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O Instagram deixou de ser a grande febre do momento em termos de redes sociais mas tornou-se opção obrigatória para quem deseja vender e gerar interação. O Brasil, por exemplo, é o segundo país com maior número de seguidores perdendo apenas para os Estados Unidos – e este volume de pessoas possui um comportamento bem característico:
– Mais de 65% dos seguidores da rede social no Brasil seguem alguma página de empresa;
– 60% destes seguidores acabam conhecendo algum produto ou serviço através das publicações do Instagram
– Cerca de 75% das pessoas reagem na hora às publicações.
Ou seja, o seu negócio precisa estar no Instagram.
Confira agora algumas dicas ter uma página de Instagram de sucesso.
Mas antes delas, atenção para constatações que você deve ter em mente:
1 – “Sucesso” não é definido pelo número de likes ou comentários, mas sim pelo número de likes, alcance ou comentários no seu público alvo.
2 – Público alvo não é todo mundo.
3 – Você ter uma página profissional, e ela começa tendo uma página comercial e não um perfil.
Tenha um Instagram atrativo
A página precisa ser adequada ao seu público. Se o seu produto é roupas jovens, por exemplo, a sua página precisa seguir a linguagem de que consome este tipo de roupa. Entender de moda, publicar fotos relevantes, falar a mesma linguagem de quem segue a sua página e, acima de tudo, evitar publicar assuntos que não tenham ligação com o seu negócio, são chaves para um atrair a audiência. Personalize ao máximo sua comunicação.
Atenção com a audiência
Muitas vezes, é da simples observação e análise da concorrência que nascem boas ideias de publicações. Mas isso não significa imitar ou copiar alguma ação. Essa prática serve para observar tendências para conseguir fisgar novas fatias de seu público alvo. Muitas vezes o tempo investido em alguma ação pode estar equivocada e o seu concorrente pode estar fazendo o certo. De olho sempre.
Hashtags (#)
Sabia que o Instagram permite utilizar até 30 Hashtags em uma única postagem? São 30 possibilidades de ser encontrado na rede social. Não precisa colocar todas estas de uma vez, basta uma equipe profissional que saiba utilizar bem esse recurso que tudo funciona.
Lembre-se: mais vale uma hashtag bem feita do que 30 jogadas sem nenhuma inteligência por trás. Uma boa dica é procurar no próprio Instagram a # que você pensa em colocar e descubra o melhor modo de apresentá-la, com ou sem acento, no plural ou no singular. Acredite, você pode se surpreender com o resultado.
Atendimento também é chave
Todo mundo está de olho no atendimento, por isso vale a pena cuidar desse detalhe, que passa longe de ser um detalhe. A história de esperar até 24 horas para ter uma resposta oficial já não é bem aceita pelos novos consumidores, ainda mais quando estamos falando dos jovens. É necessário ter uma equipe que atue na hora, cuidando das perguntas e respondendo de maneira satisfatória toda e qualquer questão.
Demorar para responder pode ser um tiro no pé. Claro, não estamos falando aqui em ter alguém na madrugada (salvo se isso fizer sentido, em um perfil de sex-shop, por exemplo). Tenha uma resposta padrão para atender aos seus prospects, em horário comercial
Estimular a interação sempre
Crie campanhas bacanas, peça que as pessoas marquem a sua página, faça promoções… o universo do Instagram para a interação é muito amplo. Por ser instantâneo, o público adora ‘conversar’ com a página. Quanto mais interativa for a sua pauta, maiores as chances do seu público divulgar e chamar novos seguidores. Aposte nisso sem medo.
Peça exemplos, cite pessoas e empresas com o @.
Use e abuse do Stories
Um trunfo do Instagram que pode ser um grande aliado para suas vendas são os stories. Conteúdo real time exclusivo que faz sucesso e que engaja muito. O mais importante é não repetir o que já foi publicado para não descaracterizar o conceito do stories. Se você entender que é necessário guardar para sua audiência os stories, crie os chamados destaques. Crie coisas novas e perceba como a sua página acaba ganhando mais admiradores
Ainda não, mas preste atenção no Reels
Uma ferramenta que literalmente chegou para imitar o TikTok e por enquanto tem números tímidos. Mas vale entender a ferramenta e começar a usar desde já. Lembre-se que um dia o stories era uma imitação do Snapchat e hoje tornou-se um sucesso maior que a ferramenta que a inspirou.
Como em qualquer rede social, para ter sucesso na sua comunicação o caminho é o mesmo: trabalho e tendência. Trabalhar muito e prestar atenção nas tendências. Pense em qualquer marca que você admira nas redes sociais, ou ainda, pense em qualquer pessoa que você admira nas redes e que gere conteúdo, em ambos, pode ter certeza, eles investem horas de trabalho para oferecer cada minuto do conteúdo que você vê.