WhatsApp no Brasil em 2024: O Queridinho dos Brasileiros ajuda nos negócios

Se você  tinha a ilusão de que o WhatsApp era só para trocar memes e marcar o churrasco do fim de semana, é hora de repensar!

Isso mudou e faz tempo. Hoje ele é uma ferramenta essencial para os negócios.

Vamos dar um zóio na pesquisa Relatório WhatsApp no Brasil 2024, desenvolvido pelo Opinion Box. Ela traz informações vitais para que os negócios decolem de vez. Mas, antes, primeira, começando com, o dia a dia.

WhatsApp no Dia a Dia: Praticidade e Versatilidade
Nada de surpresas aqui: 99% dos brasileiros online usam o WhatsApp (é tipo todo mundo).

Destes, 36% mantêm o aplicativo aberto o dia inteiro, enquanto 59% o acessam várias vezes ao dia. A troca de mensagens de texto lidera o uso, com 93% dos usuários.

As mensagens de áudio, queridinhas dos brasileiros que adoram um toque pessoal, são utilizadas por 80% dos usuários. Sim, para os que detestam áudio, a luta é inglória. 80% dos nossos conterrâneos amam essa função.
Agora, vamos falar do que as pessoas gostam: dindin, bufunfa, dinheiro, money, money, money.

Comunicação Empresarial: O WhatsApp como Canal de Vendas

O WhatsApp não é só para papo furado, ou áudio. 79% dos usuários já se comunicaram com marcas e empresas pelo aplicativo. Seja para tirar dúvidas (77%), receber suporte técnico (67%) ou mesmo comprar produtos e serviços (58%), o WhatsApp se mostra um canal direto e eficiente. Ah, e as promoções? Mais da metade dos usuários (51%) utiliza o app para ficar por dentro das novidades.

Um ótimo exemplo de como o Whatsapp está revolucionando o modo como as pessoas fazem negócios e simplificando as coisas, é a curitibana ROBOZIN. Um simples número de telefone de Whatsapp, desenvolvido a partir de inteligência artificial que liga os profissionais as pessoas que precisam do serviço.

É assim: o profissional, se cadastra no ROBOZIN PRO, coloca ali os seus dados, o que faz, a sua logo, ou pede para o ROBOZIN PRO criar a logo, envia orçamentos e até mesmo recibo.

Enquanto o usuário comum, usa o número geral do ROBOZIN para pedir um serviço. Simplesmente mandando uma mensagem, que inclusive pode ser de áudio.

“Preciso de um encanador”.

Pronto, o ROBOZIN vai ligar o profissional com o contratante tudo pelo Whatsapp.

Incrível, né?

Mas atenção, nem tudo são flores nesse mundo do ZapZap: 82% dos entrevistados já receberam mensagens comerciais de empresas com as quais nunca haviam interagido, indicando um desprezo de algumas marcas coma LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Pode dar multa? SIMMMMM. Então não vale a pena? DEPENDE! Segundo a pesquisa, 47% dos usuários responderiam a essas mensagens se estivessem interessados na oferta. Então, se for burlar a lei, faça a conta. Pode custar caro, mas também pode ser um ótimo canal de vendas.

WhatsApp Pay: Segurança Ainda é uma Preocupação

Você já pagou com o WhatsApp Pay, pois é, poucas pessoas usaram a ferramenta. lançado no Brasil em 2021 apenas 4% dos usuários utilizam a funcionalidade com frequência, enquanto 79% nunca a usaram. A preferência pelo PIX e preocupações com segurança são os principais obstáculos.

Agora, pare tudo o que está fazendo porque apenas 47% dos usuários adotam a autenticação de dois fatores como medida de segurança. É preciso 100%, é segurança, gente! Não adianta nada fazer como 60% dos entrevistados e esconder a foto de perfil mas deixar o Whats para quem quiser pegar.  Como diria o Julinho do Sindicato: ACORDA, TRABALHADOR!

Chamadas de Voz e Vídeo: Qualidade e Frequência

As chamadas de voz e vídeo estão em alta. 69% dos usuários fazem chamadas de voz, e 58% utilizam videochamadas pelo aplicativo. A qualidade das chamadas de voz é vista como igual, ou melhor, que as feitas pelo plano do celular por 69% dos usuários. Sinceramente, discordo muito desses números, mas com pesquisa a gente não briga, a gente entende.

Grupos e Comunidades: Integração e Organização

94% dos usuários estão participando de algum grupo. Seja para família, amigos, trabalho ou até mesmo promoções e vendas, os grupos facilitam a organização e a comunicação. As comunidades, embora menos utilizadas (65% não utilizam), oferecem uma maneira mais estruturada de gerir múltiplos grupos com interesses em comum. Então, anota aí e coloca na estratégia. Não tem erro.

Canais do WhatsApp: Conhecimento e Utilização

Aqui, uma pena que as pessoas ainda não estejam acompanhando. Lançados em 2023, os Canais do WhatsApp são quase como almas penadas, a maioria não vê, mas as pessoas juram que existe. Apenas 19% dos usuários utilizam a funcionalidade, embora 62% a conheçam.

E o KEKO? E o que, que eu faço com isso?Aqui vão algumas dicas práticas:

Respostas Automáticas: Avalie seu uso, pois 59% dos usuários não gostam dessa prática.
Suporte ao Cliente: Use o WhatsApp para tirar dúvidas e fornecer informações; 77% dos usuários já utilizaram o app para isso.
LGPD: Respeite a privacidade dos usuários para evitar problemas legais e construir confiança.
Engajamento em Comunidades: Considere usar grupos e comunidades para se aproximar dos clientes, já que 94% participam de algum grupo e 35% usam comunidades.

O WhatsApp é um canal de comunicação poderoso e versátil, fundamental para qualquer estratégia de marketing e vendas no Brasil. Aproveitar os dados e insights deste relatório pode ajudar sua empresa a se conectar de forma mais eficiente com os consumidores e a explorar novas oportunidades de mercado.

Querido empresário tupiniquim, como digo desde o século passado, não perca para você mesmo. Siga essas dicas simples, felicidade e sucesso!

Amém?

 

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Sobre o Autor:

Ediney Giordani

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