que as pessoas (isso inclui você, empresário) realizam pesquisas abrangendo termos de interesse com localizações próximas, tais como:
– Pet shop em (nome da cidade)
– Advogado na (rua Fulano de Tal)
– Pizza barata no (nome do bairro)
Para saber o que está sendo mais buscado, o melhor caminho é utilizar ferramentas como Ubersuggest que mostra o caminho das pedras e, nas mãos certas e sábias de quem lida com informações para conteúdo, ensina a vencer o jogo do SEO, enquanto ferramentas como Google Trends mostram todos os assuntos mais pesquisados do dia em um espectro bem maior de buscas – e de quebra apresenta temas que mais despertaram o interesse dos usuários nas últimas 24 horas! Olha que não na roda!
Usando o Ubersuggest para a expressão PET SHOP ÁGUA VERDE (um bairro daqui de Curitiba) temos os seguintes resultados:
Agora, o que você faria com estas informações?
Não concentrar esforços com um SEO Local estratégico é jogar o possível cliente para o seu concorrente! Tenha uma agência de comunicação que entenda deste riscado e produza conteúdos de interesse gerais mesclando com assuntos que se aproximem da comunidade. A agência vai garimpar, procurar e entender o que as ferramentas (Trends, Google Analytics, etc) estão indicando, vai produzir o conteúdo adequado e é só esperar os resultados dentro do prazo!
Pronto para ter uma página preparada para concentrar seus esforços em quem está pertinho de você e ainda não sabe do seu negócio?
SEO Local neles!!