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O que você precisa saber sobre comunicação para pequenas e micro empresas

Data: 5 de novembro de 2015
Autor: KAKOI

SOCIALUma pequena ou micro empresa sem um planejamento adequado para a sua comunicação pode ter um impacto negativo em seus resultados finais. E quando falamos em comunicação entenda-se comunicação total, do piso ao teto.

Ediney Giordani, CCO da KAKOI Comunicação, explicou a importância de uma comunicação para quem está pensando em crescer.

Pela internet sempre
O universo web é a melhor chance de uma empresa pequena conseguir competir com as grandes. Tanto que para Ediney a importância de um site bem feito, por exemplo, é apenas uma das estratégias para as pequenas e micros empresas conseguirem alcançar o seu público alvo. “U​m site bem feito é uma das muitas medidas que o negócio tem que cuidar para ter sucesso. Com o avanço do mundo web e principalmente das redes sociais, as pessoas estão cada vez mais sugestionadas por conteúdo que consomem nestes meios”.

Para o especialista da KAKOI Comunicação, não são raros os casos de pessoas que deixam de consumir produtos de qualidade e muito perto de suas casas ou trabalho simplesmente pelo fato de ignorarem a sua existência. “É muito importante haver uma comunicação online bem feita para não perder esse tipo de público certo” alerta Ediney.

Em outras palavras, investir em um blog corporativo e manter presença constante nas redes sociais são ferramentas indispensáveis para que uma micro ou pequena empresa chegue ao seu público de maneira eficaz.

“Blog e redes sociais, mesmo que fujam do orçamento, precisam entrar no planejamento. Estes itens de comunicação são essenciais para manter a vitalidade e a renovação de público de uma empresa, neste item podemos ser radicais: não, não dá mais para viver sem”.

E o correio direto?
Newsletter é outra ferramenta poderosíssima que precisa ser encarada pelas empresas micro e pequenas empresas para uma comunicação bem feita. O CCO da KAKOI Comunicação explica que esta é outra oportunidade de fidelizar o público e apresentar suas novidades. “A newsletter dá um trabalho mínimo e um retorno excelente. Há restaurantes que semanalmente enviam o cardápio aos clientes cadastrados, há salões que enviam promoções, há empresas que enviam notícias ligadas a sua área de atuação. Você estar presente na vida destas pessoas é essencial, afinal, apesar da rede ser nova o ditado é velho: quem não é visto não é lembrado” aponta Ediney.

Meios tradicionais
A publicidade no modelo tradicional (rádio e propagandas em jornais, por exemplo) ainda são utilizadas e Ediney Giordani não descarta a relevância destes meios.

“​Cada qual tem sua importância e dentro do contexto não são concorrentes e sim complementares. Anúncios em jornais, por exemplo, são de grande importância e anúncios em rádios podem dar um rápido upgrade no movimento do seu comércio”.

 

Foto: Jisc

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