A Samsung é a marca que os internautas brasileiros são mais propensos a indicar para amigos ou parentes nas redes sociais, de acordo com pesquisa realizada pela SurveyMonkey em parceria com a social@Ogilvy, divisão global do Grupo Ogilvy. Nike, Nestlé, Sony e Apple aparecem na sequência. A primeira companhia brasileira nesta lista é a Natura, na 9ª colocação.
O estudo completo identificou o comportamento de 5.639 usuários de mídias sociais por meio da análise de dados coletados em 11 países: Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. No Brasil, 500 internautas foram questionados. O objetivo da pesquisa era entender as razões que levam as pessoas a serem engajadas ou não em promover ou denegrir uma marca nas redes sociais.
Confira abaixo lista com as 20 empresas identificadas como as mais possíveis de serem recomendadas nas redes sociais:
Samsung
Nike
Nestlé
Sony
Apple
Adidas
LG
Omo
Natura
Coca-Cola
Sadia
Boticário
HP
Dove
Microsoft
Motorola
Nokia
Brastemp
Dafiti
Veja
Brasileiro é engajado em interagir com marcas pelas redes sociais
O estudo revela ainda características do brasileiro quanto ao engajamento em indicar marcas a amigos ou parentes nas redes sociais. Os “promotores”, aqueles que defendem e indicam um serviço ou produtos para seus contatos, são muito engajados em seguir ou curtir páginas das empresas. No Brasil, 78% afirmam fazê-lo. A média dos países pesquisados fica em 66%.
Sobre as razões pelas quais as pessoas curtem ou seguem uma marca, a maioria dos brasileiros (77%) afirma que fazem isso para ficarem por dentro de ofertas e novas informações de um produto ou serviço. Interagir diretamente com a empresa é a segunda opção dos internautas (58%); e, para 57% deles, é importante também dar “like” ou “follow” para fornecer feedback direto às companhias.
Perguntar algo sobre um produto ou serviço é a principal forma de interação com a marca, sendo que 81% deste grupo declaram fazê-lo. Mas 72% fazem contato por meio das redes sociais para expressar satisfação com a marca. Só 35% o fazem para reclamar. E os internautas têm obtido sucesso com este comportamento, sendo que 87% deles relataram que as marcas já lhes deram algum retorno a partir de um comentário que fizeram.
“Entre os pesquisados, os brasileiros são os mais engajados com as marcas nas redes socais, ou seja, os mais propensos a seguir, compartilhar ou recomendar as marcas nos canais. Isto é uma grande oportunidade para as empresas criarem conteúdos relevantes para esta audiência de forma a cativá-la, o que poderá ajudar a alavancar sua presença, influência e reputação”, afirma Rodolfo Ohl, country manager da SurveyMonkey no Brasil.
Questionados sobre os fatores que influenciam na decisão para comprar ou experimentar um novo produto ou serviço, 17% afirmam que são as recomendações de amigos nas redes sociais. Primeiramente, os internautas confiam mais em um teste do produto (32%), seguido por comerciais em TV (21%).
“O sucesso nas redes sociais vai muito além das curtidas e seguidas. Os compartilhamentos são relevantes, mas o mais importante é ter uma legião de promotores, ou seja, internautas que compartilham boas experiências em relação a uma marca nestes canais”, conclui Rodolfo Ohl, da SurveyMonkey.
Fonte: Grandes Nomes da Propaganda