A velha máxima de que se tem alguém chorando tem outro alguém está ganhando com a venda de lenços, é fato. Afinal, mesmo com todo o pessimismo no ar – em vários setores – muitos setores seguem em alta aproveitando o momento.
Seria algum tipo de mágica? Afinal, o que faz com que algumas empresas “emperrem” seus negócios e outras deslanchem?
Francisco Tramujas, gestor de marketing com mais de 15 anos de experiência e palestrante convidado da KAKOI Comunicação, explica que não há nada de sobrenatural nestes casos e sim algumas dicas básicas que todas as empresas precisam seguir para não embarcar em períodos de baixo rendimento.
01 – Estar Cercado de Conhecimento
Não tem como ser diferente. A primeira coisa é saber tudo sobre o seu produto ou serviço, o seu mercado, o que faz a concorrência, o seu cliente e a empresa. “Saber em qual mercado estamos, quem são nossos clientes e principalmente quem são os nossos concorrentes é base para qualquer time comercial. Porém, a grande maioria das equipes comerciais está tão focada nas metas que acaba criando uma certa miopia sobre o mercado e principalmente sobre os próximos clientes”.
O problema na visão de Francisco Tramujas é que muitos acabam vendendo sempre para os mesmos clientes, ou ainda, buscando clientes que não tem o perfil para o produto ou serviço ofertado.
02 – Ter Habilidades
Para o especialista ter habilidades engloba:
– Planejar
– Prospectar
– Abordar
– Levantar necessidades
– Proposta de valor
– Negociar
– Fechamento e
– Pós-venda.
03 – Ter Atitude de Time de Vendedores Campeões
Francisco aponta quais são os pontos que formam a essência de todo o profissional de sucesso:
– Foco
– Motivação
– Iniciativa
– Criatividade
– Inteligência emocional
– Ética
– Comprometimento
– Resiliência
– Persistência e
– Autodesenvolvimento
“Segundo hunters do mundo inteiro, a falta de uma ou mais atitudes citadas acima é o principal motivo de demissões nas empresas” alerta o especialista.
04 – Falar Menos e Ouvir Mais
Treinar o time comercial para ouvir mais, ou qualificar a escuta, é um dos maiores desafios dos gestores comerciais. “Mais de 80% da nossa comunicação absorvida pelas pessoas é a não verbal. Ou seja, o cliente pode não verbalizar o que realmente está sentindo, mas pode estar dando inúmero sinais do que de fato pensa, o que ele de fato quer comprar”, conta Francisco.
Como Vender Mais em Tempos de Crise
A palestra Como vender mais em tempos de crise, a primeira do ciclo kakoi learning em Curitiba com temas pontuais para o cotidiano das empresas, será ministrado por Francisco Tramujas em Curitiba no próximo dia 08 de setembro.
O evento foi pensado para empresários, profissionais liberais/autônomos, gestores de equipes comerciais, vendedores com perfil de liderança e representantes comerciais, mas serve para qualquer profissional que busque uma nova visão sobre a atual situação das empresas.
Clique Aqui para saber mais sobre a primeira palestra da KAKOI Learning: Como vender mais em tempos de crise
Foto: Pixabay
Sobre Francisco Tramujas
Francisco Tramujas é gestor de marketing com mais de 15 anos de experiência, tendo atuado em Gestão de marketing e vendas das seguintes empresas: JValério (associada no PR e RO da Fundação Dom Cabral, melhor escola de negócios do Brasil), multinacional inglesa ADVFN (mercado financeiro), VendaMais (marketing e vendas) e Freedows Consortium (Software). Tramujas é jornalista, pós graduado em marketing com MBA em gestão de projetos.
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