Tá todo mundo falando de IA o tempo todo dia, o dia todo, mas será que as empresas estão usando a ferramenta? A resposta é sim! Pelo menos é o que mostra a pesquisa da Mobile Time com o Opinion Box. Nosso bom povo brasileiro está mergulhado no universo das IAs e dos apps de mensagens como nunca antes.
E o Kiko que você tem com isso? Vou te contar.
Em um ano, a proporção de brasileiros que conversaram com o ChatGPT saltou de 34% para 56%. Sim, pequeno samurai, mais da metade dos brasileiros já usou o “Gepeto” no celular. Entre os jovens fica difícil achar que não usou. Entre 16 e 29 anos o número chega a 76%.
Aí você estar aí todo pomposo perguntando sobre a IA do Meta, aquela que está no Whatsapp (que vamos combinar que é ruim pra danar), 52% já usou, mas se é ruim, pq as pessoas usam.
Isso é claro, oh inestimável guru, 99% dos seres humanos moradores no país chamado Brasil tem Whatsapp instalado no celular, então já viu né, é tudo tão mais fácil daí usa. É fácil e rápido.
A pesquisa também traz outro dado interessante, o Claude, que não é o Van, é usado por 41% das pessoas que o testaram, deve ser bom, porque o GPT “só” fidelizou 27%.
Tá bom, beleza, show, mas usa-se para quê?
-
Tirar dúvidas (60%)
-
Criar textos novos (46%)
-
Resumir conteúdos (43%)
-
Buscar informações na internet (43%)
-
Gerar imagens (28%)
-
Traduzir textos (23%)
WhatsApp: Saúdem o verdadeiro “rei” das mensagens no Brasil
Ninguém ganha a majestade de graça, o Whatsapp é rei por merecimento. Outros guerreiros até tentaram, alô Telegram, mas não chegam nem perto. Agora, engana-se quem pensa que é só isso. 74% fazem chamadas de voz enquanto 56% compartilham a localização.
Mais que isso: 79% dos brasileiros se comunicam com marcas por lá! Seja para tirar dúvidas, receber suporte ou até fazer compras. E sim, o WhatsApp também virou canal de Pix – embora ainda tenha gente desconfiada.
Você entendeu essa parte? Deixei grandão para que preste atenção: 79% falam com as empresas por ele. Então, meu amigo, se você não tem uma pessoa dedicada ao ZapZap aí no seu negócio, tá deixando dinheiro na mesa. Se antes tinha a telefonista, o que nos impede de hoje termos a Zapi-ista? (Obrigado Dieini pelo exemplo).
E você faz o que com essa informação?
Simples: se o seu cliente está passando cada vez mais tempo conversando com IAs e usando o WhatsApp como principal canal de comunicação, por que não levar sua empresa pra esse ambiente?
Algumas dicas práticas:
-
Tenha um número de WhatsApp bem divulgado e com atendimento rápido (e se puder, automatize com um bom bot pontos automáticos como perguntas “que hora vocês abrem” ou “qual é o endereço de vocês”. Isso economiza muito tempo);
-
Use listas de transmissão para divulgar promoções ou conteúdos exclusivos; E aqui dá para fazer promoções incentivando as pessoas a guardarem seu número de telefone.
-
Fique atento aos canais do WhatsApp – 42% dos brasileiros já seguem pelo menos um canal no app. Parece que flopou, eu até acho flopou, mas o recurso existe, então, bora usar.
Tá tudo muito rápido, os avanços são exponenciais e a cada dia tem novidades, então, fique super atento, não dá para perder tempo, e como sempre, pioneiros “bebem água mais limpa”. Partiu?
Na KAKOI, a gente pode te ajudar a transformar essas informações em ação.
Manda um Whatsapp pra gente!