Diferente de previsões ou achismos, as tendências em comunicação não surgem da noite para o dia. O conceito da palavra “tendência” nasce da necessidade de inovação das empresas em se comunicar observando o que está crescendo, demandas dos consumidores e ofertas de mercado atuais que podem gerar frutos em um futuro que se aproxima.
Existe muito trabalho e observação e quase nada de “chutes” ou adivinhações. Na comunicação, as tendências são pistas de que algo está mudando de tal forma que o futuro será afetado – quando tratamos do TikTok, por exemplo. Quando esta rede social surgiu, as agências sabiam que o futuro estava destinado a mudar.
Pensando no dinamismo da comunicação e em como novos hábitos online moldam o consumo de informações e de vendas, a KAKOI Comunicação listou o que já está acontecendo agora e vai ganhar forma em 2023 para o mundo da comunicação online mundial.
Garanta um lugar de destaque dentre os conteúdos do próximo ano, porque eles prometem chegar para ficar e trazer enormes benefícios.
01 – Influenciadores
Não é de hoje que eles estão aí, mas 2023 a prova social vai estar mais em alta – e os influencers bem escolhidos serão parte da rotina. É a melhor forma de gerar confiança na marca do cliente por meio de transparência e autenticidade, alcançando maior alcance de conteúdo em destaque. Os consumidores confiam mais nas recomendações de pessoas do que na publicidade direta.
02 – Realidade aumentada
Adicionar elementos digitais ao mundo real será tão comum quanto colocar uma sobreposição qualquer em uma foto ou vídeo, ou mesmo adicionar filtros de orelha de cachorro, ou cílios postiços. Sim, existem vantagens para a sua marca enquanto o seu negócio gera uma experiência imersiva e versátil que atrai o interesse de usuários.
Mas precisamos pontuar um detalhe: a realidade aumentada é bem diferente da realidade virtual. Estamos falando de um ambiente de imersão criado por ferramentas em que o usuário realiza algumas ações.
Na prática, um exemplo de realidade aumentada acontece quando usamos QR Code em pontos turísticos de cidades. Com tablet, smartphone e conexão à internet, é possível ter um guia virtual que indica os locais aos quais o turista deve conhecer, mostrando as rotas, a história do espaço, curiosidade e até mesmo opções de compras no local.
O resultado direto? Mais compromisso entre consumidor e marca, gerando engajamento.
3 – Podcast como fonte de informação
O conteúdo é rei, não pode faltar em nenhuma página web. Hoje muita gente prefere escutar algumas informações – é mais fácil de consumir enquanto se faz outra atividade, como caminhar ou dirigir. Um podcast empresarial pode ser criado por temas ou nichos de mercado, possibilitando criar comunidades de seguidores que podem ouvir as informações em seu próprio ritmo.
As empresas já descobriram esse renascimento do consumo de conteúdo por áudio, dos tempos das grandes rádios. Dá para incorporar essa tendência à marca participando de um podcast como convidado, adicionando publicidade nativa ou criando o seu próprio programa!
Seu negócio já está dentro de alguma tendência destas? Garanta o seu lugar no disputado mercado digital de 2023 desde já!