Redes sociais de empresas no fim de ano: o que uma agência atenta pode fazer?

A KAKOI Comunicação é uma agência especializada, dentre outras coisas, em gestão de redes sociais, e sabe que no final do ano as empresas não devem abandonar essa comunicação e muito menos fazer qualquer coisa por lá. Lembre-se: estamos falando de canais que geram engajamento e vendas mesmo em recesso de Natal e Ano Novo.

Então venha com a KAKOI descobrir quais são as estratégias de redes sociais que uma agência atenta deve fazer no período de fim de ano!

1 – Mudar as artes estáticas das redes sociais
Avatar, topo de blog, fundo de tela, logo com algum motivo alusivo às festas de fim de ano. Em dezembro, mudar a imagem já é um costume que todas as empresas precisam ter, pois seus seguidores estão esperando. É obrigatório? Não, mas é recomendável!

O que uma agência deve fazer?
Planejar e aprovar com o cliente tudo com antecedência. Até novembro, os topos e demais peças de fim de ano para Face, X, Instagram, TikTok, LinkedIn e outras redes precisam estar prontas e padronizadas e com as peças e artes “normais” prontinhas para o dia primeiro de janeiro, sem os detalhes sobre Natal e Ano Novo.

2 – Fotos da festa de fim de ano nas redes?
Sim, a sua empresa fez aquela festa sensacional ou uma confraternização mais simples, não importa: tem que registrar e postar as fotos. Mostrar esse lado divertido traz engajamento.

O que uma agência deve fazer?
É assim: muitos colaboradores podem passar “da conta” e beber um pouquinho a mais. O resultado? Fotos que podem, digamos, causar estranheza em quem segue seu negócio nas redes sociais. A agência cuida destas publicações – se for o caso, pode até dar uma tratada na imagem. Tudo começa pela seleção de fotos que serão publicadas. Uma das estratégias é fazer este filtro com todas as imagens que chegam e publicar no dia seguinte. O mesmo vale para vídeos curtos.

É a imagem da empresa que está em jogo, mesmo com festa.

“- Ah, mas faltou a foto do seu Almir, que está na empresa há 15 anos.”

Bem, se o “seu Almir” estiver com a camisa desabotoada, visivelmente embriagado, com a gravata na cabeça e duas garrafas de cerveja na mão, a foto não deve entrar.

“- Ah, mas a gente quer essa foto. Está bem divertida!”

A agência tem como missão fazer o que é certo para as redes sociais e isso é bem explicado. Agora, se o cliente insistir muito em publicar uma foto que vai prejudicar a “firma”, então será publicada. Neste caso é a empresa que deve assumir as consequências de postar imagens como estas.

3 – Mensagens religiosas podem ser publicadas?
Natal é uma festa religiosa, então se a empresa desejar publicar alguma mensagem, não tem problema. Mas tem o outro lado de uma empresa não querer se envolver com esses assuntos pela pluralidade de religiões com matrizes diferentes. Neste caso, desejar “boas festas” já é suficiente.

O que uma agência deve fazer?
Se fizer sentido para a empresa postar estas mensagens, a agência criará peças que mais se aproximem ao perfil da empresa. Esta agência não vai ficar esperando o cliente demandar. Com, pelo menos, um mês de antecipação, os profissionais entrarão em contato com o cliente, entenderão qual tipo de mensagem criar e as validarão.

4 – Ações solidárias
Entrega de cestas de natal, uma ação em alguma instituição ou qualquer outra forma de caridade por parte das empresas, tão normal no fim de ano, podem ser publicadas nas redes sociais. Isso é bom para o engajamento, desde que seja uma ação verdadeira.

O que uma agência deve fazer?
Aqui emergem novamente os filtros de fotos e vídeos, as marcações (hashtags) e criação de peças nas redes sociais para divulgar o que aconteceu, quando aconteceu e qual foi o objetivo. Ah, e entra mais um poder da agência atenta: o monitoramento dos comentários e demais interações. Sim, pode acontecer de alguém criticar por pensar ser uma ação oportunista ou algo do gênero. A interação responderá dúvidas e sanará comentários com respostas para cada situação, evitando que um comentário escale em uma crise. Tudo, claro, com o aval do cliente para perguntas mais sensíveis.

5 – Avisamos quando estivermos abertos?
É bom manter seus clientes sabendo dos horários especiais. Tem empresas que farão plantão, outras vão entrar em férias coletivas e existem negócios que voltam a funcionar no segundo dia de janeiro. O cliente precisa saber.

O que uma agência deve fazer?
A agência vai pegar todas as informações com o cliente, datas e horários, criará peças para avisar os seguidores sobre quando abre e quando fecha. Aliás, serão peças personalizadas dentro nas medidas de cada rede social. Se acontecer alguma interação nestes dias, a equipe social média da agência terá capacidade para responder certinho o que for demandado. Claro, se for algo urgente, a agência entrará em contato com a empresa para decidir o que será feito.

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Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

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