PROCURANDO ALGO?

10 dicas simples para a demissão ou para enterrar chances de promoção

Data: 12 de janeiro de 2015
Autor: KAKOI

INTERNETPor: Ediney Giordani

Vou dar 10 dicas simples para você que deseja ser demitido e/ou jamais ser promovido. São coisas que você pode fazer no seu dia a dia sem muito esforço. Para facilitar, sugiro que você imprima essa lista e dá checando cada um dos passos.

1 – Nunca tenha ideias novas e critique quem as tem
Ter ideias novas dá trabalho, tem que pensar em novas maneiras de fazer algo que você já faz. Deixe isso de lado. Não é sua obrigação pensar nisso, sua obrigação é obedecer o que lhe foi mandado e nada mais.

2 – Nunca saia do lugar comum
Sabe aquela reunião chata que o seu gestor insiste em fazer com frequência? Ele vive falando que todos tem que participar? Então, dê sempre as mesmas ideias, não importa se ela é boa, se ela é aplicável. É uma ideia, você está participando e ninguém pode reclamar.

3 – Faça o seu trabalho e no final assista aos melhores vídeos do Youtube
Não se preocupe se o seu colega de trabalho precisa de ajuda ou ainda se o seu setor precisa cumprir metas, faça o seu trabalho e pronto. Aliás, quando tiver terminado de assistir os vídeos do Youtube que lhe interessem e as redes sociais estiverem meio chatas, aproveite a oportunidade de criticar os seus colegas pela “lerdeza” com que executam as tarefas. Não ligue para comentários sobre a qualidade do seu trabalho feito as pressas, é tudo inveja.

4 – Sempre tenha uma boa desculpa a mão
Chegou atrasado? Culpa do trânsito. Não cumpriu a meta? Culpa da instabilidade econômica. Cliente reclamou do trabalho? Ele que não sabe dizer o que precisa. Não importa o motivo da critica, tenha sempre uma boa desculpa a mão. Aliás, uma dica valiosa é escrever uma lista com várias desculpas comuns para reclamações comuns.

5 – Faça do seu local de trabalho o local perfeito para resolver assuntos pessoais
Precisa fazer aquela ligação para a sua financeira? Use o telefone do trabalho. Crise com o namorado ou com alguém da família? O melhor local é o trabalho. Lá tem um monte de gente que não faz outra coisa senão trabalhar, eles certamente terão boas dicas para te dar. Esqueceu ou não deu tempo de fazer as unhas? Mesa de trabalho, claro. Afinal, o seu bem estar também é bom para a empresa.

6 – Use o computador da firma como se fosse seu
Lembrem-se que vocês está trabalhando com um computador que é seu. Não importa se você não o tenha comprado, você trabalha com ele então ele é seu. Baixe a vontade os joguinhos que quiser, as barras de ferramentas que facilitam o seu trabalho, aquele programa indispensável para o seu Facebook. Aliás, não deixe de atualizar as suas redes sociais no horário de trabalho, afinal, todos precisam saber o que você está fazendo ou pensando. Não deixe também de participar de salas de bate papo ou fóruns, eles são ótimos amigos para ambientes opressores. Outra dica valiosa é usar a banda larga da empresa para fazer o download das suas séries e filmes favoritos.

7 – Não economize, afinal o dinheiro não é seu
Apagar a luz quando está saindo? Desligar a luz do monitor? Não usar o telefone da empresa para ligações particulares? O que você é, de ferro? Claro que não. Use a vontade, afinal o dinheiro não é seu. Se o seu chefe não pudesse pagar uma conta não teria aberto uma empresa. Você não é o dono da empresa, não ganhará mais dinheiro economizando. Essa coisa de participação nos lucros que algumas empresas fazem não está ligada com essa mesquinharia.

8 – Nunca use os produtos dos clientes da sua empresa
Os produtos dos clientes são apenas um modo que eles tem de dar dinheiro para a sua empresa. Não os utilize. Normalmente são caros e desnecessários. Esse negócio de valorizar quem valoriza a sua empresa que fique por conta do chefe que deve ganhar bem para isso.

9 – Lembre-se: você sempre tem razão
Não deixem que te critiquem. Veja bem, você foi contratado, o seu trabalho fala por você mesmo. Se você não fosse bom eles não teriam te contratado, certo? Toda critica deve ser encarada como um problema pessoal do crítico contra você. Você sabe tudo.

10 – Ao ser contrariado faça cara feia e dê respostas atravessadas
Se você entregou o trabalho e disseram que ele não ficou bom, ou se você contrariou o item 1 desta lista e não gostaram da sua ideia só há uma coisa a ser feita. Cara feia. Sim, não precisa mais conversar mais com ninguém. Faça cara feia, bufe, respire alto, bata as teclas do computador com raiva para demonstrar como eles são inferiores. Se ainda assim insistirem em falar com você responda de maneira carrancuda, rápida e se possível, grosseira.

Pronto amiguinhos, seguindo estas dicas simples você poderá dar passos largos ao ostracismo ou a demissão. Se ainda assim, você não for demitido ou para piorar for promovido, a culpa não é sua. A culpa é do seu gestor.

Sobre o autor
Ediney Giordani é jornalista e sócio administrador da kakoi Comunicação.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

 

VOLTAR