Já se deparou com aqueles anúncios que prometem um site grátis do nada? Que você monta tudo sozinho e já pode mandar ver com seus produtos e conteúdos? É bom tomar bastante cuidado, pois essas propagandas que prometem tudo isso pode ser uma fria – além de prejudicar a sua exposição na web.
Walter Jaworski, programador da kakoi Comunicação, explica que o primeiro passo a ser feito antes de criar um site é um estudo sobre a ferramenta. “Precisa avaliar se ela vai atender as suas necessidades e se vai fazer com que sua empresa seja bem vista na internet. Já passamos da época que um site era apenas um cartão de visitas. Hoje em dia ele é muito mais do que isso pois fornece uma gama de possibilidades e, na maioria das vezes, a interação direta entre sua empresa e seus clientes, sem intermediários”.
Alguns destes serviços gratuitos fornecem um código adaptado para os robôs de busca , mas Walter explica que é melhor optar por um site criado por uma empresa ou profissional “Assim é possível melhorar o código a ponto de ter uma melhor leitura pelo robô do Google” explicou o programador da kakoi, que ainda ressaltou que a maioria dos serviços gratuitos tem restrições em seus modelos.
Limitações das funcionalidades e do design
Walter explica que as funcionalidades são limitadas às fornecidas pelo serviço e que customizações ou funcionalidades específicas, se disponíveis, não são gratuitas.
O mesmo ocorre com o design do site. “A imagem da sua empresa terá que se adaptar aos templates fornecidos. As poucas customizações são limitadas a troca de imagens, cores e textos. Raramente é encontrado algo que agrade 100%”.
Walter completa dizendo que conhecer alguns termos são essenciais para total entendimento das possíveis alterações a serem feitas.
E a ajuda?
E sobre o help desk, Walter aponta que a maioria destes serviços dispõe de um FAQ (as perguntas frequentes) e um fórum onde todos podem postar suas dúvidas, ajudar outros usuários e, em algumas vezes, ter uma resposta oficial.
Pelo menos neste aspecto estes sites ainda possuem um sistema interessante, ainda que não personalizado de início.
“Alguns deles ainda fornecem um canal direto por chat ou formulário de contato, para eventuais dúvidas não resolvidas nas opções anteriores” explana o programados da kakoi.
Uma empresa ou um profissional faz toda a diferença
A importância de ter uma empresa ou profissional por trás de tudo são inúmeras. Walter explica que, desta maneira, é possível ter um site que foi feito pra sua empresa e com o que você precisa.
“É bom ter alguém que estudou e tem experiência na área. Seu site é a sua imagem na internet e nada melhor do que ter alguém que saiba o que faz pra cuidar dela” conclui Walter.