Imagina um funcionário público que trabalhe 24h por dia, 7 dias por semana e ainda atende toda a população, porém, tem algumas limitações. Essa analogia pode caber muito bem para os sites públicos que recebem mais acessos a cada dia e vê crescer suas funcionalidades para com a população, muito em reflexo das normas dos Tribunais de Contas e atendimento a transparência exigido pelos entes públicos.
Você sabia, por exemplo, que toda câmara de vereadores precisa obedecer a uma série de requisitos legais para ser considerada apta? O tempo de foto do vereador com o líder de comunidade, já passou. Não é álbum de fotografia, é lei.
O site de uma câmara deve, por exemplo, trazer o nome dos funcionários, onde trabalha cada funcionário de cada gabinete. Também, deve apresentar de maneira fácil para a população as votação ordinárias e extraordinárias, as publicações oficiais, além do já conhecido Portal da Transparência. Nele é possível consultar quanto determinado vereador gasta de gasolina, o salário dos assessores e os valores referentes a restituições.
População Informada.
Outra função primordial de um site público, neste exemplo, de um site para uma câmara de vereadores, é dar publicidade ao trabalho de cada vereador. Independente de seu posicionamento político ou alinhamento situação / oposição, o setor de notícias do website deve ser bem trabalhado, trazer um SEO (mecanismo de ranqueamento de busca) consistente.
Imagine o seguinte cenário:
João, morador da comunidade de Pereirinha, votou em Plaisant para vereador que foi eleito prometendo o asfalto para sua comunidade.
João vai até o Google e digita:
“Vereador João asfalto comunidade Pereirinha”
O resultado dessa pesquisa irá variar, mas com termos tão específicos, um site bem desenvolvido deve devolver a João respostas como:
– Projetos de Lei do Vereador Plaisant.
– Discursos em plenário do Vereador Plaisant
– Votações que o Vereador Plaisant participou.
Em resumo, João terá a certeza se o seu voto está ou não sendo bem representado segundo o prometido.
Sites Oficiais no Combate às fake news.
– Você viu que o vereador Plaisant recebe 200 mil por mês?
– Verdade? Onde você viu isso?
– Recebi no Zap.
Conversas como essa tem se tornado cada vez mais corriqueiras e precisam ser combatidas pelos órgãos públicos. Um site de uma câmara de vereadores, por exemplo, pode prever uma seção de perguntas e respostas que responde aos questionamentos da população, acabando com a chamada fofoca virtual. Outro ponto que precisa ser visto é o político.
Durante a campanha eleitoral é normal que candidatos busquem votos e, muitas vezes, se utilizam da mentira para desmerecer o candidato contrário. Quando bem montado, um site oficial pode servir de base de pesquisa, ou propaganda sobre determinado assunto. Por exemplo:
– Vereador Zezinho do Posto vai até a comunidade de Pereirinha e afirma que o vereador Plaisant “nunca mexeu um dedo para ajudar a comunidade”.
Aqui nós temos a própria população pesquisando ativamente no Google “Vereador Plaisant comunidade Pereirinha” e encontrará o que de fato propôs o vereador, ou ainda, o próprio vereador distribuindo links ativamente para mostrar seu trabalho.
Evitando multas
Outro ponto que é necessária atenção por parte de diretorias de comunicação de câmaras municipais e prefeituras é o atendimento a lei de transparência de informação por parte dos sites. Quando não atendidas de maneira integral, as sanções costumam ser sérias e normalmente bloqueiam verbas até a regularização do erro. A justiça também tem entendido que o Presidente da Câmara é solidário com relação a multas, em 2015, por exemplo, o presidente da Câmara da pequena foi condenado em R$ 5000 por não atender a critérios de transparência. Há casos, inclusive, de perda de direitos políticos.
Padrão para evitar problemas.
Especialistas em sites públicos, a KAKOI Comunicação criou um site padrão para que as câmaras de vereadores possam atender a todos os critérios éticos, legais e políticos de maneira rápida e sem os altos custos normalmente vinculados a uma criação web. O template atender câmaras de vereadores de todos os tamanhos e tem ajudado políticos e população de todo o Brasil.
Para saber mais sobre esse produto, você pode enviar um Whatsapp para o Boby da KAKOI.