Das diversas tendências de web design para este ano, o dark mode pode ser uma boa solução para destacar seu conteúdo. Na prática, é uma versão da página ou aplicativo com fundo escuro que cria uma experiência mais dinâmica, principalmente em dispositivos móveis, com leitura mais fácil em ambientes com pouca luminosidade.
A pesquisa Android Authority mostrou que 81,9% de um universo com 2.500 usuários pesquisados preferem o modo escuro nos smartphones quando estão usando aplicativos e que 9,9% alternam entre o modo escuro e claro. Na prática, 91,8% dos entrevistados usam dark mode e esse dado tem algo a dizer:
“Virou hábito substituir a definição básica dos dispositivos, substituindo o fundo claro que pode gerar cansaço visual” aponta Ediney Giordani, Especialista em Marketing Digital da KAKOI Comunicação. “WhatsApp, Instagram, YouTube, Facebook e Spotify já perceberam essa tendência há algum tempo e possuem o modo dark de visualização como alternativa. O usuário já espera algo parecido em outras páginas institucionais das empresas“.
Outro detalhe curioso é que o modo escuro utiliza menos luz azul dos celulares pela diminuição de tons que são mais claros e intensos, auxiliando a não prejudicar, por exemplo, pessoas que têm o hábito de navegar nos smartphones antes de dormir.
Identidade visual é afetada?
Mudar o design da página para o modo escuro não prejudica a percepção da marca, pelo contrário, pode reforçar esta diferenciação ao construir um site atrativo usando todas as formas de apresentação.
Destacando mais o conteúdo
Mais que entregar um site com mais conforto visual, páginas e aplicativos no dark mode são perfeitos para destacar imagens e vídeos. Ediney reforça que além de criar uma aparência mais moderna, o modo escuro naturalmente destaca mídias audiovisuais, criando uma moldura que não causa distração do usuário.