Tudo sobre Landing Page: o que é, para que serve e para quem é criada?

A gente sempre fala sobre presença digital e talvez venha até a sua mente conceitos como páginas oficiais responsivas, redes sociais ativas, marketplaces bem arquitetados e campanhas pagas, correto? Mas a famosa presença digital tem outro lado tão importante quanto, com a missão de converter suas vendas.

Senhoras e senhores, vamos falar sobre Landing Pages, a ferramenta que poucos comentam, mas entrega munição para seu marketing digital com altas taxas de conversão.

Não se assuste com o nome, pois o recurso é maravilhoso e pode trazer resultados impactantes.

O que são Landing Pages?
Traduzindo, seria a página de destino que direciona seu tráfego para uma ação específica. Também são conhecidas como “páginas de aterrissagem”. Não é um site, importante deixar claro isso. A Landing Page é criada para converter visitantes em leads ou clientes, ou seja, todos vão direto para o CTA que você definir.

– A ideia é me chamar pelo Whats? Dá para criar assim!
– Mandar direto para um carrinho de compras virtual? Opa, pode deixar.
– Direcionar pessoas para assinarem uma Newsletter de promoções? Claro, boa ideia!

A Landing Page não substitui uma página oficial, mas complementa ações e cria atalhos para vendas! Se nas páginas tradicionais está tudo ali (blog, institucional, acesso para redes sociais e por aí segue), na Landing Page o foco é direto e elimina tudo que possa distrair as pessoas.

Sabe quando a pessoa chega na sua página para comprar algo ou contratar seu serviço e, no meio do caminho, dá uma paradinha para ler seu blog? Ela pode se distrair e deixar para concretizar a compra “depois” – arriscando esquecer de botar a mão no bolso.

Aqui não! A Landing Page tem navegação limitada, com foco direto que faz o internauta, de forma intuitiva, converter uma visita em uma venda real!

Vamos dar um exemplo fácil:
Você tem uma loja de eletrodomésticos, quer vender geladeiras, mas vende tudo, cria uma Landing Page somente com geladeiras. Não tem link para fogão, para o site, nada. Só fala sobre a geladeira.

Landing Page converte bem, então?
E como! Tem um estudo da RD Station, uma das maiores empresas de CRM do Brasil que mostrou o poder da Landing Page ao gerar até quatro vezes mais conversões que uma página tradicional. Também pudera, tudo está construído para que a mensagem da campanha de marketing seja direta.

Exemplificando na prática
Pense em uma página que vende eletrodomésticos, com vários produtos. Do nada, uma onda de calor chega e as pessoas procuram ventiladores, circuladores de ar e aparelhos de ar- condicionado na web. Calorão danado faz isso.

Ai que a Landing Page brilha: essa empresa pode criar uma ação de marketing para este público, que chamaremos de sazonal. A pessoa chega na página chamada, digamos, minhacasamaisfreca.com.br, e encontra apenas aparelhos de ar-condicionado.

Pronto: você tem algo personalizado, com mensagem direta, seguindo a sua identidade visual e manual da marca (isso sempre) e mostrando os benefícios desses equipamentos, as ofertas e as condições. Sem fogão ou laptop para tirar a atenção.

Vale destacar que essa estratégia facilita uma campanha de marketing e entrega como foi a taxa de conversão, o desempenho CTAs e como os internautas realizaram a jornada de compra. Tudo pode ser tageado, não se preocupe, então um e-mail marketing ou ação em rede social que direciona o internauta para a Landing Page vai entregar a origem destes leads.

O chamado Retorno sobre o Investimento, famoso ROI, aumenta pela conversão mais expressiva – só chega quem realmente quer esses produtos específicos.

Ok, mas como fazer?
A KAKOI Comunicação sabe, então aqui vão algumas diretrizes que seguimos para as Landing Pages. Antes de criar, o trabalho parte do objetivo da campanha, em como será a chamada e quais as mensagens que estarão em todo o projeto.

Criamos um design responsivo para qualquer dispositivo, usando sua identidade e outras ações atraentes do ponto de vista visual. Layout e design, lado a lado, para que a experiência seja de venda mesmo. Afinal de contas, não queremos que o público certo desista da compra por conta de uma página leeeeenta e mal construída, não é verdade?

A KAKOI cria conteúdos que são relevantes sem abusar de textos, imagens, gráficos e vídeos. Tudo precisa ser na medida, nada de exagero ou poluição visual – apenas o que fizer as pessoas desejarem comprar seu produto ou serviço.

Como isso é possível? Existe uma prática chamada testes A/B, que identificam quais os elementos que performam melhor. A que se sair melhor nesse teste, será a Landing Page que vai ao ar.

Essa parte técnica fica com a KAKOI Comunicação, mas saiba de uma coisa: Landing Page vai direto ao ponto e é perfeita para campanhas, sem distrações e com taxas de conversão realmente relevantes.

Confira alguns exemplos de Landing Pages que a KAKOI já produziu!

ztrax Ronda: direto ao ponto, a solução da ztrax ganha destaque para uma das suas funcionalidades voltada para a segurança patrimonial

 

 

OR CAPAS: esta empresa possui tantos produtos automotivos que faz muito sentido criar Landing Page para alguns, como nesse caso!

 

Manutensite: Sim, a gente que tanto falou sobe esse assunto também precisa mostrar serviço. Que tal essa landinzinha marota da KAKOI sobre manutenção em sites?

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Soluções citadas neste conteúdo

Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

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