Whatsapp é o rei da comunicação, mas Instagram ameaça

Tá todo mundo falando de IA o tempo todo dia, o dia todo, mas será que as empresas estão usando a ferramenta? A resposta é sim! Pelo menos é o que mostra a pesquisa da Mobile Time com o Opinion Box. Nosso bom povo brasileiro está mergulhado no universo das IAs e dos apps de mensagens como nunca antes.

E o Kiko que você tem com isso? Vou te contar.

Em um ano, a proporção de brasileiros que conversaram com o ChatGPT saltou de 34% para 56%. Sim, pequeno samurai, mais da metade dos brasileiros já usou o “Gepeto” no celular. Entre os jovens fica difícil achar que não usou. Entre 16 e 29 anos o número chega a 76%.

Aí você estar aí todo pomposo perguntando sobre a IA do Meta, aquela que está no Whatsapp (que vamos combinar que é ruim pra danar), 52% já usou, mas se é ruim, pq as pessoas usam.

Isso é claro, oh inestimável guru, 99% dos seres humanos moradores no país chamado Brasil tem Whatsapp instalado no celular, então já viu né, é tudo tão mais fácil daí usa. É fácil e rápido.

A pesquisa também traz outro dado interessante, o Claude, que não é o Van, é usado por 41% das pessoas que o testaram, deve ser bom, porque o GPT “só” fidelizou 27%.

Tá bom, beleza, show, mas usa-se para quê?

  • Tirar dúvidas (60%)

  • Criar textos novos (46%)

  • Resumir conteúdos (43%)

  • Buscar informações na internet (43%)

  • Gerar imagens (28%)

  • Traduzir textos (23%)

WhatsApp: Saúdem o verdadeiro “rei” das mensagens no Brasil

Ninguém ganha a majestade de graça, o Whatsapp é rei por merecimento. Outros guerreiros até tentaram, alô Telegram, mas não chegam nem perto. Agora, engana-se quem pensa que é só isso. 74% fazem chamadas de voz enquanto 56% compartilham a localização.

Mais que isso: 79% dos brasileiros se comunicam com marcas por lá! Seja para tirar dúvidas, receber suporte ou até fazer compras. E sim, o WhatsApp também virou canal de Pix – embora ainda tenha gente desconfiada.

Você entendeu essa parte? Deixei grandão para que preste atenção: 79% falam com as empresas por ele. Então, meu amigo, se você não tem uma pessoa dedicada ao ZapZap aí no seu negócio, tá deixando dinheiro na mesa. Se antes tinha a telefonista, o que nos impede de hoje termos a Zapi-ista? (Obrigado Dieini pelo exemplo).

E você faz o que com essa informação?

Simples: se o seu cliente está passando cada vez mais tempo conversando com IAs e usando o WhatsApp como principal canal de comunicação, por que não levar sua empresa pra esse ambiente?

Algumas dicas práticas:

  • Tenha um número de WhatsApp bem divulgado e com atendimento rápido (e se puder, automatize com um bom bot pontos automáticos como perguntas “que hora vocês abrem” ou “qual é o endereço de vocês”. Isso economiza muito tempo);

  • Use listas de transmissão para divulgar promoções ou conteúdos exclusivos; E aqui dá para fazer promoções incentivando as pessoas a guardarem seu número de telefone.

  • Fique atento aos canais do WhatsApp – 42% dos brasileiros já seguem pelo menos um canal no app. Parece que flopou, eu até acho flopou, mas o recurso existe, então, bora usar.

Tá tudo muito rápido, os avanços são exponenciais e a cada dia tem novidades, então, fique super atento, não dá para perder tempo, e como sempre, pioneiros “bebem água mais limpa”. Partiu?

Na KAKOI, a gente pode te ajudar a transformar essas informações em ação.
Manda um Whatsapp pra gente!

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Soluções citadas neste conteúdo

Ediney Giordani

Formado em Jornalismo, atualmente atua como Chão de Fábrica da KAKOI, Professor de Marketing, colunista na Ouro Verde FM. Também é apresentador de podcast e autor de 3 livros.

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