Objetivo X Vaidade – Uma decisão de Marketing e Financeira

Você tem dinheiro infinito?
Se a resposta for, sim, pode abandonar esse post. Desejo sorte e sucesso!

Se a resposta for, não, então, chega mais, vamos conversar!

Há algumas premissas mais ou menos consolidadas que, em regra, estão erradas, claro quando estamos falando de comunicação institucional.

– Ah, não deu like é porque não teve sucesso.
– Ah, flopou, ninguém comentou.

E por aí vai, mas… será mesmo?

Não, queridão, claro que não. Tudo depende do objetivo proposto para a estratégia. O objetivo era like ou era venda?
Se era like, sim, fracassou.
Se era venda, essa métrica da vaidade não quer dizer absolutamente nada.

Outro dia falava com um cliente que me dizia que desde que mudou sua comunicação para a KAKOI, seus leads haviam aumentado em 30% e o número de fechamentos em 50%, o problema é que os posts “não tinham mais curtidas” como antes.

OK, mas qual era o problema?

Na verdade, a vaidade dele, talvez dos chefes ou colegas de trabalho dele transformavam a falta de likes, comparado com a estratégia anterior, ser um problema. Minha resposta foi simples:

– Mas isso não é um problema. Vou te mandar um novo boleto e faremos uma estratégia de engajamento, você terá ainda mais likes que anteriormente. Sem problemas.
– Mais boleto?
– Sim. Pelo que você está me dizendo, o número de vendas e leads é importante e está bom, então, não mexeremos nessa estratégia, para aumentar o engajamento, likes, comentários, etc, outra estratégia.
– Mas qual é o benefício que isso trará para a empresa?
– Nenhum.
– Então, por que fazer?
– Eu não faria. Não vejo sentido. Mas você quer like.
– Mas não posso ter os dois com o mesmo dinheiro?
– Pensa na sua vida. Você consegue sustentar duas famílias com o mesmo dinheiro que antes sustentava apenas uma? Não, né?! No marketing digital é o mesmo.

Enfim, o papo desenrolou e o cliente não quis mexer na estratégia e continuou vendendo como nunca. Entendo que as crenças anteriormente tidas como certeiras são difíceis de abandonar. E entenda, essa premissa que discorro hoje, fala sobre os algoritmos de hoje. Talvez amanhã esse post esteja “velho”.

Coisas que essas mesmas pessoas não te contam é que o objetivo é mais importante, sempre. Que quando se tem mais de um objetivo, alguma coisa não dará certo. Nesse caso, você divide exércitos para tentar ganhar mais guerras, quando de fato, ele fica muito mais fraco.

Você já tentou procurar o número de likes que uma conta do Facebook tem?
Você sabia que mais ou menos 5%, apenas 5% das pessoas vão no seu perfil do Instagram?

Você já olhou o número de likes X número de seguidores de grandes empresas, bem maiores que a sua para entender essa proporção?

Não se deixe vender pela falsa promessa da vaidade. Sem resultados, o número de likes nada importa. Só vai ferir ainda mais a sua vaidade tão aflorada.

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Soluções citadas neste conteúdo

Sobre o Autor:

Ediney Giordani

Jornali$ta, xoxial mídia, blogueiro, podca$teiro, e$crevinhador de livro$, Chão de Fábrica na KAKOI. Você encontra Ediney em todas as redes sociais.

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