Tudo que uma agência de comunicação deve fazer pelo seu negócio vender mais em 2023

Na busca por melhorias na comunicação visando ampliar as vendas do negócio especializado em roupas de inverno para pets, Astolfo Petro pede um orçamento para uma agência qualquer. Ele entende do seu negócio, mas apenas do SEU negócio – por isso mandou uma mensagem para esta agência. Ele queria soluções, buscava uma parceria. E então recebeu esta mensagem depois de alguns dias:

“Nossa solução é trabalhar no SEO com brand positioning pensando em conteúdos pagos e orgânicos e awareness”

Maravilha! Todos que trabalham com comunicação conseguem acompanhar este tipo de resposta e proposta, mas o sr. Astolfo Petro não entendeu nada. A culpa é dele, em não entende o significado destes termos? Não, é da agência que nem se preocupou em explicar o que vai fazer.

Claro, o processo nem precisa dizer que o negócio não foi concretizado.

Por isso que a KAKOI Comunicação vai explicar o que é cada um dos termos que muita gente escuta e não entende direito o que significa.

A FRASE: “Temos um time que cuida do SEO Técnico”
TRADUZINDO: SEO Técnico nada mais é do que todas as técnicas de criação de textos, palavras-chaves e demais mecanismos que fazem um site ser encontrado pelos buscadores, o Google. SEO Significa Search Engine Optimization, ou seja, é o motor de otimização de busca que permite que, ao digitar “ROUPAS DE INVERNO PARA CACHORRO” no Google, por exemplo, este buscador vai “varrer”  todos os sites que tem este conteúdo. Quem tiver melhor conteúdo,  mais links, mais relevância no material, mais constância  e melhores imagens será priorizado.

A FRASE: “O site precisa cuidar do SEO Local”
TRADUZINDO: o conceito é o mesmo do item anterior. São técnicas para que o site seja bem ranqueado nos buscadores, com mais destaques e aparecer nas primeiras posições, mas a diferença vai além do planejamento de estrutura, técnicas de redação, de edição e palavras-chave, mas abraça a questão geográfica.

Ou seja, temos o elemento da localização da empresa e de seu público. Há uma diferença entre digitar “ROUPAS DE INVERNO PARA CACHORRO” e “ROUPAS DE INVERNO PARA CACHORRO EM CURITIBA” ou “ROUPAS DE INVERNO PARA CACHORRO PERTO DE MIM”

A FRASE: “Seu negócio precisa de um Brand Positioning”
TRADUZINDO: é o posicionamento da sua marca. O que a agência quer dizer é que o seu negócio precisa ter um diferencial Isso mesmo. Se vender como “a melhor roupa de inverno para cachorro” não cola mais. Melhor para quem? Se o seu concorrente disse a mesma coisa, quem está mentindo?

O sr. Astolfo Petro pode ter uma linha de roupas com fios antibacterianos, que ninguém usa por ser importado e caro. Pronto! Este pode ser o diferencial. A campanha de posicionamento de marca pode começar deste ponto.

A FRASE: “Vamos investir em conteúdos pagos…” 
TRADUZINDO: Aqui fala sobre os anúncios online, quando a empresa paga para o Google através do Google Ads, ou Meta Ads para Facebook e Instagram, por exemplo. Também fala sobre “impulsionamento”, ou seja, pagar para o determinado post alcançar mais pessoas dentro do público-alvo.

A FRASE: “… e orgânicos com foco em awareness”
TRADUZINDO: Nesse tópico fala em conteúdo seja via blog ou redes sociais que não tem investimento em impulsionamento ou qualquer outra via. Já Awareness fala sobre o conhecimento da marca. Quando uma empresa é nova, por exemplo, o investimento de “awareness” é essencial para que o público-alvo tenha conhecimento da marca.

Agora, o senhor Astolfo pode fazer sua escolha de maneira assertiva.  Já sabe o que cada ação gera e quais delas ele precisa dar maior foco.

 

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Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

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